Premios Internacionais em placas de prata a Flavio Calazans pela criação da Ciência BIOMIDIOLOGIA

Dois Prêmios em placas de prata.

Premiada pesquisa de Bioética empregando Axiologia (valores como pesos matematicos de Leibnitz a Maturana- Autopoiesis e Sheldrake -campos mórficos) .

Toda Bioetica Calazanista deriva de axiomas contidos em tres textos :

1-Juramento de Hipocrates,

2- Declaração de Direitos Humanos

e

3- textos de Galeno,

O termo "deontologia", foi criado pelo Filósofo inglês Jeremy Bentham, em 1834. Deriva do grego deon [o que é obrigatório] e de logos [teoria, ciência], utilitarista de onde surge o axioma de BEM MAIOR como SAÙDE PUBLICA (Kenkou em Nihongo, ver Pokemon + Calazans) ...

Desde o Século XVIII os Professores Doutores do Leste Europeu praticam a divisão do conhecimento em duas grandes áreas:

-Ciências da Natureza (Naturwissenschaften) cujos métodos são EXPLICATIVOS (Erklärung), como a Física, Biologia e BIOFÍSI...CA (vida influenciada pelas forças da natureza, do ambiente, ecossistema, vida reagindo a estímulos de ondas de luz-óptica, ou ondas sonoras-acústica, ou radiação).

-Ciências do Espírito (Gemeinenwissenschaften) cujos métodos são da COMPREENSÃO (Verständnis); a interpretação (Hermenêutica) dos signos (Semiótica) culturais, psico-antropológicos, a linguagem da Arte e Mídia-Comunicação (Midiologia).

A BIOMIDIOLOGIA surge como uma das inovadoras disciplinas cuja proposta é o cruzamento heurístico entre ambos os paradigmas: Naturwissenschaften (BIO) e Gemeinenwissenschaften (MIDIOLOGIA),

entre as metodologias de critérios EXPLICATIVOS (Erklärung) dedutivos ou indutivos, e metodologias de critérios da COMPREENSÃO (Verständnis) hermenêuticos e semiótico-adbutivos,

assim colaborando com mais um pequeno passo na direção da construção coletiva de uma "Transdisciplinariedade",

vislumbrado por estarmos "sobre os ombros de gigantes" que nos antecederam citados no decorrer deste texto e na bibliografia ao final.

Ciência Revolucionária, um novo pradigma transdisciplinar no sentido da EPISTEMOLOGIA de KUHN,

e seguindo o rigor dos parâmetros metodológicos de FEYERABEND, sob procedimentos que PEIRCE denomina ABDUÇÃO.

Didáticamente, a Biomidiologia, pode ser comparada, apenas em termos alegóricos de analogia cognitiva, a quando uniram a Engenharia Eletrônica e a Engenharia Mecânica criando a "MECATRÔNICA", que é a base da Robótica, Biônica e Automação Industrial; ou como quando uniram a Química e a Biologia criando a "BIOQUÍMICA", e a Biologia e a Física criando a "BIOFÍSICA"; a Biomidiologia contribuirá para a compreensão dos fenômenos da Comunicação de Massas em sua esfera de eficácia biológica.

A Vida (bios) neste sentido amplo que Platão já descrevera no "Filebo" e Aristóteles explica no "Ética a Nicômano", sobre as três existências (BIOS) na cidade-civilização (Polis) :

-BIOS THEORETIKOS (vida contemplativa)

-BIOS POLITIKOS (vida política)

-BIOS APOLAUSTIKOS (vida prazeirosa, vida do corpo, vida sexual, vida esportiva, vida saudável que os estóicos romanos diziam: "Mens sana in corpore sano")

E Nicholas NEGROPONTE do MEDIALAB -MIT propõe uma VIDA DIGITAL (no livro VIDA DIGITAL), uma vida interdependente do Ciberespaço (Willian Gibson), a Computopia-Sociedade da Informação (Yoneji Masuda), a Aldeia Global (Marshal MacLuhan), Midiosfera (Régis Debray), Hypercórtex (Roy Ascott), Noosfera da consciência do ultra-humano (Teillard de Chardin) , Quarto Bios (Muniz Sodré) etc, etc, etc.

Todas estas convergências, coincidências ou sincronicidades demonstram o acerto epistemológico da BIOMIDIOLOGIA.

Deste modo, a BIOMIDIOLOGIA é devedora e tributária do exemplo de pesquisadores cuja ousadia e coragem em desafiar preconceitos e dogmas retrógrados que eram entraves à pesquisa científica nunca podem ser esquecidos, como os Biólogos: Charles Darwin, Jacques Monod, Humberto Maturana, Rupert Sheldrake e tantos outros.. — em USP - Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira.

Assim sendo, a BIOMIDIOLOGIA propõe-se a ser um campo de pesquisa recortando os efeitos colaterais diretos ou indiretos da Mídia em formas de vida. Pode ser definida como um ramo de pesquisa derivado da Midiologia, o qual estuda as relações Biossemióticas entre signos veiculados pela midiosfera, mídia eletrônica (Videosfera-Televisão, Internet, etc.), que afetam direta ou indiretamente as formas de vida biológica, quer seja em sua fisiologia ou comportamento.

A Biomidiologia permite compreender, por exemplo, como o desenho animado Pokémon causou "epilepsia televisiva" e internou em hospitais centenas de telespectadores pelo efeito de um pisca-pisca de luzes subliminares ativando a glândula Pineal e liberando a Melatonina, que realiza a síntese do neurotransmissor Serotonina, quebrando cadeias de alcalóides do sangue, e possibilitando evitar, deste modo, novas agressões midiáticas à saúde pública.



A BIOMIDIOLOGIA é um neologismo de propriedade intelectual de Flávio Mário de Alcântara Calazans e pelos Direitos de Autor deve ser citada sempre com a referência a seu autor; a BIOMIDIOLOGIA foi registrada na BibliotecaNacional do Ministério da Cultura aos 16 de janeiro de 2002, registro 249.607, livro 444, folha 267 como descoberta científica de Flávio Mário de Alcântara Calazans.

"Todas las teorías son legítimas y ninguna tiene importancia. Lo que importa es lo que se hace con ellas". Jorge Luis Borges.



"Grandes obras não são feitas com força, mas com perseverança." Samuel Johnson 1709 - 1784 escritor e pensador inglês

"Quem procura a glória não a merece, quem a merece não a procura." Vergílio António Ferreira, 1916 - 1996. escritor, ensaísta e professor português extraído de "Conta-Corrente 4"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE