"O que este tal de Flavio Calazans lá sabe do ramo dos Quadrinhos para falar isto ?"

Eu, Flavio Calazans,


editei Histórias em Quadrinhos (HQ) de vanguarda de diversos autores junto a minha própria HQ em sistema de cooperativa na revista-fanzine "BARATA" desde 1979 por mais de VINTE ANOS .

Fui um dos organizadores da "Primeira Exposição de Histórias em Quadrinhos de Santos" no Centro de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos, em 1985.

Depois deste evento eu fui eleito diretor executivo da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, AQC, em 1986, onde escrevi a "Cartilha de Direito Autoral da AQC" em segunda edição ampliada em 2018, o PRIMEIRO livro no Brasil sobre direitos e legislação que defede os autores de Quadrinhos, Charges, Caricaturas, etc.

Minha obra em quadrinhos também foi publicada na EDITORA ABRIL na revista "AVENTURA E FICÇÂO" número 19, em setembro de 1989. HQ "Falta de Força".

Fui jurado da "I Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro" (1991),

Também publiquei centenas de páginas: artigos, quadrinhos, tiras, charges e ilustrações em centenas de fanzines, além da publicação independente dos álbuns alternativos:

"Guerra das Idéias" (1987), publicado por Worney almeira de Souza WAZ, depois por Henrique Magalhães, depois por Marcos Freitas, etc,

"Guerra dos Golfinhos" (1991) - também publicado em capítulos na revista Porrada Special, depois por Edgard Guimarães, depois por Henrique Magalhães, depois por Marcos Freitas etc,

"Absurdo" (sob hipnose em 1992) co autoria com Paula Prara Vandenbrande.

“"Hora da Horta” com HQ histórica sobre os “Outros 500” do descobrimento e colonização do Brasil, em 2000; republicado por Marcos Freitas,

Participei da coletânea "Brazilian Heavy Metal" (1996) editada por Dario Chaves.

Participei da coletânea "Pátria Armada : visões de guerra" de Klebs Junior (2016).

Fui o fundador e coordenador do primeiro grupo oficial fixo de pesquisa de Histórias em Quadrinhos em um evento acadêmico de pesquisa científica, foi o "Grupo de Trabalho em HQ - GTHQ" no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação -INTERCOM, desde 1995 até 2000, selecionando pesquisas de professores doutores universitários..

Também fui o idealizador e Organizador do livro com pesquisas do GTHQ – Histórias em Quadrinhos no Brasil: Teoria e Prática. São Paulo, INTERCOM/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, GT Humor e Quadrinhos, 1997. (Coleção GTs INTERCOM, v. 7) (Organizador) ISBN 85-900400-1-1.

Sou autor do PRIMEIRO livro do Brasil especializado a cerca do tema : "Histórias em Quadrinhos na Escola"; Paulus Editora; Edição: 2ª (1 de julho de 2004),editora PAULUS São Paulo, ISBN 85-349-2140-7 .

E muito mais que pode ler sido com meu nome no Google, como por exemplo:

- https://www.lambiek.net/artists/c/calazans_flavio.htm

ou

http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/trabalhos-de/flavio-calazans/4982

bem como no meu blog CALAZANS ZANS ZANS © :

http://calazanista.blogspot.com/

e também no meu canal youtube CANAL CALAZANISTA © :

https://www.youtube.com/user/Calazanista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE