Vaughn BODE no jornal SUPER 8 e QUADRINHOS na Coleção Calazans

A primeira vez que fiquei maravilhado com o estilo único das histórias em quadrinhos de Vaughn BODE é uma historia que vale a pena voce conhecer pois aconteceu na selvagem fronteira entre CINEMA e QUADRINHOS!

Vi no jornal O PASQUIM, que eu, por ser menor de idade, fiz assinatura graças a meu pai pagar em seu próprio nome (o que me garantiu receber ate mesmo os exemplares recolhidos pela CENSURA, pois ao serem recolhidos os números da banca de jornal já tinham sido enviados pelo correio) um anúncio de um novo jornal, "SUPER OITO E QUADRINHOS".

Fiquei atento às bancas de jornal e , meses depois, em janeiro de 1977 , encontrei na banca de jornal o número um, "SUPER OITO E QUADRINHOS" com capa impressa em preto e verde sobre papel imprensa, dentro do tablóide era preciso dobrar o jornal e cortar acima e ao lado da dobra do caderno interno para ler a HQ do MOEBIUS , o Jean Giraud da revista francesa METAL HURLANT, hoje já falecido, entre outros. O suplemento de quadrinhos era coordenado pelo especialista em quadrinhos de autor : Márcio Sidnei Ehrlich.

Este acima é o anúncio que saiu no PASQUIM.

Um interminável mês de espera depois saiu o numero dois, em fevereiro de 1977, encontro o numero dois na banca "SUPER OITO E QUADRINHOS" com capa impressa em preto e alaranjado, e no caderno interno a classica "morte de FRITZ the cat" do CRUMB (conhecíamos bastante o Crumb graças a revista "GRILO" que saiu entre 1971 e 1972, tiragem de 30 mil exemplares, no começo semanal e depois quinzenal, como 48 números publicados, revista onde saiu O KARMA DE GARGOOT de SERGIO MACEDO depois publicado em álbum, e Macedo foi para Paris e integrou o grupo da revista METAL HURLANT).

Mas o ponto alto, comentado até hoje pelos colecionadores, foi que neste jornal "SUPER 8 E QUADRINHOS" número 2 de fevereiro de 1977 que saiu , pela primeira vez no Brasil, uma Historia em Quadrinhos de VAUGHN BODE, em preto de branco "COBALT 60"
na qual desenhos fofinhos degolam a faca em cena explícita e sanguinolenta uns aos outros, explodem cabeças a tiros com dentes , miolos e globo ocular voando pela página no que o comentarias do editorial chama "HEMOGLOBINE COMIX", um quadrinho underground de ultra violência, precursor de GORE (Richard Corben)
com personagens cometendo violência extrema forçados pelas circunstâncias em um futuro que nós, do presente, construímos para eles, pois vivem no horror que foi causado como conseqüência de nossas escolhas e omissões de hoje !

Acima, caderno do numero 1 com MOEBIUS

O jornal "SUPER 8 E QUADRINHOS" tinha uma tiragem de 50 mil exemplares, gigantesca para os anos 70, e era uma iniciativa de Carlos Sampaio, que mantinha um coluna de sucesso sobre super 8 no jornal O PASQUIM , e quem gosta de "Cinema de Autor" também aprecia o "QUADRINHO DE AUTOR" , inclusive a fase do roteiro na qual são desenhadas as cenas com movimento de câmera, enquadramentos etc,, é o "STORY BOARD", o qual é cerca de 90% idêntico a uma História em Quadrinhos, daí a proximidade de linguagem entre Gibi e Cinema,

Acima o caderno do numero 2 com Crumb e Bode

Este jornal "SUPER 8 E QUADRINHOS" numero 2 trazia entrevistas com as cineastas Norma Benguel ( que rascunhava um longa-metragem sobre Maria Bonita) e Teresa Trautman (cujo filme "Os Homens Que Eu Tive" permanecia proibido e interditado pela censura), e com desenhistas Stil ( Pedro Ernesto Stilpen), um dos raros a se dedicar ao cinema de animação no Brasil.

Lamentavelmente, devido a impressão em papel imprensa, o papel barato do jornal, estes cadernos históricos foram ficando amarelados e depois ressecados, esfarelando-se , e raríssimos colecionadores conseguiram preservar os seus exemplares, tornando-os uma peça de extrema raridade, agradeço a minha mãe , bibliotecária, que ensinou-me a arquivar e preservar minha coleção de gibis mantendo inteiras estas raridades de inestimável valor histórico!

E tudo isto faz-me recorda da frase do poeta argentino: - "Creio que os Jornais fazem-se para o ESQUECIMENTO e os Livros são feitos para a MEMÓRIA". -Jorge Luiz Borges.

Caso vc também os tenha, entre em contato comigo e poderei ajudar a recuperar ou manter o suporte original antes de ser escaneado.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Rocco estamos juntos na recuperação e preservação da memoria !

      Excluir
  2. neste volume o destaque vai mesmo para a antológica Hq cabalística "YHVH" assinada por Alexey Dodsworth no roteiro e com arte de LuCas Chewie, no qual um jovem em ritual enoquiano invoca um Anjo ao invés de procurar um demônio e explora um aspecto ao meu ver inédito nos quadrinhos de terror que é a angeologia e sua ameaça aos humanos (os anjos são mais do que querubins peladinhos tocando liras, são o EXÉRCITO DE DEUS e costumam assassinar bebezinhos primogênitos enquanto dormem em seus bercinhos sem pestanejar e tambem apreciam muito destruir cidades inteiras como Sodoma e Gomorra).

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que doideira achar meu nome aqui kkkk
    Bons tempos. Ainda tenho meus exemplares do Super 8 & Quadrinhos, 1 e 2.
    Estava fazendo busca para tentar achar o companheiro Carlos Sampaio. Quem sabe dele?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE