“Ne sutor ultra crepidam judicaret”- “Não deve o sapateiro julgar além da sandália.”

“Ne sutor ultra crepidam judicaret” - “Não deve o sapateiro julgar além da sandália.”
. A frase seria de autoria do pintor Apeles (sec. IV a.C), o grego. E o sapateiro atrevido estaria a corrigir um quadro E por que restou a expressão em latim?

Porque quem a narrou pela primeira vez foi Valério Máximo (sec. I a.C) era latino e registrou a fala num dos volumes de “Fatos e Ditos Memoráveis”.

Conta a História que Apeles, célebre pintor grego da antiguidade, tinha o hábito de expor os seus quadros ao público e se esconder para escutar os comentários sobre o seu trabalho. Um dia, expôs um quadro com a figura de uma mulher. e a costureira elogiou o corte do vestido e o cabeleireiro elogiou o cabelo, o sapateiro elogiou o sapato mas começou a criticar as dobras do vestido e Apeles o interpelou com a frase.

Esta frase, atribuída a Apeles, se transformou na máxima latina “Ne sutor ultra crepidam judicaret” (Não deve o sapateiro julgar além da sandália), que nos alerta sobre a necessidade de termos consciência dos nossos próprios limites.

Resumindo: ninguém deve se enxerir sobre algo que não entende ou lhe diz respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE