DE QUE SERVE SER CULTO?

A cultura geral é uma ampliação do prazer de viver, pois aumenta as perspectivas que temos do mundo, fornece a percepção de padrões de comparação e também o vocabulário para descrever nossa percepção da realidade que nos cerca, da conjuntura e circunstância às estruturas de funcionamento da sociedade e da natureza.

Rilke, no seu livro de missivas "Cartas a um jovem poeta" recomenda ler livros de todos os tipos, ouvir músicas, ir ao teatro e cinema, frequentar exposições e museus fruindo longamente, a seu tempo, cada obra de ARTE.

O "intelectual" , termo criado por Clemanceau no caso Dreyfus, é o homem culto, letrado, com um gosto desenvolvido e apurado pela literatura , artes e ciências, e o volume de conhecimentos que o intelectual relaciona e combina fornece a seu pensamento o instrumental para um pensamento crítico, afinado pela lógica.

Na série "Game of Thronos" o anão explica que o irmão dele toda noite dispensa muto tempo afiando e oleando a espada, mas que ele, anão, tem como arma sua mente e com os livros afia e lubrifica o seu pensamento....

A intelectualidade é uma prática constante, mais do que um passatempo ou hobbie é um prazer, um hábito delicioso.

E o interlocutor que dialoga , conversa e convive com este intelectual (culto e cultivado em todas formas de cultura, livre pensador espirituoso e bem humorado) é entusiasmado e contagiado pelo pensamento incisivo e contundente do discurso do intelectual, sendo inspirado e motivado a ser culto também.

A dedicação a ser culto nos liberta e previne contra as armadilhas e do constante "presente de grego" dos marxistas com seus "intelectuais orgânicos" (psedo-intelectuais que só fazem o repetir exaustivamente as mesmas palavras de ordem do partido) da mídia e artes aparelhadas (GRAMSCI).

"O preço da Liberdade é a eterna vigilância" Thomas Jefferson.

Está noite vou ler este livrinho que comprei hoje no sebo alfarrabista e conferir se descreve o que eu penso sobre ser culto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE