Calazans, como foi o seu processo de desencanto com a esquerda?

"Caro Calazans, como foi o seu processo de desencanto com a esquerda? Por que chegou nesta indignação? Acho interessante saber como cada um passou por um processo de questionar os debates ideológicos de nossos tempos." Joaquim Ghirotti..

Calazans respondeu : -

Joaquim Ghirotti, na verdade JAMAIS fui marxista nem stalinista,

sou bisneto de sindicalistas de Torino na Itália (terra da FIAT) e fui eleito diretor pré sindical na AQC ,

meu avô fundou sindicato e foi eleito vereador - quando fez leis para bolsa de estudo a filhos de sindicalizados (nos anos 30 não era obrigado contribuir ao sindicato pois isto vem do stalinismo) e vc pode ler sobre ele no meu blog Calazans zans zans (na busca coloque "professor que morreu no dia do professor") - na foto abaixo eu com 17 anos, minha mãe, avó e bisavó (italiana de Turin) .

aqui em detalhe
eu mesmo sempre simpatizei com cooperativa e mutirão, editei por 20 anos a revista BARATA em cooperativa, sempre simpatizei com a liberdade para buscar a própria felicidade.

Na foto um livro com minha Bisavó YayA e seus filhos no velorio do marido, meu avo esta sentado na frente
Se vc pesquisar ajuda mútua e mutualismo vai encontrar Proudhon, tipógrafo auto-didata a é intelectual que fundou o termo anarquismo e libertário, as ideias dele influenciaram russos como Kroptkin e italianos como Malatesta.

Proudhon influenciou Tolstoi que criou municípios anarco cristãos, comunidades, comunas ou em russo SOVIETS.

Tolstoi foi correspondente (escrevendo longas cartas ou missivas) de David Thoureau nos USA que criou o termo ""desobediência civil" e lia Lao Tse (taoismo) e é precursor da ecologia, ele orientava Tolstoi...

Depois até o Gandhi da india também foi correspondente de Tolstoi.

Gandhi foi correspondente da alemã Petra Kelly fundadora do DIE GRUNEN ou partido Verde.

Este sou eu na genealogia de minhas ideias!

Meu orientador de mestrado na USP era Modesto Farina, nascido no Egito e filho do cônsul da Itália e ele mesmo que foi fundador da Escola de ComunicaÇões Culturais da USP (depois mudou de nome para ECA USP) Farina foi orientando do filósofo da Estética e da Arte Benedito Crocce, inimigo filosófico de Gramsci, o criador do Marxismo Cultural e aparelhamento das artes e midia e Judiciário.

Minha utopia política existe : é a "Confederação Helvética" (Suíça) com seus cantoras livres e sem exército; cada cidadão tem sua arma e reina a paz e neutralidade em todas as guerras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE