Rei Amarelo, O Despertar de Cthulhu e Demônios da Goetia- Quadrinhos de terror da mais alta qualidade na Coleção Calazans

Quadrinhos de terror da mais alta qualidade!

Estas três coletâneas de HQs curtas editadas por Raphael Fernandes na editora Draco surpreendem pelo ótimo nível dos roteiros e da arte. Nos ultimos anos chamou-me a atenção este conjunto pelo marcante e original projeto gráfico, cada volume tem uma unidade temática dirigida com a fibra de um verdadeiro editor (no sentido da palavra "publisher", ou como Goscinny editava a Pilote na França) , os autores convidados leram os textos matrizes dos autores de terror, leram livros, e produziram um conjunto de obras excepcional tanto na forma quanto no conteúdo, eu somente vi projeto desta magnitude no Brasil quando Edgard Guimarães publicou o "PSIU MUDO" e depois o "PSIU DEUS", é impressionante o resultado deste projeto orquestrado por Raphael Fernandes!

"O REI AMARELO" de 2015 inicia o ciclo, quadrinhos em preto e branco e tudo é decorado com detalhes de uma cor- Amarelo! Neste primeiro volume há um destaque : uma grata surpresa que foi a Hq de Pedro Pedrada com a mulher as voltas com a tecnologia de redes sociais e a egregora endemoniada da web na nervosa Hq "Fantasmas na máquina".

"O DESPERTAR DE CTHULHU" de 2016 mantém o nível desta vez em um verde-mar lovecraftiano; envolvente o clima da Hq "o salmo do sangue antigo" de Dudu Torres, na atmosfera de Lovecraft, o que é dificílimo de conseguir - e não é que o faz obtendo impressionante resultado!?! Parabéns!

"DEMÔNIOS DA GOETHIA" de 2017 inspirou-se em grimorios no estilo do "clavícula de Salomão" desta vez com detalhes em cor vermelha, apesar da ótima Hq "O jogo" de António Tadeu com arte de Ioanis Fiori; neste volume o destaque vai mesmo para a antológica Hq cabalística "YHVH" assinada por Alexey Dodsworth no roteiro e com arte de LuCas Chewie, no qual um jovem em ritual enoquiano invoca um Anjo ao invés de procurar um demônio e explora um aspecto ao meu ver inédito nos quadrinhos de terror que é a angeologia e sua ameaça aos humanos (os anjos são mais do que querubins peladinhos tocando liras, são o EXÉRCITO DE DEUS e costumam assassinar bebezinhos primogênitos enquanto dormem em seus bercinhos sem pestanejar e tambem apreciam muito destruir cidades inteiras como Sodoma e Gomorra).

A coleção faz lembrar o altíssimo nível da saudosa revista "Kripta" e traz um suspiro de alívio ao revelar tantos talentosos roteiristas de nível de excelência, jovens que lêem livros além de ler apenas gibis e que esbanjam qualidade e arte em enredos literários com diálogos em ótima carpintaria.

Esperei ter tudo (todos os três volumes) para não precipitar- me escrevendo estes elogios ao editor Raphael Fernandes.

Recomendo entusiasmado pela surpreendente qualidade de conteúdo e de projeto gráfico estes volumes a todos que apreciem quadrinho adulto e maduro ( -contém questionamentos existenciais, éticos e reflexões filosoficas; -contém violência gráfica explícita; - contém posicionamentos políticos ; - e contém cenas de relações sexuais e masturbação).

Faço votos que tenhamos mais obras deste time de autores notáveis para acompanhar sua evolução.

Flávio Calazans RECOMENDA !

Comentários

  1. Sempre que essas coletâneas aparecem, bate um arrependimento.

    Pra cada uma delas, me preparei. Treinei.

    Sou desenhista.

    Mas nã tive tempo hábil pra mandar um teste pro Raphael (Draco).

    Triste. Podia ser eu, desenhando.

    Paciência. A vida traz difuculdade. Nos cave enfrentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE