A aposta de Pascal: é mais racional acreditar em Deus e a MATEMÁTICA o prova!

Matematicamente é mais racional crer em Deus do que não crer - prova o Pascal!

É de Pascal a frase que uso como lema : "O QUE EM MIM SENTE ESTÁ PENSANDO" Blaise Pascal.



Blaise Pascal foi um renomado matemático, físico, filósofo e teólogo.

Ele criou várias teorias e argumentos que são usados até hoje pela ciência. Pascal criou um argumento, chamado de “Aposta Pascal”.

Ela postula que há mais a ser ganho pela suposição da existência de Deus do que pelo ateísmo, e que uma pessoa racional deveria pautar sua existência como se Deus existisse, mesmo que a veracidade da questão não possa ser conhecida de fato.

Esse trabalho foi pioneiro no campo da teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decisão, e antecipou filosofias futuras como existencialismo, pragmatismo e voluntarismo.

O formato do argumento

Se você acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho infinito;

Se você acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda finita;

Se você não acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho finito;

Se você não acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda infinita.



"Mas existe aqui uma infinidade em uma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma chance de ganho contra um número finito de chances de perda, e aquilo que você aposta é finito. Tudo é dividido; aonde quer que esteja o infinito, não existe um número infinito de chances de perda contra a chance de ganho, não há tempo para hesitar, você deve apostar tudo".Pascal, Pensées Secão III nota 233, página 39.

Obviamente que do contexto ético e moral, a argumentação de Pascal é inapropriada, pois analisa a questão da racionalidade da fé baseada no custo-benefício, ou seja, não por amor como deve (ou deveria) ser, isto pode acabar banalizando a crença em Deus se visto apenas como um melhor resultado da equação.

Logicamente que a Aposta Pascal envolve vários outros argumentos e teorias.

As possibilidades definidas pela aposta de Pascal podem ser pensadas como uma escolha em indecisão com os valores da matriz de decisão seguinte:

analise da teoria da decisão

Assumindo estes valores, a opção de viver como se Deus existisse (B) domina a opção de viver como se Deus não existisse (~B), enquanto alguém assumir a probabilidade positiva de que Deus exista. Em outras palavras, o valor esperado de se escolher B é maior ou igual àquele de escolher ~B. A perspectiva do ganho infinito é suficiente para Pascal fazer seu ponto

De fato, de acordo com teoria da decisão, o único valor que importa na matriz acima é o +∞ (infinito não negativo).

Qualquer matriz do seguinte tipo (em que f1, f2, and f3 são todos números finitos positivos ou negativos) resultam em (B) ser a única escolha racional.

Mesmo que você acredite que Deus exista, mas vive como se Ele não existisse, estará perdendo seu tempo.

A revelação do Deus invisível em Jesus Cristo é a forma mais real de conhecê-lo, então, se você crê em Deus, deve também seguir o que Jesus Cristo nos deixou, pois Ele é a expressão exata de quem é Deus.

texto retirado de https://www.raciociniocristao.com.br/2014/05/aposta-pascal-mais-racional-crer-em-deus/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE