Resumo muito bom do livro Propaganda subliminar Multimídia de Flavio Calazans capturado on line

Resenha do livro Propaganda subliminar Multimídia de Flavio Calazans

Neste livro, o conceito abordado é a subliminaridade e o marketing. O autor, Flávio Calazans, trata da temática de uma forma tão aberta e clara que chega a parecer um texto sem caráter teórico; ao mesmo tempo, traz consigo muitas informações importantes e uma sutil introdução à teoria da semiologia.

Recomendado para iniciantes ou aspirantes à cursos de graduação em Comunicação, "Propaganda Subliminar Multimídia" é trabalhado em salas de universidades por professores doutores e mestres. A obra é cheia de curiosidades e exemplos em quantidade suficiente em todas as páginas, e até mesmo quem não irá trabalhar na área pode vir a se interessar pela leitura.

Vale ressaltar que o próprio autor diz imoral e antiético o uso de subliminares. O livro busca mesmo apresentar o conhecimento e as teorias ao leitor; não é intenção que se faça uso das técnicas expostas ou da teoria, pois mesmo que as leis brasileiras não se manifestem a respeito de subliminares ou do marketing, sabe o cidadão que a ética deve vir sempre em primeiro lugar.

Definição

Na página 39, parágrafo 3, o livro começa por trazer uma definição do que é o subliminar diz que a psicologia apresenta a primeira definição ao tratar subliminar como qualquer estímulo que se encontre abaixo do limiar da consciência, estímulo esse que produz efeitos na atividade psíquica. Já na página 64, o livro mostra um gráfico que define o subliminar da seguinte forma: o subliminar é a maior quantidade de informação e o menor tempo de exposição

E na página 122, outro gráfico apresenta as características do subtexto: o subtexto é muita informação saindo do inconsciente do público e pouco tempo de exposição à mensagem

Nervos e os hemisférios cerebrais

Logo na página 57, parágrafo 4, traz uma curiosidade referente à interpretação das mensagens subliminares pelos nervos: afirma que o nervo óptico é cruzado, ou seja, o olho esquerdo envia informações ao hemisfério direito do cérebro e vice-versa.

Mais adiante, na página 59, os parágrafos 2 e 3 apresentam o funcionamento dos hemisférios cerebrais, da seguinte forma: o hemisfério esquerdo do cérebro fica com a parte de avaliar e criticar, comparando os detalhes e detendo a decisão de compras caras. Afirma ainda que é melhor que seja apresentado um silogismo na mídia impressa, para que uma propaganda dê certo dessa forma.

Na parte acima citada, é exposto o melhor local pra se colocar um texto de motivação à compra.

E continua, afirmando que o hemisfério direito do cérebro é visual e decide a compra impulsiva e emocional dos objetos de baixo custo, como a alimentação. No texto acima, é apresentado o melhor local para colocar uma imagem ou logomarca de um produto, que chame a atenção pela linguagem visual.

Iconeso

O conceito de iconeso é um gênero criado pelo livro, para definir certo tipo de ícones, e suas espécies são distintas em uma tabela apresentada na página 78 da seguinte forma:

Espécies:

a) Efeito Arcimboldo (Arcimboldo, Séc. XVI): ícone construído por diferentes ícones entre si.

b) Imagem dupla (Bruno Munari, Séc. XX): ícone construído por ícones iguais entre si.

c) Introdução icônica (Plaza, Séc. XX): símbolo construído por ícones.

d) Palimpestos (Calazans, Séc. XXI): camadas editadas velozmente em fusões ou sobrepostas em transparências - layers - retículas.

e) Anamorfose (Holbein, Séx. XIV): imagem distorcida em perspectiva.

Todas essas são formas de subliminaridade, e a definida por Calazans consiste na edição visual ou de áudio. Quanto ao áudio, diz ele que não se possa ouvir a mensagem subliminar para que essa seja subliminar; já em relação à imagem, tem que ser imperceptível aos olhos. Quando qualquer coisa se torna perceptível de qualquer maneira que seja, perde seu caráter de subliminaridade.

E mais uma curiosidade

A página 90, parágrafo 2, traz um conceito interessante sobre o comportamento humano e cita Key , dizendo que este explica sobre a batida do coração humano, que é de 72 bpm, e informa que músicas ou vozes nesse ritmo afetam o comportamento humano".

Alguns conceitos importantes para o livro todo

É importante saber o significado de alguns conceitos que são citados do começo ao fim, e dois deles são:

*Gestalt: teoria que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas, indivisíveis, articuladas, isto é, como configurações.

*Behaviorismo: teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulo e reações), sem fazer recurso à introspecção.

___________________________________________________________________________ Novamente é importante pesquisar sobre Marshall Mcluhan. Também são dignos de pesquisa: Arcimboldo, Bruno Munari, Plaza, Holbein, o próprio Flávio Calazans, e os conceitos potencialmente desconhecidos que o livro expõe (como behaviorismo ou gestalt).

http://filosofiadezemeia.blogspot.com/2015/05/propaganda-subliminar-multimidia-flavio.html

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