Flávio Calazans e o HIEROFANTE - o QUINTO Arcano Maior do Taro.

No lançamento do álbum “Pátria Armada: Visões de Guerra” meu amigo Augusto Minighitti fez um caricatura minha caracterizado como o HIEROFANTE ou o PAPA, a carta-ARCANO MAIOR número CINCO do TARO!

- Flavio Calazans caracterizado como O HIEROFANTE em caricatura de autoria do grande artista e místico Augusto Minighitti, desenhada na minha presença em Sâo Paulo, dia 20 dezembro do ano de 2016, ás 20 horas da noite.

Quão sutil intuição tem estes grandes artistas!

Augusto Minighitti sutilmente deu-me uma DICA ou lição mística !

Fui pesquisar e aprofundar para conseguir começar a entender esta mensagem iniciática oculta!

“Hierofante” é o título místico usado para designar os sacerdotes da mais alta hierarquia dos mistérios de Elêusis da Grécia ; e também era empregado para designar os Altos Sacerdotes dos cultos secretos do Hermetismo do Egito.

A palavra Hierofante tem origem no idioma grego antigo: - Hierophantes, que significa literalmente “aquele que explica as coisas sagradas”!

O grande filósofo Proclo escreveu que "ao filósofo cabe ser o Hierofante do mundo inteiro", ou seja, cabe a ele dar os rumos e direções da humanidade.

Ou seja, ser Hierofante é ser um pensador, um Filósofo, um INTELECTUAL como descreve Clemanceau, que criou a palavra INTELECTUAL no famoso caso DREYFUS na França !

No Livro de Toth ou Baralho do Tarô o HIEROFANTE é o 5º Arcano, o qual simboliza a competência, masculinidade, elucidação e instrução; esta carta arcana indica que pode-se alcançar a “sabedoria divina” e que o seu “eu” interior pode se expor e manifestar inspirando sabedoria como do Rei Salomão, simboliza o saber as Leis de DEUS e conseguir com sucesso vivenciar a sua aplicação à vida material aqui na terra.

O Hierofante também representa o Centauro QUIRÓN: Quíron é o professor dos Heróis de toda Mitologia Grega, ele é o guia que nos ajuda a compreender o que é exigido de nós por Deus, pois ele é o nosso educador espiritual interno. Enquanto a Sacerdotisa nos liga ao mundo inconsciente, o Hierofante nos liga ao mundo divino dentro de nós! O “JUSNATURALISMO” ou a Lei de DEUS escrita em nossas almas ou no Inconsciente Coletivo ! Os “ARQUÉTIPOS” que descreve Jung !

Por outro lado, o HIEROFANTE também representa o Sumo Pontífice (Sumo Pontifex) , ou o PAPA que lidera toda a espiritualidade e legislação da Igreja Católica Apostólica Romana, Pontífice significa o construtor de pontes, aquele que une os dois lados opostos de um rio, o conciliador ou o aproximador, aquele o qual consegue tornar perto o que era distante, encurta distâncias e facilita a viagem, une as pessoas (o COAGULA da Unio MIstica dos Alquimistas!) e PAPA também significa PAI ou PAPAI, no sentido do PAI que protege e ensina aos filhos !

Em hebraico e caldeu, o termo que designava Hierofante era Peter, que significa o abridor, descobridor ou revelador, e por isso o Papa Católico, como sucessor do Hierofante dos antigos mistérios, ocupa a cadeira pagã de São Pedro. Cada WolksGeist, cada povo ou nação, também teve seus mistérios e hierofantes. Até os judeus tinham o Peter-Tanaïm ou Rabi !

Ainda neste sentido de Guardião da Ponte ou Pontífice, de PAPA, também pode-se aproximar este arquétipo igualmente da divindade nórdica cultuado pelos vikingues, o Deus HEIMDAL, que guarda e protege a PONTE BIFROST, ponte do Arco-Iris que une ASGARD (Terra dos Deuses como Odin, Thor, Balder, Tyr, Loki, Fenrir etc) a nosso plano físico MIDGARD.

Assim o sendo, como HEIMDAL permite a passagem e o acesso, no aspecto de GUARDA ou SENTINELA ele também VIGIA e PROTEGE bloqueando o acesso de quem não tem o merecimento para adentrar os mistérios celestiais, ou seja, cabe aproximar esta função esotérica com seu similar na QUIMBANDA, o “EXÚ TRANCA-RUA”, pois este exerce a mesma função de proteção e sentinela!

No livro A enxada e a lança, de Alberto da Costa e Silva, na página 440, é revelado o segredo de "Orumila, o hierofante". Orumila é o grande conhecedor do Orum, que significa o desconhecido, o outro lado, o infinito, o longínquo. É nesse lugar inalcançável pelos habitantes da Terra (para os Iorubás, Aiyê) que fica a morada dos Orixás.

E pensando nesta nobre missão do Hierofante, de trazer para a vida material o Jusnaturalsmo ou Direito Natural, as Leis que Deus escreve em nossas almas , relembrei desta história ou alegoria, parábola ou metáfora poética :- Aqui ninguém ensina nada, despertamos o que já sabemos, um anjo visitou você e eu e todo mundo quando ainda estávamos dentro na barriga da nossa mãe, e o anjo nos contou tudo. e depois colocou o dedo sobre nossos lábios fechados, apertou e disse PSIU (segredo, mistério, "SOD" em Hebraico) , toda pessoa que tiver a marca do dedo do anjo afundando os lábios sob o nariz já sabe o que é certo, pode fingir , esquecer, se perder, mas sabe bem lá no fundo...(Conto Rabi Talmúdico resumido).

Sinto-me muito agradecido ao bom amigo Augusto Minighitti que soube com paciente sutileza revelar-me que meu atual arquétipo sendo vivencado é do HIEROFANTE, pos eu, imaturo e ignorante que sou, ficava identificando-me com o CARRO de armadura conquistador como Alexandre Magno ou o MAGO iniciado, quando em verdade já estou em outra camada de consciência!
Obrigado amigo e mestre Augusto Minighitti !

"Um pouco de luz vence muitas trevas." Paul Claudel
Na Foto, BIFROST trazendo THOR e seu MALHO MJOLNIR !

Comentários

  1. rs,,, foram os 3 minutos que deixei minha mão criar linhas livres cursivas ..quase numa Psicografia e Psicofonia rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mensagem foi-me de extrema valia e vou aprender seus significados, msou-lhe muito mais agradecido do que consigo aqui expressar meu intuitivo, inspirado e INSPIRADOR amigo Augusto Minighitti !

      Excluir
  2. estás vivendo num mundo realmente fantástico, Flávio. Já consideraste a possibilidade de conhecer a realidade não verbal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Natal, Ura ! Reconheci teu texto mesmo postado como unknow

      Excluir
    2. Feliz Natal, Ura ! Reconheci teu texto mesmo postado como unknow

      Excluir
  3. Amem ! Bom dia sou cartomante amo estudar crescer tantas coisas p se absorver nesse mundo místico espiritual que dá impressão que não conseguimos estudar tudo as ué desejamos descobrir, entender está junção de orumila Senhor das profecias ligado ao Hirofante me encheu o coração de paz e de gratidão amei🙏🙏🙏🙌 aprofundar nessa jornada com vc minha gratidão 🙏🙏 muita luz continue a iluminar a direcionar !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE