"MERLIN"® livro de autoria de Flávio CALAZANS (anál nathach orth' bhais' s bethad do chél dénmha) © - "A NAMORADA DO MAGO MERLIN" ©

"Merlin" foi um dos meus livros que mais gostei de escrever.

Traduzi do francês algumas canções do Druida Bardo da Normandia francesa Mirzzin (que os ingleses mentem ser deles e chamam de Merlin) .

Mas também discorri sobre o pouco conhecido TALIESIN - o Druida Bardo professor de Merlin; além de dedicar dois capítulos à fada Viviane a namorada do Merlin - Mirzzin.

Como era um livro de grande tiragem, impresso em papel imprensa, aquele papel barato que fazem os jornais, o titulo que criei era chamativo para público feminino - "A NAMORADA DO MAGO MERLIN" ©, contudo, o dono da editora achou um título longo demais e que bastava ser MERLIN !

Eu era coordenador editorial da coleção "mitos e lendas" da editora MF.

Um de meus projetos editoriais é ampliar este livro numa segunda edição incluindo mais Heráldica e simbologia.

Hoje, em 19 para 20 de novembro de 2019, por ser véspera do feriado da CONSCIÊNCIA NEGRA eu dormi muito e tive um sonho lindo, por isso fui procurar e rever este livro; no sonho eu e minha esposa fazíamos um passeio num barco grande (igual aos hotéis de luxo flutuantes que fazem turismo pelo rio Nilo no Egito) mas era por um rio que ladeava a MURALHA DE ADRIANO no norte da Inglaterra


No sonho todos estavamos na piscina de cima do barco de 4 andares e o guia ia apontando para a muralha e explicando, daí falou de Merlin e eu interrompi falando dos poemas dele, pois o Druida Merlin era um BARDO, um sacerdote poeta que canta canções e que ele foi aprendiz do Druida Bardo TALIESIN, e passei a falar do poder destas canções e de como falam a cada um de nós em um nível profundo, inconsciente coletivo, arquétipos, e falei da canção de Merlin que profetizava JOANNA D'ARC a donzela de Orleans, e falei muitas coisas lindas que eu mesmo, em nível consciente, não tinha percebido!

Acordei EUFÓRICO, entusiasmado e muito animado com este sonho lindo, e fui procurar meu livro e estes filmes sobre o ciclo arturiano!

"EXCALIBUR" de John Boorman.Um clássico imperdível ! Eu até já perdi a conta de quantas vezes assisti!

anál nathach orth' bhais' s bethad do chél dénmha -

Assim nos ensinou Mirzzyn o Bardo Druida que vc conhece na pronúncia em latim MERLIN - o Melro ou pássaro preto confundido com um dos dois corvos de Wundar-Odin,

Em portugês moderno : "Bafo da serpente, encanto da morte e da vida, tua profecia é feita".

anál nathrach = sopro ou hálito da serpente

Bétis de orth bháis = feitiço da morte e da vida

do chél dénmha = teu presságio de fazer

Esta prece ou oração ritual celta ou Druida foi popularizada como sendo dita pelo MAGO MERLIN no filme EXCALIBUR de John Boorman !

"Merlin" minissérie com Sam Nell como Merlin, Helena Bonham-Carter como Morgana, Rudger Hauer e Isabella Rossellini. Mostra o nascimento e infância de Merlin e como serviu ou manipulou três gerações de Reis na Bretanha

"A espada Vingadora" (SWORD of the Valiant) a novela de "Sir Gawain e o cavaleiro verde" com Sean Connery como o Deus celta das matas o Homem Verde.

Eu era coordenador editorial da editora MF


Ainda pré adolescente obtive os livros da DEMANDA DO SANTO GRAAL em Português arcaico, e como eu estudava para Tradutor intérprete passei a estudar a novela e seus episódio tentando traduzir o idioma português meio latim - meio françês Langue D'Oc (provençal, da terra dos Trovadores e Bardos)
e fiz até monografias de Literatura Comparada e estilística de Gêneros Literários sobre o Ciclo arturiano
e os doze pares da Távola Redonda que são as doze horas do dia, os doze signos do zodíaco astrológico, as doze tribos de Israel, etc



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE