Resumo do Livro: Propaganda Subliminar Multimídia de Flavio calazans capturado on line

"PROPAGANDA SUBLIMINAR MULTIMÍDIA A Propaganda Subliminar Multimídia representa mensagens veiculadas pelas mídias de massa, onde serão lançadas dentro da programação. Essas mensagens nos influenciam inconscientemente, pouco a pouco, nos induzindo a adotar novos produtos/serviços.

O primeiro experimento subliminar foi realizado por Jim Vicary, no ano de 1956. A experiência ocorreu num cinema americano, durante o filme “PicNic”. Foi projetado na tela a frase “Beba Coca Cola” com a velocidade de 1/3.000 segundos. As vendas do refrigerante aumentaram 57,7% no intervalo de filme.

As palavras são projetadas tão rapidamente, que nossa mente consciente não pode perceber a mensagem. A Mídia Subliminar também é aplicada em Softwares usados em departamentos e recursos humanos de empresas. São programas que projetam as mensagens na tela numa grande velocidade, com frases como: “trabalhe mais” ou “adoro meu serviço”.

A Semiótica Subliminar identifica signos e ícones que apresentam semelhança representando um objeto. O ícone ou signo analógico são mais adequados à informação subliminar por sua velocidade e/ou quantidade.

O Subliminar através de Sons pode ser inserido em baixo volume, diversas faixas de som e, até, numa velocidade inaudível para o ser humano. As músicas e vozes afetam todo o ritmo do comportamento humano, influenciando diferentes efeitos, sendo eles emocionais ou racionais.

O Subliminar através das Cores pode ser aplicado em qualquer ambiente. No entanto, cada cor carrega consigo um significado. Também deve se levar em conta a Cultura de cada região ou país onde serão aplicadas as cores.

A Biomidiologia estuda a mídia eletrônica que afeta, direta ou indiretamente, a fisiologia e comportamento do ser humano. O Merchandising é considerado sim, um meio subliminar, pois é uma mensagem dentro de outra mensagem. E uma maneira divulgar um novo produto sem o rótulo da propaganda. A inserção de produtos dentro de filmes e novelos transformou-se num grande negócio.

A Guerra Psicológica Subliminar abrange todos os fatores que afetam a saúde mental dos homens atingindo seu ponto fraco: a emoção.

O psicológico possui o poder de manipular crenças e travar grandes batalhas internas, lutando para prevalecer com modos de vida, ideologias e marcas comerciais.

Apesar de o Subtexto não estar incluído no manual de Comunicação, seu uso e frequente no teatro, cinema, televisão e historias em quadrinhos. O Subtexto e aquilo que esta nas entrelinhas. E o que se encontra implícito.

REFERÊNCIAS Autor: Flávio Calazans Livro: Propaganda Subliminar Multimídia" http://pesquisaemcomunicacao02.blogspot.com/2009/08/propaganda-subliminar-multimidia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE