Filmes em DVD para entender a MÍDIA APARELHADA e sua manipulação

Há alguns filmes muito ilustrativos e didáticos abordando as técnica de manipulação da Opinião Pública pela Mídia, fáceis de entender até mesmo para quem não é da área de publicidade e jornalismo.

1) "MERA COINCIDÊNCIA" (WAG THE DOG) com Dustin Hoffman e Robert de Niro.

O presidente dos USA é envolvido num escândalo sexual com uma menor de idade e a equipe de mídia cria uma guerra com a Albânia para criar a cortina de fumaça que muda o foco de atenção das pautas jornalística garantindo sua re eleição.

Destaco o trecho da música "sapato velho".

Hilária e plausível ao extremo apesar do absurdo .

2) "O QUARTO PODER" Dustin Hoffman e John Travolta.

Um jornalista decadente invade um museu onde o faxineiro fez reféns para não ser demitido e cria um evento de mídia de comoção nacional.

3) "LA DICTADURA PERFECTA" filme mexicano de 2019, um governador CorruPTo é denunciado na TV (claramente é a Televisa, conglomerado de mídia do tamanho da Globo) e reage contratando esta mesma TV para fazer sua imagem e chegar a Presidente.

A manipulação e comoção nacional é em outra escala mas retrata com perfeição a tecnologia atual de Guerra Psicológica e Propaganda Política de médio prazo.

Três filmes imperdíveis para todos que assistem TV e lêem jornais impressos ou on line.

Comentários

  1. "Não deve haver lugar para objetividade no jornalismo. O dever supremo dos jornalistas de esquerda não é servir a verdade, mas a revolução". Salvador Allende

    ALLENDE, S. Discurso a la Primera Asamblea de Periodistas de Izquierda. La Nación, Santiago, 10 abr. 1971

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE