Minha escolha compromete toda humanidade, me ensinou Sartre - suɐzɐlɐɔ no ComunaVírus Coronaviros

suɐzɐlɐɔ

"Escolher ser isto ou aquilo é afirmar ao mesmo tempo o valor do que escolhemos, porque nunca podemos escolher o mal, o que escolhemos é sempre o bem, e nada pode ser bom para nós sem que o seja para todos".SARTRE. Existencialismo é um humanismo, ed Vozes.

Quando Jean-Paul Sartre afirma que “nada pode ser bom para nós sem que o seja para todos”, ele quer dizer, precisamente, que ao escolhermos algo, estamos optando por uma alternativa que, dentro destas condições de existência nas quais estamos inseridos, seria a melhor opção e, por ser a melhor, todos também poderiam ou deveriam optar pela mesma.

Assim, ao escolher algo, o homem cria um modelo de homem que outros podem seguir; daí a sua responsabilidade diante da humanidade.

Desta feita, ao optar por total ISOLAMENTO ante a pandemia do comunavírus, você está se comprometendo que todos os outros homens possam e devam fazer a mesma escolha, os funcionários do mercado devem FECHAR, os motoboys que entregam comida pronta ou não devem ficar em casa, os caminhoneiros não tragam arroz nem feijão e fiquem em quarentena, e vamos ficar assim isolados todos de março até setembro.

O mecânico do elevador fica em casa e todos prédios sem elevador (onde se contamina mais) desestimulam o morador a descer as escadas dos 30 andares.

E assim por diante...todo mundo em casa de março a setembro de 2020!



„Sou responsável por mim mesmo e por todos, e crio uma certa imagem do home que eu escolho: escolhendo a mim, escolho o homem.“ — Jean Paul Sartre- Referência: https://citacoes.in/autores/jean-paul-sartre/escolha/

Sustente sua escolha e a consequência dela ser um direito de todos os outros humanos! Refexão - provocação BY FLÀVIO CALAZANS

„Cada vez que o homem escolhe seu compromisso e seu projeto com toda sinceridade e com toda lucidez, torna-se-lhe impossível preferir um outro.“ — Jean Paul Sartre O existencialismo é humanismo, O existencialismo é um humanismo, pág. 79 Referência: https://citacoes.in/autores/jean-paul-sartre/escolha/

„O existencialista declara freqüentemente que o homem é angústia. Tal afirmação significa o seguinte: o homem que se engaja e que se dá conta de que ele não é apenas aquele que escolheu ser, mas também um legislador que escolhe simultaneamente a si mesmo e a humanidade inteira, não consegue escapar ao sentimento de sua total e profunda responsabilidade.“ — Jean Paul Sartre - Referência: https://citacoes.in/autores/jean-paul-sartre/escolha/

"Ao escolher, o homem representa a opção que considera ideal para toda a humanidade. Dessa forma, a sua liberdade o une a sociedade, tornando-o responsável por toda humanidade".





Comentários

  1. Você quer quarentena, ficar em casa? Mas exige um frentista e posto de combustível aberto!
    Você quer ficar em casa? Mas exige o mercado aberto com atendentes, senão você surta!
    Quer ficar em casa? Mas o farmacêutico e balconista tem que estar lá pra te servir né!
    Quer ficar em casa? Claro, mas Deus o livre se o caminhoneiro parar né!
    Em casa sim, mas a coleta de lixo tem que estar em dia pelos garis.
    A vida dos outros vale menos que a sua?
    Por quê eles são obrigados a trabalhar para seu conforto mesmo num momento desse, e vc não? Isolamento social sim, mas pra grupos de riscos,claro! Precauções conscientes sim de todos!!!
    Não reclame depois que a economia estiver afundada e você ser demitido para reduzir gastos da empresa. Foi vc quem optou por isso, fez baderna, bateu panela e foi a favor de tudo isso!
    E não culpe os outros pois avisado foi !!!
    (Copiei e colei esse texto)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE