Fui Entrevistado por um desconhecido TONY265

Nossa primeiro entrevistado de 2012 – nesse blog -, foi o bengala brother Gilberto Firmino (vulgo Gibão, para os íntimos), desenhista e ex-editor da revista Porrada. Mal eu havia postado a referida entrevista e comecei a receber 16 e-mails sucessivos com vídeos, indicações de citações na WEB e veementes protestos contra o nosso entrevistado. O irado cidadão, num dado momento, acusava Gil Firmino, o chamado “Homem Mau das HQs Nacionais”, de determinadas coisas que fugiam ao meu conhecimento. Por outro lado, dizia não concordar com as declarações contidas em diversos sites da Internet que desciam a lenha no amigo editor e que o próprio cidadão havia me indicado. Procurei contemporizar as coisas, pra variar. De imediato, mandei um e-mail para o amigo editor e lhe informei sobre os constantes ataques a sua pessoa e até sugeri que ele desse uma resposta plausível. Porém, este disse-me que já conhecia seu desafeto e que não iria perder seu tempo com bate-bocas infrutíferos. Demos, portanto, ao ex-editor de Porrada, espaço para o direito de resposta, mas este se negou a utilizá-lo. Por outro lado, o agressor decidiu se apossar de um suposto direito de resposta dele, que não tinha qualquer fundamento, tornando a coisa uma piada.

De lá para cá, muita coisa ficou no ar, dessa entrevista, que em apenas 24 horas bateu recorde de audiência, nacional e internacional. Na esperança de elucidar o caso e conhecer melhor o irado dono das postagens, disse à ele que eu poderia entrevistá-lo e aí sim ele poderia soltar os bichos e revelar o por que de tamanha ira. Ele, gentilmente, aceitou o convite. E, graças a isso, vamos poder conhecer um pouco mais sobre o polêmico e catedrático...

DR. FLÁVIO CALAZANS,
Bacharel em Direito, Fanzineiro , Escritor e autor de
A Guerra dos Golfinhos!

Tony 1 – Hoje, o espaço é todo seu. Espero que o amigo esteja mais calmo, agora, e que possa responder a contento as perguntas que preparei para você, Dr. Calazans. Está preparado para encarar questões cabulosas? Jura dizer somente a verdade, nada mais do que a verdade? (Rsss...).

Calazans: Pilatos perguntou a JESUS- “O que é a VERDADE?” , mas conheceis a verdade e a verdade vos libertará. Gadamer provou que a verdade depende de Horizonte Hermenêutico, como Plank responderia a Einstein e Sheldrake gargalharia de ambos com o Chileno Maturana espiando e balançando a cabeça (nomes que fazer a cabeça doer devem ser procurados no Goggle), Hontai é o BUDA que ri de si próprio, um Buda niponico que confundimos com Sidarta, eu prefiro os 36 Budas Jainas citados no Mahabarata muito, muito antes de Sidarta...os indianos dizem que esta MAYA , esta vida, é LEELA, brincadeira, um jogo divino.

Tony 2 – Então, vamos lá... Nome completo, dia mês e ano em que nasceu, cidade e estado?

Calazans: Meus 3 escritórios de advogacia proíbem a divulgação de dados de risco desde que comecei a atuar como PERITO JUDICIAL para Brasília, Ministério da Justiça (Ver caso Cigarros FREE, os outros casos só posso comentar quando acabarem e transitarem em julgado publicados), mas posso dizer que passo algum tempo em Cotia no sítio da Loira, na casa de veraneio do primo em Riviera de São Lourenço em Bertioga, no apartamento em Santos na praça da Biquinha, na casa da prima em Ilhabela, na casa de um amigo em Guarujá, e na casa de outro amigo num sítio em Águas da prata e num aparelho de uma amiga em Mato Grosso. PODE USAR AS FOTOS MINHAS DESTE LINK PRA ILUSTRAR - http://angeliretratosdavida.blogspot.com/2010/10/flavio-calazans-educador-by-marco.html

Tony 3 – Esta é a primeira vez que entrevisto um Bacharel em Direito, que é fã e autor de quadrinhos... Você se tornou Bacharel, em que área? E, por qual Universidade, bengala brother? Outra coisa: Ainda exerce a profissão de advogado?

Calazans: Bacharel em Direito, atuo como PERITO JUDICIAL nomeado pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA em BRASÌLIA DF , meu perfil tá no meu blog http://calazanista.blogspot.com/ e no meu website WWW.calazans.ppg.br e dados acadêmicos no link do lattes abaixo.

Tony 4 – É verdade, que você, recebeu o diploma de Tradutor\Intérprete Juramentado, habilitado em nível poliglota, em: inglês, espanhol e francês, aos 18 anos?

Calazans: Sim. Clique aqui, Brasília tem todos nossos dados publicados e autenticados , chama-se LATTES em homenagem ao cientista Cesar Lattes – minha biografia academica completa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4728171A9

Tony 5 - Hmmm... um caso de genialidade precoce... você também se tornou Bacharel em Comunicação Social, com quantos anos? Dá para falar a respeito? De onde surgiu o interesse pela Comunicação Social?

Calazans – Genialidade precoce só alguns tem, já são muitos os que tem EJACULAÇÃO PRECOCE ....Quadrinhos são um produto de comunicação, de Mídia... Ora, Mídia é estudada na Faculdade de Comunicação onde desenhei “StoryBoards” e fui Cameramen dos trabalhos de grupo além de “argumentista” e “roteirista” (A pessoa que escreve a historinha é o roteirista, tipo Allan Moore, Neil Gaiman e outros ingleses), conheço bem linguagem cinematográfica, freqüentava cineclubes nos anos 70 vendo filmes (e lendo os livros) como SOLARIS, e também foi no Cinema que surgiu o CINEMA DE AUTOR (revista CAHIERS DE CINEMÁ) depois APlicada aos QUADRINHOS DE AUTOR , hoje chamadas salas de cinema de arte ou CULT. Artistas reconhecidos como CRUMB nos USA e BILAL na Europa entre inúmeros outros demonstram o que é ser autoral. Roman Gubern de Barcelona e seus orientandos de mestrado tem diversos livros explicando isto. Sugiro este texto meu bem básiquinho pra entender- http://calazanista.blogspot.com/2009/07/as-historias-em-quadrinhos-como.html

Tony 6 - Eu confesso que não o conhecia, apesar de você já ter publicado e até ter dado entrevistas na TV, como no Programa Jô (Rede Globo)... e fiquei pasmo ao descobrir no seu site as inúmeras funções que exerceu ao longo dos anos, prêmios, etc. Lá, eu descobri que você aos 28 anos recebeu o título de Mestre em Ciências da Comunicação, pela USP (Universidade de São Paulo). O que levou um cérebro tão brilhante, quanto ao seu, a se interessar por Histórias em Quadrinhos? O que você lia na infância ou adolescência?

Calazans – Então é recíproco, pois eu também nunca ouvi falar nada de vc nem vi nadica de sua autoria, empatamos! Fui alfabetizado aos 4 anos de idade em quadrinhos de “ASTERIX” e “TINTIN” , em casa italianos de Turin falava-se Françês e italiano, Inglês fiz na Cultura inglesa (Britanica) e Espanhol no curso de cinco anos de tradutor –intérprete juramentado. Entendo um pouco de Romeno dos encontros com eles em eventos internacikonais que vc confere no meu LATTES...sinto um fedor de ironia e sofisma ERGA HOMINI no ar...

Tony 7 – Já ouvi muita gente dizer que HQs são coisas de criança ou de retardados (Rsss...). Qual é sua opinião a esse respeito?

Calazans – Depende, podem ter sido feitas pra isto, para criançinhas pequenas, para pessoas com capacidade mental muito limitada, podem ter sido feitos como “catecismos” de sexo explicito para ejacular nelas e jogar fora, podem ser grossos Mangás que os nipônicos abandonam enchendo os trens do metro, como podem ser álbuns de luxo capa dura 4 cores couchê colecionados em estantes como caros livros de Arte como fez o Editor ERIC LOSFELD em 1968 com BARBARELA, JODELLE, SAGA DE XAM, Lone Sloane (do Druillet), etc...o mesmo se aplica ao cinema e a literatura (livros). Neste vídeo explica melhor, assistam - http://www.youtube.com/watch?v=ePdtRidkEG0

Tony 8 – Você recebeu o título de doutor pela Escola de Comunicação da USP, quando tinha 31 anos, OK? E hoje você ainda ministra cursos e palestras? Quanto costuma cobrar por um curso ou palestra sobre comunicação?

Calazans –...vamos dizer que cobro a entrega de mil cestas básicas a instituições de caridade locais como orfanatos, asilos de idosos, albergue noturno, lar das moças cegas, etc..(nunca ONGS mas sim entidades de utilidade pública e de preferências mantidas pela “Maçonaria").

Tony 9 – Quantos anos você tinha, quando fundou e coordenou o Grupo de Trabalho Humor em Quadrinhos – chamado INTERCOM -, que tinha reuniões anuais no Congresso Brasileiro de Ciência? Esse grupo desenvolvia HQs ou apenas fazia pesquisas sobre o tema, my dear cane teacher?

Calazans – A maioria dos pesquisadores era autor, procure no Google GIAN DANTON, Edgard Guimarães etc..Publicamos um livro “HISTORIA EM QUADRINHOS TEORIA E PRÁTICA” pela USP. Aqui como funcionava- http://www.calazans.ppg.br/c005.htm Fotos das reuniões- http://www.calazans.ppg.br/miolo02d_02.htm resumos dos trabalhos apresentados - http://www.calazans.ppg.br/miolo02d_03.htm e muito mais.

Tony 10 – Você também foi fanzineiro. Correto? Fala pra gente sobre o fanzine chamado Barata (Rsss...). Qual era a proposta base desse seu periódico? Você fazia ele sozinho ou tinha colaboradores? Qual era a tiragem? Como e onde ele era vendido?

Calazans:- A REVISTA ALTERNATIVA BARATA começou em 1977 e saiu em mimeógrafo feita por um grupo de estudantes em 1979 ANTES de surgir o termo fanzine (fanzine é revista de fans falando do Raul Seioxas de uma banda etc, NUNCA fomos fanzine) A Revista foi requisitado pela Biblioteca do Congresso dos USA, Dieta Japonesa, Biblioteca Nacional (RJ), Fanzinoteca de Poitiers e Angoulème (França), Bedeteca de Lisboa, etc... Representa o Brasil há vinte anos em Mostras , Feiras e Festivais Internacionais de Zines e Arte Postal, sendo considerado por críticos europeus como o fanzine ''CULT'' da HQ do Brasil. Fiz até desenho animado com a Barata – detalhes aqui http://www.ligazine.com.br/colunas/cl_calazanismo/calazans_18.htm
Tony 11 – Acho que aos poucos eu consegui chegar ao “X” da questão: Fanzines! Certa feita, ouvi um amigo que fazia um zine dizer que não gostava do Gil Firmino porque ele odiava fanzines e fanzineiros (Rsss)... a sua bronca pessoal com o referido editor vem do fato de você, ter feito um zine, também? E, por ter conhecimento de que o Gil é declaradamente contra os fanzineiros? Dá pra explicar, numa boa?
Calazans: - Nunca soube disto, não sou nem nunca fui defensor do “FANZINATO” , na minha modesta opinião 90% do que circulou e circula em zines é um lixo que não merece nem ser folheado, e tem muito fanzineiro que é ruim mesmo e não aceita conselhos e criticas construtivas, porisso a TV manchete naquele documentário chamou “FANZINES-O REFÚGIO DOS REJEITADOS” , recordo que publiquei na Editora Abril e na Brazilian HEAVY METAL , comecei a cobrar por ilustrações e tiras no jornal de mesa em Santos em 1980, os fanzines como Barata eram portfólios e o barata era feito em cooperativa por 6 a 20 pessoas, depende, confere a dimensão da Cooperativa Barata neste link - http://calazanista.blogspot.com/2012/01/revista-barata-ou-fanzine-barata-de.html

Tony 12 – Conheço bem o Gibão (o Gil Firmino), que ficou até com fama de “O Homem Mau das HQs Brasileiras”, por ter se declarado fãs dos zines (Rsss...). Com isso ele ganhou um monte de desafetos, no Brasil e pelo mundo (Rsss...). Mas, também sei, que ao criticar os zines a intenção dele é das melhores. Veja, ele não é contra os zines, na verdade, mas ele acha que os fanzineiros deveriam evoluir e passar a desenvolver produtos mais profissionais, como foi o caso do Roy Thomas (Marvel), do Roberto Guedes (Meteoro), etc. O eu você tem a dizer sobre essa postura do ex-editor da Porrada?

Calazans – Como é vc quem diz não posso comentar um “apud”, um disse-me-disse, parece coisa de feira , de Maria fofoqueira, nunca falei disto com José Gilberto Lourenço Firmino (era este um dos nomes com o qual o elemento se apresentava).

Tony 13 – Nos posts que você enviou para o blog também havia um protesto quanto
a não-devolução de seus originais. Sou editor há muito tempo e já lhe expliquei que no tempo dos antigos fotolitos esse problema era corriqueiro, nem sempre eles nos devolviam os originais que mandávamos... assim, vira e mexe tínhamos conflitos com os artistas que não se conformavam por não poder ter de volta suas pranchas. Nenhum editor, em sã consciência, iria fazer uma sacanagem dessas com vocês, principalmente um editor que também é desenhista. Deu para entender? Graças a Deus veio a era digital e hoje não existe mais este problema, pois recebemos arquivos digitais...

Calazans – Aqui só o OFELIANO autor do “Leão Negro” publicado no Jornal do Brasil e em Álbum pela meribérica na EUROPA, Hugo Leta e o Dario Chaves poderiam te responder.

Tony 14 – O povo quer saber... Explica para a gente, como e quando foi que você conheceu o Gibão?

Calazans – Na Editora Galvão um ilustrador me levou, mostrei os Xerox e deixei uns baratas e o editor comprou e pagou direitinho e depois publicou, mas não existia nenhum Firmino na Galvão, o nome PORRADA era uma homenagem ao Fernando Pessoa em seu “POEMA EM LINHA RETA”. Esta era a linha editorial, o tom irônico deste poema, isto na Galvão.

Tony 15 – Você publicou em quantas edições da revista Porrada?

Calazans – Nunca parei pra contar, uma mestranda me disse que eu tenho mais de mil páginas publicadas em revistas do Chile a Espanha e Portugal, mas eu nunca me preocupei com quantitativo, prefiro qualitativo, porisso gosto de HQ autoral.

Tony 16 – Nos posts enviados ao blog, você também afirmou que não tinha recebido alguns trabalhos seus que ele publicou. OK? Dá para explicar melhor esta história?

Calazans – Nem me lembro mais. Gostaria de ver o contrato comigo e os recibos que assinei, também os contratos e recibos com RICHARD CORBEN, CRUMB , HORACIO ALTUNA e outros, isto seria uma prova de idoneidade e seriedade para dirimir quaisquer dúvidas que porventura pairassem sobre o editor.

Tony 17 – Querido, bengala friend, você é formado em Direito e portanto sabe mais do que ninguém as leis que regem o país... sendo assim, é ciente de que você não fez negócio com a pessoa física Gilberto Firmino, correto? Você, na verdade, fez negócio com a pessoa jurídica, Editora Vidente. Se ela foi extinta, como pode ainda querer cobrar o referido editor, mesmo que este supostamente tenha ficado lhe devendo algo? Aliás, juridicamente, quem ficou lhe devendo – se é que ficou – foi a empresa e não a criatura que comandava a empresa, correto?

Calazans – Alguém pensa que está me devendo dinheiro ? Eu não empresto nunca esperando devolução... Quem está cobrando? Tai algo que nunca me passou pela cabeça, inclusive o dinheiro era PATACA, depois Cruzeiro, Cruzeiro Novo com Getúlio, etc..mudamos tanto de moeda que ninguém saberia os valores (coitado do contador do Fórum) , principalmente sem contratos nem nenhum documento comprobatório, e se dívida houvesse estaria prescrita ou liquidada na Falência ou Concordata da empresa.

Tony 18 – O que vejo, por aí, é muita gente, que não faz nada, metendo o pau a torto e a direito em gente que faz. Como diz o bengala friend e diretor-Mor da milenar confraria dos Bengalas Boys Club, quem está exposto sempre dá a cara a tapa. Você não acha que só aqueles que fazem ou que tentam fazer algo em prol da classe ou setor é que ficam expostos a agressões verbais e até físicas? O que você tem a declarar?

• Calazans – Concordo, como eu fiz a “Cartilha de Direito Autoral da AQC” mostrando os direitos da classe muitas editoras pequenas pararam de comprar ilustrações minhas... como criei e coordenei o primeiro grupo de pesquisa de quadrinhos num congresso científico também sofri muita inveja e perseguição... como tenho livros de sucesso e fui entrevistado no “Jô Soares da REDE GLOBO” concordo que quem está exposto sempre dá a cara a tapa. http://www.youtube.com/watch?v=OqBlXAGH__o vídeo da entrevista ao Jô. ..Eu simplesmente não dou espaço para invejosos fracassados. Ignoro todos, se possível, me afasto ou corto relação total. Estou muito ocupado sendo feliz, eles não me atingem nem influenciam. Te aconselho, Tony, que
Vai curtir sua vida, ignore os calhordas e cabotinos, os prepostos , os insignificantes, eles sumirão se vc não os enxergar, olhe para os amigos, os que trazem algo de bem estar, construtivo.


Tony 19 - Vamos falar sobre, Anand Zahiro... você recebeu este nome, de algum guru indiano? Por quê? Explica para gente sobre essa sua fase obscura onde me parece que teve experiências paranormais...

Calazans – Era uma vez, há muitas e muitas namoradas antes, em Bombaim eu namorava uma Yogue, uma moça que praticava um tipo de exercícios místicos chamados “POMPOARISMO” e “ TANTRA” e me ensinou uns truques para acumular meu orgasmo e ter um gigantesco que parece num ter fim e que faz a mente parar, lá uma senhora que organizava os grupos e a chamavam de BUDA me olhou nos olhos um dia e me tirou da sala de meditação, chamou-me SWAMI (Senhor de si mesmo) e me batizou ANAND ZAHIRO (extase da luz), como sou ocidental num entendi nadica de nada, continuamos o namoro mas a indiana ficava me olhando estranho, parecia ter inveja, sei lá arredia. Acabei voltando e nem fomos ao norte ver o Taj Mahal... "KAIVALI" é quem atingiu a iluminação mas fica na dele, tocando a vida igual antes e fingindo ter ego usando os fragmentos que flutuam pela mente, ninguém o percebe como BUDA...e "HINAYANA" ou canoinha, vai sozinho pela correnteza, nem rema, segue o fluxo do rio da vida...um "ARHATAS" que desapareceu no vazio entre duas respirações ou no vazio de um milésimo de segundo durante o orgasmo, o vazio pleno do momento quetemos uma idéia criativa , o extase...o desapego total até de si mesmo, do corpo (ONDE-espaço) , do pensamento (QUANDO- o tempo), da emoção... "ARIHANTA" é aquele que matou seu inimigo, o EGO, a MENTE...MOKSHA a absoluta liberdade, o nirvana sem desejos, vive o GERÚNDIO eterno, o "Presente Permanente" dos alquimistas, o aqui-agora...PAPO CABEEEÇA ...tipo horóscopo, vc pergunta pra mina- qual teu signo? – Todas elas adoram este papo , daí vc engrena de Tantra, de massagem nos chacras etc..cantadas que SEMPRE funcionam !!!!

Tony 20 – Na sua opinião, há vida após a morte? Outra coisa: Me diz uma coisa, de onde você tirou a tese de que ondas e ondinhas do mar alinham os supostos chakras do corpo humano? (Rsss...).

Calazans – Aprendi na índia, teste e depois ria se num se sentir melhor, flutue em alto mar duas ou três horas e deixe seu corpo dançar com as ondas.Faz bem pra espinha, as vértebras num são os chacras? Já Sobre vida após a morte, pra MIM são antônimos, vida é oposto de morte. Impossível vida após a morte. Bom, eu ainda não morri prá te responder com certeza, a menos que este texto esteja sendo psicografado por um heterônimo.

Tony 21 – Pelo visto você é mítico... responda-me: Os aliens estão entre nós?

Calazans – Nunca fui apresentado a um extra-terrestre, e vc , costuma falar com eles? (Já vi meteoros em museus pelo mundo, em MECA tem a CAABA, um meteoro cercado numa estrutura preta quadrada, serve?)..o que é MITICO? Seria MISTICO do Sanscrito MYS, verbo calar ?

Tony 22 – Você acredita que a vida nesse planeta veio de outro mundo? Então o pessoal da antiga série arquivo “X” estava com a razão: “A Verdade está lá fora!”?

Calazans- Acredito na “hipótese heterotrófica de Stanley-Miller”, Abiogenesis. (ver Google). Detestava este seriado Arquivo X. Você acredita que há Aliens extra-terrestres em discos voadores perseguindo você ?

Tony 23 – Os espíritas acreditam em vida após a morte e alegam que estamos aqui para ralar o mau que fizemos nas “encadernações” passadas. Enfim, estamos aqui nos “purificando”... (Rsss...). Eles também apregoam que a alma ou espírito (a inteligência) precede a matéria. Você concorda com essas teses Kardequianas deles?

Calazans – Não sei, nisto sou agnóstico. Num entendi se vc quer me ridicularizar ou desqualificar com estas perguntas ou se vc é mesmo tão clichê e limitado intelectualmente a este nível...prefiro acreditar que vc é inteligente e acreditar que faz “sofismas ERGA HOMINI” (ver Google).

Tony 24 – Voltando ao mundo material (Rsss...)... Você é Doutor pela ECA – USP, Livre Docente pela UNESP, etc. Quantos títulos pomposos desses você obteve até hoje?

Calazans – De homenagens internacionais tem uma gaveta cheia de placas de prata em inglês, alemão, françês, olha no meu lattes que eu nunca me dei ao trabalho de contar.

Tony 25 – Cores cromáticas... parece que você também estudou a fundo este tema. OK? O que você descobriu sobre elas e qual é a influência delas nas nossas vidas ou em nosso corpos?

Calazans – Vc me confundiu com meu falecido orientador de mestrado, fui monitor (Peão) de pesquisas dele , o FUNDADOR da ECA USP, o EGIPCIO Dr Modesto Farina - http://calazanista.blogspot.com/2011/02/modesto-farina-meu-orientador-de.html

Tony 26 – Você publicou na revista Porrada, do seu desafeto Gil Firmino, na Heavy Metal, em 1996, e no Jornal Barlavento de Portugal uma HQ , escrita por você, sobre ecossistema e na revista Aventura e Ficção da editora Abril... o mnudo quer saber... Qual foi o título, e em que ano você conseguiu publicar profissionalmente sua primeira História em Quadrinhos?

Calazans – Num tenho desafetos , desejo o bem a todos como Jesus ensinou, ofereço a outra face. Eu já disse que vendia “strip comics” (tiras de quadrinhos de jornal) políticas CONVIDADO e pago dois dólares a tira ao câmbio do dia para um jornal impresso no formato de toalha de mesa e distribuído nos bares o JORNAL DE MESA em 1980. Depois uns anos de tiras do TATUI sobre emancipação política de Bertioga no CORREIO DE BERTIOGA jornal semanal local, mas prefiro quadrinhos mais longos, a tira exige que o leitor leia muitas pra entrar no clima e sacar os personagens, acho cansativo. (Não pergunte se foram 3 ou 5 anos, não lembro). E pra isto tem o Inferno de Dante no circulo mais profundo pros traidores.

Tony 26 – Você escreve e desenha há mais de 10 anos. Estou certo? Quantas HQs, até hoje, você conseguiu publicar profissionalmente? Ou seja, em editoras oficiais e não em fanzines?

Calazans – Tony26, o senhor está errado, eu desenho quadrinhos desde os DOIS anos de idade e pedia a minha Bisavó ou tias para escreverem as falas nos balões. Acho que no Brasil só Maurício de Souza é profissional de quadrinhos, profissional pra mim é o cara que com seu trabalho comprou casa, carro, tem plano de saúde, Sky Plus, celular top de linha, sai de férias três meses por ano, deixa herança pros filhos que só acaba com os netos. O resto é freela sem décimo terceiro. Freela é profissional pra vc? A gente fazia a Barata em cooperativa, profissional liberal num tem patrão.

Tony 27 – Por falar em fanzines... O seu zine, Baratas, ele ainda existe? Quantos números dele você conseguiu editar?

Calazans – Era feito em cooperativa, sozinho nunca nem tentei editar nenhum pois seria contra a proposta, já álbuns com patrocinadores como ABSURDO, HORA DA HORTA, SUMIDOURO, etc eu perdi a conta de quantos consegui, meu primeiro livro auto-editei em LINOTIPO (eram umas linhas de chumbo numa tipo de gaveta) e as ilustrações em clichê, chamava-se “FÓSSEIS DO FUTURO” e tinha contos, cronicas poemas e cartuns, até histórias em quadrinhos, olha lá no meu lattes que vc pode contar quantos foram. Não recordo mas editamos mais de dez números e menos de 50.

Tony 28 – Li em alguns sites que você me indicou muitas referências elogiosas sobre A Guerra dos Golfinhos que, pelo visto foi o seu trabalho-Mor... devo confessar que jamais tinha ouvido falar dele, apesar de estar a mais de 35 anos no mercado editorial brasileiro ativamente. Dá para explicar para todos do que se tratava a tal HQ que foi elogiada até por fãs de HQs em outros países?

Calazans –Não considero meu maior trabalho, considero-o o mais digestivo para um público médio, é uma HQ política de ficção científica com final aberto (Umberto Eco -OBRA ABERTA), uma Confederação (Tipo a Confederação Helvetica que existe até hoje e vcs vão conferir no Google) deflagra guerra biológica com marés vermelhas contra dois grupos hegemônicos, duas Federações uma a águia dos USA a e outra o Islan. O Resto só lendo mesmo, pede pra alguém te resumir a Trilogia Nikopol do Bilal ou toda obra do chileno Jodorowisky ...(é assim que escrevinha?)

Tony 29 – Há quanto tempo você não faz ou não publica mais seus quadrinhos? Fazia quadrinhos por hobby?

Calazans – Faço , estou com uma série em arte final aqui do meu lado (por superstição nunca comento obra em andamento, dá zica) , mas agora só envio copia a quem pode comentar, fiquei seletivo. Fazer Quadrinhos nunca foi nem é hobby, meu hobby são as namoradas , viagens, mergulho em mar aberto, ler quadrinhos, ir ao cinema... já fazer quadrinhos é um tipo de compulsão, um vício, muitas HQs vem de sonhos, ao acordar eu não consigo me concentrar direito em nada até começar a desenhar , estou tentando me livrar desta compulsão faz muitos anos, só me trouxe inimigos , conheci gentinha invejosa e elementos do pior tipo neste metiér. (Salvo o Editor da Editora ABRIL que era um homem de bem, honestop, honrado e profissional) e os editores alternativos , como o Dr pela Sorbonne Henrique Magalhães e o Mestre pelo ITA Edgard Guimarães.

Tony 30 – Viagens... vamos falar um pouco sobre esse tema apaixonante – para quem gosta, como eu (Rss...)... quais países você já visitou? Qual foi que mais lhe agradou?

Calazans – Prefiro Barcelona, a cidade tem praia, é plana, e tem o maior número de museus do mundo, respira cultura e o povo Catalão é amistoso diferente dos espanhóis de Madrid, meu nome CALAZANS significa CASA SANTA em Sânscrito e é um sobrenome de origem Catalã. ..Firenzi respira arte também ...Perdi a conta dos países e das vezes, por exemplo, uma vez me hospedei em Roma num hotel ao lado do Vaticano (que é um país) e tinha de cruzar aquela praça enorme deles pra pegar metro, ônibus etc, ou seja, devo ter entrado no Vaticano dúzias de vezes naqueles dois meses , nem porisso seria meu país preferido.

Tony 31 – Cane teacher and doctor, você foi o autor do livro: Propaganda Subliminar... fale-nos sobre o conteúdo dessa sua obra e qual foi a repercussão dela no mercado?

Calazans – Foi a primeira obra do assunto em idioma português e a terceira do mundo (a primeira escrita por um não-psiquiatra militar) deve estar em sétima edição, tamanho foi o sucesso que é bibliografia obrigatória do MEC em todas faculdades de comunicação do Brasil - aqui explico melhor, http://www.youtube.com/watch?v=trMSk1A9A_M e deu até entrevista no JÕ Soares - http://www.youtube.com/watch?v=OqBlXAGH__o

Tony 32 – Há mensagens subliminares na antiga série de anime japonesa, Pókemon?

Calazans – Houve um fenômeno que batizei BIOMIDIOLOGIA no qual ocorreu PAKA-PAKA que interferiu na síntese de serotonina e desencadeou epilepsia fotosensível em números nunca antes registrados detalhers aqui http://www.calazans.ppg.br/c008.htm ou http://www.duplipensar.net/materias/2003-09-pokemon.html sim criei uma Ciência chamada Biomidiologia a qual permite compreender, por exemplo, como o desenho animado Pokémon causou "epilepsia televisiva" e internou em hospitais centenas de telespectadores pelo efeito de um pisca-pisca de luzes subliminares ativando a glândula Pineal e liberando a Melatonina, que realiza a síntese do neurotransmissor Serotonina, quebrando cadeias de alcalóides do sangue, e possibilitando evitar, deste modo, novas agressões midiáticas à saúde pública...

Tony 33 – Você se julga melhor escriba ou desenhista?

Calazans – Sou um “Storyteller”, tenho prazer em contar histórias, seja falando, escrevendo ou desenhando, pra mim tanto faz, posso ter um bom momento narrando verbalmente, ou um mau momento, o mesmo escrevendo ou desenhando, a audiência é quem julga (desde que tenha bagagem, repertório para tal). Meus discurso seja Oral , escrito ou desenhado é para ADULTOS em nivel de pós-graduação, com leitura, certa erudição ou conhecimento de história e ciências, sei que é um publico restrito mas é o público que escolhe o autor, e não o contrário. Quem gostou de “ALEXANDRIA” (“ÁGORA”) de Alejandro Amenábar da Espanha ? Desde” THESIS” sua obra autoral me atrai muito, vc viu “ABRE LOS OJOS” (Refilmado muito mal nos USA como VANILLA SKY) mas é um cinema de autor , logo é para poucos...uma iguaria, refinado... Quem disse que minha obra é quadrinho de autor num fui eu, foi um EDITOR da EDITORA ABRIL- olha aqui –
"Esta apresentação bem que poderia começar contrariando a análise que o
professor Álvaro de Moya publicou na Porrada! (...) pois não existe nada de
Druillet no desenho de A Guerra dos Golfinhos. Também seria interessante colocar
que todos os elementos de roteiro, desenho, narrativa, diagramação e seus
trocentos etc tem alguma explicação lógica e, não raro, com base científica
(...) há uma nítida pesquisa em cada milímetro de sua HQ (...) o trabalho de
Calazans É quadrinho de autor (...).Penso em destacar, aqui, o ritmo de leitura
que Flávio Calazans imprime em suas histórias. Existe um certo equilíbrio (...)
por um lado, um mínimo de imagens -apenas o necessário para o entendimento do
leitor-lembrando os mangás japoneses(...) no contraponto, a quantidade de texto,
raízes no quadrinho franco-belga (...)"

Marcelo Alencar, Editor da Divisão de Quadrinhos Adultos, Editora Abril, In:
Porrada Special, n.6, p.5, 1991.Editora Vidente, SP.

Tony 34 – Num concurso público, a Academia conferiu, ao nobre colega, a honra de ter o direito ao título de Maturidade Acadêmica Livre Docente, que foi reconhecido pela USP, UNICAMP e UNESP? Confere? A que Academia você se refere? Jamais ouvi falar em toda vida sobre “Maturidade Acadêmica Livre Docente”... dá para explicar isso?

Calazans – Nunca ouviu falar em LIVRE DOCENTE ? Que butecos vc frequenta? Vamos dizer que é um tipo de Pós-Doutorado (não é bem isto mas ..) Tony, vc sabe o que é Pós-Graduação ? Pois é , tem também um tipo de pós chamado MESTRADO e um outro nível acima quando se faz uma deescoberta científica chamado DOUTORADO, procura no Google LIVRE-DOCENTE que lá explica.

Tony 35 – O que é Biomidiologia?

Calazans –expliquei acima, não repito, me procure no final da aula - ...( A BIOMIDIOLOGIA é um neologismo de propriedade intelectual de Flávio Mário de Alcântara Calazans e pelos Direitos de Autor deve ser citada sempre com a referência a seu autor; a BIOMIDIOLOGIA foi registrada na BibliotecaNacional do Ministério da Cultura aos 16 de janeiro de 2002, registro 249.607, livro 444, folha 267 como descoberta científica de Flávio Mário de Alcântara Calazans.).

Tony 36 – Você também e especializado em computação educacional, intrépido bengala guru?

Calazans – Não, apenas fui considerado um dos 50 educadores mais inovadores do BRASIL com este trabalho de Pedagogia da Libertação que segue parametros do pedagogo Paulo Freire !

Esta minha entrevista no livro "Conversas sobre educação " é sobre como empreguei PAULO FREIRE (pedagogia da libertação) por 3 anos treinando professoras da rede estadual a usar GIBIS trazidos pelos próprios alunos em classe desmistificando os super herois (Batman e Homem de Ferro Industriais capitalistas cometendo crimes de espancamento e invasão de domicilo etc) one a professora fazia O PAI DO ALUNO ser interrogado pelo BATMAN., ou o TIO PATINHAS explorava o trabalho do Pai e da Mãe dele, recortando os personagens e colando bombril neles e os grudando em um flanelógrafo (uma tabua forrada de flanela) em regiões carentes como a FAVELA MÉXICO 70 , que fica em São Vicente, litoral de SP, e em cidades carentes como REGISTRO ao sul do estado de SP.

Livro “HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA ESCOLA” editora Paulius, segunda edição (ou terceira?).

Livro disponivel em bibliotecas lusófonas dos cincos continentes,- do Brasil, Portugal, Ilha da madeira, Timor Leste (oceania), Macau (China) , Goa (Índia) , Áfica (diversos Países), Nagasaki (Japão), etc..

Aqui o ANGELI fala desta homenagem e reconhecimento- http://angeliretratosdavida.blogspot.com/2010/10/flavio-calazans-educador-by-marco.html

Tony 37 – Em seu curriculum você afirma que é membro ativo de diversas associações, como: UBE (União Brasileira de Escritores) SBAT, AQC (Associação dos Quadrinistas e Cartunistas), Greenpeace, etc. Portanto, posso classificá-lo como um ativista. OK? Como consegue arrumar tempo para participar de tantas entidades? Já se aposentou?

Calazans – Ativista Cultural, sim, sempre fui desde adolescente, escrevia peças de teatro regfistradas na SBAT , letra de música para amigos com bandas, livros, ecoterrorismo (spray em casacos de pele em Lodres – mas escapei, Jean Charles eles pegaram). É só dividir seu tempo, ...sim, recentemente me aposentei (eu minto a idade na internet, eu tinha TV REBRATEL – Rede Brasileira de tElevisão e assistia BATMASTERSON em Preto e Branco) e pra comemorar passei 3 meses na Europa com minha ruivinha mignon de olhos azuis hospedado na mansão de cinco andares e garagem para cinco carros de um amigo e de lá fomos de trem TGV para vários países onde nos hospedávamos e ficavamos uns dias ou semanas, depende da cidade e da gastronomia, choveu (incrível, né, que azar) em Florença dois dias seguidos o que nos levou antes do previsto a Roma.

Tony 38 – Um sonho?

Calazans – Sonho muito todas noites. Dificil escolher um. ...Tenho o carro dos meus sonhos, a Mulher dos meus sonhos , as casas de meus sonhos, o salário dos meus sonhos, saúde, amigos leais e verdadeiros, uma família grande sempre presente, um jardim de trevos de 4 folhas, uma criação de plantas carnívoras dionéias, crio peixes beta de luta alimentados com artemias salinas vivas, tenho meu canil de Weimaraners (Weimaraner ou Braco de Weimar (também conhecido por Fantasma Prateado) é um cão de alguns séculos, pois já aparece numa pintura de Van Dyck do século XVII. Inicialmente era usado para caçar URSOS, e LOBOS . É um exímio caçador). .viajo, desenho, escrevo, falo com ex alunos pelo facebook e escrevo no meu blog, tenho o melhor equipamento de mergulho, faço cosplay em festas de amigos de RPG aqui em Bertioga ...o que mais posso desejar? Que tudo continue como está.

Tony 39 – Algumas frustração?

Calazans – Sim, meu mergulho de apnéia em mar aberto dura em média dois minutos, tem cara que fica cinco minutos, e depois de uns cinco metros de profundidade meu ouvido chia e dói daí tenho de subir... e não tenho os poderes do Super Homem (adoraria aquela visão que evapora pessoas).

Tony 40 – Os quadrinhos brasileiros têm futuro?

Calazans – Tem o presente , vivem na mesma desde o Angelo Agostini, o marketing de quadrinhos tem um ciclo, pesquisei e escrevi sobre isto e foi aceito e apresentado num congresso científico, Geandré e Spacca trampam com o mesmo conceito empresarial que falo no livro “HISTÓRIAS EM QUADRINHOS na ESCOLA” da editora Paulus..leia o texto completo em PDF aqui – publicado numa REVISTA CIENTÍFICA de uma Universidade de Taubaté UNITAU – “O MARKETING DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS :
UM MODELO MERCADOLÓGICO COMO SEGMENTAÇÃO DE
MERCADO DO PRODUTO DE EXPORTAÇÃO DA HQ AUTORAL”
BRASILEIRA - - http://site.unitau.br//scripts/prppg/humanas/download/omarketing-N2-2002.pdf

Tony 41 – Com a encrementação de novos produtos top de linha no mercado da informática, como Tablets, IPODEs, IPADs, etc, há uma forte tendência mundial por publicações on-lines.No segmento de quadrinhos surgiram as webcomics, ou Comic Reader. Por outro lado, as vendas têm caído por todo o mundo, de forma preocupante. Os antigos leitores, eles, parece que decidiram fugir das bancas e livrarias especializadas em comics. Na sua concepção, as revistas físicas, impressas, tendem a desaparecer ou apenas diminuirão e se tornarão cada vez mais caras e elitístas? Webcomics, elas vieram para ficar?

Calazans – Concordo com a previsão feita em Barcelona por Roman GUBERNE em 1967, os álbuns autorais em livrarias sempre vão ter seu público. Já na minha TESE de LIVRE DOCENTE (sim, a gente defende tese de Livre Docente) provei que se é desenhado, se move e tem som chama-se DESENHO ANIMADO, se é um arquivo pra imprimir em papel é uma História em quadrinhos disponibilizada on line, o resto de criar nomes, tipo hqtronica, eletrohq, internetcomics, são tentativas de auto –promoção de quem cria os nomes.

Tony 42 – Código Civil Brasileiro... vamos falar sobre ele, bengala friend e nobre doutor... as injustiças sociais continuam a acontecer nesse país, onde palavras como crime e punição parecem não coexistirem. Até quando a sua classe vai ficar conivente com os abusos do poder capitalista que pinta e borda, rouba e mata, sem sofrer conseqüências? Até quando o povo brasileiro vai ter que suportar este Código Civil de leis obsoletas e protecionistas? Até quando vamos engolir esses monopólios empresárias num país onde Constituição condena este tipo de abuso? Afinal, vocês, advogados, regem as leis da Nação. Há uma resposta plausível? Ou,d e fato, a justiça é cega – principalmente para os endinheirados?

Calazans – KKKKKKK – Não sou advogado, sou CONSULTOR e PERITO. Não é minha classe. JUIZ e Promotor também não se consideram advogados, estão uma fase ACIMA disto, Informe-se antes de fazer entrevista.
E o Direito é um Sistema , tudo interligado, ou se faz uma reforma total ou não adianta remendar. A Hermenêutica ensina que toda lei tem seus furos, seus escapes, pague um bom escritório com uma boa equipe de advogados e eles ganham tempo e seu crime prescreve, tudo se resume a ter dinheiro e tempo, fôlego, assim funciona o direito . Como sou primário posso matar uma pessoa, me apresento, pago “habeas corpus” e só vou no fim dar umas cestas básicas ou umas palestras ...(se eu fosse esperto contratava alguém por 600 reais pro serviço com uma marreta e fazendo parecer assalto e ia pra Indonésia mergulhar, teria um álibi perfeito).

Tony 43 – Querido e criativo, bengala brother Calazans, foi um grande prazer papear contigo, pode ter certeza... você é uma sumidade em diversos temas e esta foi a entrevista mais, digamos, catedrática que fiz até hoje (Rsss...). Só espero que você e o bengala friend Gil Firmino entrem num acordo amigavelmente, de preferência, tomando um chopinho gelado, num barzinho da avenida Paulista ou num belo restaurante dos Jardins – área nobre de São Paulo (Rsss...). Quem quiser contratá-lo para ministrar palestras, acessórias, etc, como deve proceder? Deixe aí seu e-mail, fones para contato, site, blog, etc...

Calazans – Costumo ir na Oscar Freire Altos, tem um PUB irlandês que gosto muito com cerveja de cevada quase sem álcool, ...obviamente sou mais de vinho tinto, não tomo “chops” ou cervejas, curto um vinho do porto antes, um bom demi-sec e um madeira ao final de um cordeiro bem assado dourado no mel. Contacte-me no e-mail do site WWW.Calazans.ppg.br . Não mande atachados, tive de pedir ao provedor seu texto, atachados são retirados e vão pra quarentena e depois deletados.

Tony 44 – Ah... eu ia me esquecendo! Só pra terminar... alguns sites que você me indicou, quando enviou suas criticas ao meu amigo editor, li severas críticas a criatura. Só não entedi porque você fez questão de frisar que não estava de acordo com aquelas afirmações. Dá para explicar, pra gente?

Calazans – Só estou de acordo com o que eu assinei, discirdo do tom, do tipo de vocabulário, do estilo, etc de texto que não foi de minha lavra. Antecipo apologias a quem porventura sentir-se atingido, o link que falas e ao qual peço encarecidamente que NINGUÉM visite e foi postado numa lista da USP é este- http://groups.yahoo.com/group/nphq-intercom/message/124

Tony 55 – Bengala mestre e polêmico guru dos títulos honoríficos, parabéns, por suas conquistas. Por hoje é só, webleitores! Até nossa próxima bombástica entrevista!Grato por sua colaboração e tenha um ano repleto de muita saúde, paz, muito dinheiro no bolso e grandes realizações. Love Peace, bengala boy friend!

Calazans – Obrigado pela oportunidade de me apresentar a teus milhares de leitores, para conhecer-me leiam os links e assistam os vídeos, obrigado.

OS- Como não te conheço e não sei se vai “editar” minhas palavras de forma a me diminuir, ridicularizar, difamar, caluniar ou injuriar, previno-me antecipando a publiucação no meu blog, confira

Copyright 2012 – Tony Fernandes – Estúdios Pégasus
Uma Divisão de Arte e Criação da Pégasus Publicações Ltda
São Paulo – SP – Brasil
Todos os Direitos Reservados

Comentários

  1. Dize-me com quem andas e te direi quem és !!

    ResponderExcluir
  2. É melhor prevenir do que remediar

    ResponderExcluir
  3. Link pro desconhecido esbravejando e babando -
    Foi Pêgo na Botija -
    http://bengalasboysclub.blogspot.com/2012/01/entrevista-com-gil-firmino-desenhista-e.html?showComment=1326405395481

    ResponderExcluir
  4. Na entrevista sarcástica MORDE-ASSOPRA o desconhecido pensava lidar com um deslumbrado menininho, NUNCA esperava que rapidamente eu publicasse no blog e divulgasse no facebook, twitterm linkedin e diversas redes ANTES de enviar a ele para que editasse e censurasse como fez com meus posts no blog dele, agora manda e-mails esbravejando pois antecipei - me a ele, aprenda a lidar com as novas mídias ou sai fora carinha, e não se esconda use seu nome verdadeiro como eu faço ! SEJA HOMEM, o que seu pai diria ...

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler sua entrevista, bengala friend.
    Vc é rápido no gatilho e super desconfiado...
    Com lhe disse, via e-mail, não é do meu feitio denegrir a imagem de ninguém ou deturpam declarações. O amigo não está lidando com moleque.
    Pergunto: De que vale eu postar sua entrevista, se vc já a postou aqui?
    Nunca vi tamanho absurdo.
    Mas, fazer o que, né?
    Cada louco com sua mânia.
    Talvez vc esteja acostumado a lidar com o pessoal do setor editorial de baixo nível, mas este não é o meu caso ou a proposta de nossos veículos de comunicação.
    See you later, cowboy!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Acabo de receber ameaça de ação judicial por PEGASUS declarar-se PROPRIETÁRIO do meu texto e ter "COPYRIGHT" , valeu o espernear, rí muito! Como pode ignorar a Convenção de berna e a Lei Nacional de direito auitoral e ainda posar de PROPRIETÁRIO !!!

    KKKKK - Copyright ? Me diz COMO que ele registrou minhas respostas ANTES que eu lhe enviasse ?

    Que coisa triste, deplorável ser SUBJULGADO, ter de ameaçar sem nem saber dos procedimentos, quem tem o Copyright sou eu e provo fartamente pois publiqyuei e divulguei , postei no meu blog, orkut, Facebook, Twitter, Linkedin , Netlog, Sonico e todas as redes, mas mesmo assim sou generoso e magnânimo e autorizo o elemento a re-publicar desde que na íntegra, o que provaria sua "boa fé", adeus e até nunca mais "Pegasus" (um Cavalgadura ou Cavalo alado da mitologia Grega, nascido do sangue da Górgona ou medusa)

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores manifestações de apoio que recebi, esclarecedora!
    "Fiquei muito decepcionado com o Tony. Nunca imaginei que ele fosse assim malicioso, querendo pegar o entrevistado de "calça curta". E essa papo de bengala pra cá, bengala pra lá. Coisa constrangedora pros entrevistados. Te chama de amigo e nem te conhece, coisa que vale pra todo mundo que ele entrevista. Já disse pro Lancelott que é chato ficar ridicularizando os autores com aquelas caricaturas idiotas. Ele desenha os caras detonando, mas faz um autoretrato de superherói galante dele mesmo. Começo a desconfiar que o Tony sempre trata mal assim os outros que entrevista no blog. Acho que a maioria dos autores não se dão conta ou preferem "deixar pra lá", pois nem todo mundo deve ter paciência de brigar na rede. Mas com você ele se deu mal. E você está certo. Parabéns."

    ResponderExcluir
  9. E-mail de Leandro Dias de Cuiabá-

    "pelo que eu vi ele é amigo de patifaria.uma das partes que eu mais gostei foi se tem alguma frustração na vida?a resposta foi genial.."


    Discordo do que foi dito, repudio e nego, bem como antecipo apologias a todos que porventura vejam-se retratados, trata-se de obra de ficção e qualquer semelhança é mera coincidencia.

    ResponderExcluir
  10. Tony26, ameaças a integridade física minha ou de qualquer pessoa, bem como blasfêmias e ofensas com termos de baixo-calão são sempre deletadas de meu blog, tenha netiqueta e tente ser civilizado e mostrar algum respeito para com os comentadores que são nossos interlocutores, obrigado. Passar bem.

    ResponderExcluir
  11. Tony26, sobre BAIXO NIVEL vc postou que :

    - "Talvez vc esteja acostumado a lidar com o pessoal do setor editorial de baixo nível, mas este não é o meu caso ou a proposta de nossos veículos de comunicação."

    ..Ora, como não o conheço vale o "MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR" e o "DIZE-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS" ...

    ResponderExcluir
  12. Volta e meia surge um zumbi do meu passado e vem me trollar , igualzinho vc descreve ! Disse tudo - Gian Danton http://ivancarlo.blogspot.com/2011/08/inveja.html

    ResponderExcluir
  13. Que ASCO - NOJENTO- Recebi este texto-
    "Eu perdi muito do meu tempo me esquentando com o tal famigerado troll...Depois analisando algo que o próprio autor desse blogue aqui falou pessoalmente em visita a minha cidade me vez analisar melhor as pessoas : status quo e modus operandi.... Fui percebendo que trolls em particular agem tudo na mesma linha de raciocínio (conversa manso, sutilmente vai levando pra tom arrogante, começa a desdenhar da pessoa e de seu trabalho , amigos etc ate você revidar, pronto! Você caiu na armadilha dele, ao revidar ele já tem preparado previamente asneiras pra conseguir sua atenção e fazer você dar o que lhe mais precioso pra criar seu trabalho : seu tempo.
    Você se irrita, revida, chinga , sente desistimulado -como foi o caso do Emir Ribeiro que ia desistir do encontro entre Velta e Raio Negro por trollice de quem não tem personagem nenhum, não sabe escrever, nem desenhar e é apenas um parasita do sucesso dos outros.- e ai ele em seu modus operandi consegue o supra sumo dessa maxima : " Nunca discuta com um idiota...ele te rebaixa ao nivel dele e te vence pela experiência" . Aprendi que todos os trolls seguiam essa sequencia sem tirar nem por, é esquisito, está nos genes"

    ResponderExcluir
  14. Li essa matéria por tua indicação e fui atrás da entrevista com o Firmino para entender melhor o enrosco, e putz, como tem histórias distorcidas ali, fracassos contados como se fossem vitórias.
    Camarada, no último FIQ em BH, rolou uma palestra com o Horácio Altuna, e no meio do papo sobre as revistas em que ele publicou, uma guria ao meu lado levantou a revista Porrada Especial #01, na hora o Altuna apontou o dedo e falou: "Essa aí é pirata".

    ResponderExcluir
  15. links de fotos de obras minhas que autorizo publicar- Capa da PORRADA 5 tem GUERRA DOS GOLFINHOS como CARRO-CHEFE na capa.

    Imagens da GUerra dos Golfinhos- http://www.calazans.ppg.br/c_ar10.htm

    Imagens de obras minhas animadas-http://www.calazans.ppg.br/c_ar.htm

    Imagens de obras minhas de uma exposição de dez anos de publicação em grande mídia na gibiteca da prefeitura de sP- http://www.calazans.ppg.br/c_ar03.htm

    Albun HORA DA HORTA- O Livro tem apoio cultural da SBPC, do GTHQ do Intercom, da Cooperativa Barata e do Clube de Pesca de Santos.
    - http://www.calazans.ppg.br/c_ar13.htm

    Revista-Fanzine BARATA capas e animação da barata - http://www.calazans.ppg.br/c_ar11.htm

    FALTA DE FORÇA publicada pela EDITORA ABRIL - http://www.calazans.ppg.br/c_ar07.htm

    PODE USAR AS FOTOS MINHAS DESTE LINK PRA ILUSTRAR -

    http://angeliretratosdavida.blogspot.com/2010/10/flavio-calazans-educador-by-marco.html

    ResponderExcluir
  16. Pois é Niki, CRUMB e Ricard Corben são CARÌSSIMOS, dez vezes mais que o argentino Altuna, o que vc deduz ?

    ResponderExcluir
  17. MODUS OPERANDI AGORA MODESTO E DÓCIL, como Gian explica dos TROLLS _

    Recebi hoje:

    "Boas, bengala friend...


    Estamos preparando, ajeitando, para postar sua entrevista no blog esta semana,
    obedecendo nossa programação.


    OBS: Não costumamos deturpar as respostas dos nossos entrevistados.
    Nosso objetivo é divulgar gente que fez ou faz algo em prol
    das HQs e do setor editorial do país e vc se enquadra nisso.
    Aliás, ter alguém dos eu naipe no setor é gratificante.
    Talvez, por não conhecer o nosso modo de trabalho o amigo
    tenha ficado ressabiado.
    Sempre dou uma mexida nos textos para que o bate papo fique menos
    maçante, mais descontraído. Mas, jamais deturpamos os depoimentos.
    Primamos pela verdade, doa a quem doer.


    Gostaríamos, se possível, ter mais fotos sua, de eventos e de
    algumas páginas de seus trabalhos, fanzine, etc. E, principalmente
    sobre a Guerra dos Golfinhos.
    Assim, podemos divulgar ainda mais seus trabalhos, seus
    feitos e grandes realizações.
    Mas, vamos manter o nível, professor.
    Sem baixaria.


    É óbvio q fiquei p... com sua atitude de postar em seu
    site uma entrevista que seria surpresa, mas acho que esta sua
    atitude impensada é fruto dos preconceitos q vc afirmou ter
    sofrido.


    Esperamos poder contar com a sua colaboração.
    Basta anexar as imagens, para q possamos ilustrar
    o bate papo.
    Só textos essas postagens ficam chatas demais.


    Tenha um bom dia e um grande mano amplexo!
    Muito sucesso!


    PS: É sempre bom fazer novos amigos.

    Tony Fernandes\Estúdios Pégasus - Uma Divisão de Arte e Criação -
    Propaganda e Marketing - da Pégasus Publicações Ltda
    e-mails: tonypegasus@gmail.com - tonypegasus@hotmail.com
    CONTATO: (11) 3337-5520 - (Vivo): 9857-9219 e (Tim): 8395-9885
    SKYPE: tony.fernandes40"

    ResponderExcluir
  18. TONY 26 envia outro e-mail confirmando minha suspeita- já afirma que vai alterar minhas respostas e as perguntas distorcendo tudo!

    "
    Baixei todas as fotos e imagens e devemos postar sua entrevista até amanhã,
    com certeza. Não alterei suas respostas mas, obviamente, fui obrigado a rebater algumas
    de suas irônias, suas contradições e alguns mal-entendidos.
    Sempre dou um tapa no talkie show virtual, para q não fique chato, monótono e
    que acaba parecendo papo de boteco. Daí o nosso sucesso na WEB.
    Nossas entrevistas não são sérias, chatas ou pretenciosas.
    Ao contrário, são uma total descontração e, claro, falo o q penso e
    tb rebato qdo pessoas q não me conhecem supõem q estou esnobando
    ou querendo crescer em cima dele."
    "

    ResponderExcluir
  19. AQUELE QUE SE ASSINA "Tony Fernandes" -

    CONSIDERE-SE NOTIFICADO OFICIALMENTE- DECLARO NÂO AUTORIZAR A PUBLICAÇÃO DE NENHUMA ENTREVISTA SUA COMIGO EM NENHUMA MÍDIA.

    "TONY FERNANDES" Observe a data desta postagem no Twitter, Facebook, orkut, Netlog, Sonico, meu blog e diversas listas de e-mails

    ResponderExcluir
  20. NOTIFICAÇÃO EXTRA-JUDICIAL - CONSIDERE-SE NOTIFICADO OFICIALMENTE- DECLARO NÂO AUTORIZAR A PUBLICAÇÃO DE NENHUMA ENTREVISTA SUA COMIGO EM NENHUMA MÍDIA.

    "TONY FERNANDES" Observe a data desta postagem no Twitter, Facebook, orkut, Netlog, Sonico, meu blog e diversas listas de e-mails

    ResponderExcluir
  21. peço que TODOS a receberem este e-mail divulguem em suas listas de quadrinhistas em meu nome a meu pedido e sob minha responsabilidade, inclusive vc pode postar no meu blog defendendo o editor que prometo não será deletado (não ameaçe ninguém nem use baixo calão, são meus critérios de deletar post) obrigado.

    Fui entrevistado por um desconhecido com perguntas sarcásticas estilo TROLL de morde-assopra , como é melhor prevenir divulguei em meu blog o texto integral , depois o mesmo esbravejou e amea\çou me processar que tinha os direitos autorais das minhas respostas antes mesmno de que eu as enviasse a ele, publiquei e divulguei no facebook, orkut, twitterm sonico, netlog, linkedin etc.. agora 3 dias depois recebi um texto todo editado, com minhas falas cortadas e descontexxtualizadas e em nome de meus direitos morais de autor solicitei que não publicasse ´peço ajuda a todos que testemunharam esta série de maldades e truques maliciosos visando desqualificar-me e denegrir minha imagem que divulguem a versão verdadeira postada antes , obrigado, comentem e opinem. http://calazanista.blogspot.com/2012/01/fui-entrevistado-por-um-desconhecido.html

    ResponderExcluir
  22. Agradeço se repassar este link a todos , assim que ele publicar contra minha vontade vc pode desmascarar mais um editor "daquele tipo", fazendo um serviço aos novos desenhistas, pois DUVIDO que ele me respeite o pedido de não publicar baseado em meus direitos morais de autor, aguarde e verá, obrigado pela divulgação deste caso

    ResponderExcluir
  23. Recebi o texto, perguntas foram alteradas, respostas minhas cortadas, o máximo de falta de respeito e de ética jornalística de alguém que se diz do metier editoriakl e conheçe as leis de imprensa..lastimável, pelo menos sou um bom juiz de caráter, saquei nas perguntas a Trollice e as segundas intenções daí publicar aqui antes de enviar a ele.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Em nome do bom senso, da retidão e da justiça, peço encarecidamente ao Tony Fernades, um senhor, "bengala boy", como o mesmo se auto intitula, a não colocar no ar algo que o seu entrevistado de antemão já afirma, não querer.
    O Calazans, como qualquer outra pessoa tem o direito de ter sua opinião respeitada e suas palavras resguardadas.Sobretudo, por que ele concedeu a entrevista de boa fé, como eu e tantos outros. Ninguém recebeu nada, além da divulgação, nem assinou nenhum contrato de direito de imagem ou de texto. Esse lance do copyright foi "osso" e ameça judicial, na boa pra que?! Vamos respeitar os cabelos e barbas grisalhas (eu já tô quarentinha) e agir como adultos. Desencana, Tony... não leve adiante! Nessa briga, todos perdem e o quadrinho nacional se entristece. Sou solidário ao Flavio Calazans e tenho certeza que você receberá uma enxurrada de e-mails e post contrários se colocar no ar a entrevista só por "birra". "Hombre", sejamos homens e honrados. Só há discussão e briga se os dois quiserem. Chamar Calazans de "louco" só pq ele postou no blog dele, garanto que só não fiz o mesmo pq não tive acesso as questões em tempo real, só depois que foram ao ar. Aqui é a net, a legislação ainda engatinha, mas a justiça está longe de ser cega. Espero mais uma vez que você pondere e dê por finalizada essa situação constragedora e desnecessária.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado Beto, muitos e-mails e posts nas redes sociais solidarizam-se comigo, poucos como vc tiveram a hombridade, ética e coragem de postar diretamente aqui! Agradeço muito , vc reforça minha fé nas pessoas de bem.

    ResponderExcluir
  27. Ivan Ribeiro- " li na integra a entrevista literalemnte o cara se ferrou, nao conseguiu dar sequencia a tentativa de ridicularizaçao...saiu com o rabo entre as pernas..."

    ResponderExcluir
  28. ‎Ivan Ribeiro, como ele não conseguiu me derrubar e eu publiquei antes porevendo falcatruas e fraudes, ele esta editando, mudando as perguntas, censurando minhas respostas e as descontextualizando e vai postar tudo deturpado no blog dele, estou pedindo que ele não publique e que divulguem meu pedido.

    ResponderExcluir
  29. Pode ficar tranquilo Calazans, ninguém vai ver o blog dele, quem é que fica abrindo blog dos outros? Eu não tenho paciência.
    Todo mundo sabe quem você é. Amem-no ou odeiem-no, você não está aí para meios termos. Eu lhe sou muito muito grata, você sabe.
    Beijo,
    Crau

    ResponderExcluir
  30. Obrigado Crau.

    As vezes a gente precisa encontrar quem nos conheçe mesmo.

    Tiras de Jornal do TATUI que sairam por uns 4 anos no jornal CORREIO DE BERTIOGA no Século XX ...algumas republicadas na revista BARATA !

    Esta revista em cooperativa abria portas, era um porfólio, cartão de visita, fui convidado e vendia “strip comics” (tiras de quadrinhos de jornal) políticas CONVIDADO e pago dois dólares a tira ao câmbio do dia para um jornal impresso no formato de toalha de mesa e distribuído nos bares o JORNAL DE MESA em 1980.

    Depois publiquei uns anos de tiras do TATUI sobre emancipação política de Bertioga no CORREIO DE BERTIOGA jornal semanal local, mas prefiro quadrinhos mais longos, a tira exige que o leitor leia muitas pra entrar no clima e sacar os personagens, acho cansativo. (Não pergunte se foram 3 ou 5 anos, não lembro).

    Neste entremeio publiquei quadrinhos em muitas editoras como a EDITORA ABRIL a convite do editor Marcelo Alencar, Porrada da Ed Galão, (Porrada em homenagem ao Poema em linha reta de Fernando Pessoa) onde fui levado por um amigo ilustrador e depois um tal Fimose me telefonou pedindo para comprar HQS minhas em outro endereço e outra editora mas a mesma revista, publiquei mais de mil páginas em revistas alternativas, magazines, zines ou fanzinato, e assim fui construindo uma obra e reputação autoral até ser convidado pelo editor Dario Chaves a BRAZILIAN HEAVY METAL< álbun com os melhores brasileiros, e publiquei em revistas na Espanha França etc..

    Também publiquei a convite na França na Revista A Bouche du Monde, que ganhou o premio de melhor revista no FIBDA (festival de quadrinhos da Argélia, o maior festival de quadrinhos da Africa
    e ela ja foi selecionada 4° vezes em Angoulême um dos maiores do mundo.

    ResponderExcluir
  31. Conforme previsto o talk tony após dar sua palavra de honra que não publicaria a entrevista com pewrguntas deturpadas a publicou assim mesmo, comprovando quem ele é. compare a originakl postada antes e a dele http://calazanista.blogspot.com/2012/01/fui-entrevistado-por-um-desconhecido.html e https://www.facebook.com/profile.php?id=100000375723168#!/note.php?note_id=351539091525333 e a do Toninho Malvadeza- http://bengalasboysclub.blogspot.com/2012/01/entrevista-flavio-calazans-suposto.html

    ResponderExcluir
  32. Tony, como ítalo-descendente considerei de muito mau gosto a legenda da primeira foto- sobre bomba no Coliseu... primeiro que é uma arena romana em Verona cidade do Romeu e Julieta... segundo e o que pegou mal MESMO pra vc é que no caminho do verdadeiro Coliseu tem um muro com o nome de TODOS os italianos mortos na exposão terrorista do metrô, piadinha de muito mau gosto..

    Peço encarecidamente que repasse para a verdade prevalecer

    Conforme previsto fui avisado por amigos que o tal tony após dar-me sua palavra de honra que não publicaria a "entrevista" com perguntas deturpadas ofendendo-me (Crime de Injúria e de Difamação ao dizer que sou um SUPOSTO pós-graduado com Mestrado e Doutorado na USP) ridicularizando-me e cheias de "falácias erga homini", publicou a malfadada e anti-ética entrevista editada e com perguntas trocadas assim mesmo, comprovando quem ele é.


    Por obséquio, compare a original postada antes e a dele http://calazanista.blogspot.com/2012/01/fui-entrevistado-por-um-desconhecido.html


    e https://www.facebook.com/profile.php?id=100000375723168#!/note.php?note_id=351539091525333


    e a "esculachante" EGO-TRIP do "Toninho Malvadeza"- http://bengalasboysclub.blogspot.com/2012/01/entrevista-flavio-calazans-suposto.html


    Peço que leiam e postem NO MEU BLOG seus comentários, podem postar no blog dele mas duvido que ele publique, este tipo tem necessidade de diminuir e menosprezar aqueles que por alguma razão lhes causam inveja, e a deturpação trocando as perguntas e os comenmtários deles nas fotos dizem tudo, pois para bom entendedor, meia palavra basta.


    Como disse uma amiga: "Deixa o carinha espernear e espumar a bílis dele pros 42 leitores do tal blog, FALEM MAL MAS FALEM DE MIM."


    Por hoje chega de alimentar TROLL.


    http://calazanista.blogspot.com/

    http://www.calazans.ppg.br

    ResponderExcluir
  33. EDITORES AFIRMAM NÃO EXISTIR HQ DE AUTOR, quadrinhista é empregado pra obedecer. Amigos me avisaram do retorno de um editor de quadrinhos entrevistado num blog, postei lá algumas perguntas (Ele tem contratos com Crumb e Richard Corben para provar sua idoneidade frente aos autores ) e tive posts apagados, fui convidado por um desconhecido alegando chamar-se TONY propondo entrevistar-me, sobre minha carreira, Ora, como as perguntas eram ironicas, algumas ridículas e outras claramente oensivas, postei no meu blog e em nota aqui no Facebook antes de enviar ao tal TONY, que enfureceu-se. Eu desconfiei de Troll e que deturparia as perguntas e editaria as respostas, pedi que não publicasse assim que ele, a meu pedido, enviou a entrevista COM PERGUNTAS TROCADAS fazendo com que eu pareça não dizer coisa com coisa e ainda censurou trechos das minhas respostas, como ele comprometeu-se a não publicar e deu-me sua palavra de honra , esqueci o caso..olhem as datas dos posts... Hoje vários amigos me avisaram que a entrevista está no blog dele com todas as distorções e falta de ética possíveis, mudando as perguntas e deixando minhas respostas como um desvairado contraditório... Ele TONY e o editor José Gilberto Lourenço Firmino em entreviosta no mesmo blog afirmam NÃO EXISTIR hq de Autor e que quadrinhista é empregadinho para obedecer sem direitos. Este resume tudo , resta ler e comparar as entrevistas, por favor comente no meu blog e cole no dele, vamos ver se ele publica ! Obrigado

    ResponderExcluir
  34. "Sua entrevista jamais será publicada"

    PALAVRA DE tony VALE UM FIO DE BARBA ?

    - Citando tony fernandes :

    "Bom dia, afinal já passou da meia-noite.Acabei de chegar de um lauto jantar com amigos e acabei de ler um monte dee-mails desesperados do nobre amigo, assim como do amigo Beto Potyguara.Achei um absurdo vc envolver outras pessoas nesse rolo todo, que vc mesmo consegue fazer sozinho. Nunca vi coisa igual.
    Mas, lhe disse, como é de costume, que mandamos o resultado final para os entrevistados,para aprovação,

    como não aprovou, fique tranquilo, amanhã mando deletar tudo.

    Faço isso, não por causa de suas ameaças mas, sim, porque é de praxe este nosso proceder. Se o entrevistado não aprovou: Lixo com ele. Não tenho culpa se seu papo é sem nexo e cheio de contradições.Apenas fiz observações sobre isto, pois todos iriam acabar notando.
    Mas, sem problema, bengala friend. Durma em paz.

    Sua entrevista jamais será publicada.


    Uma ótima sexta e um grande final de semana."

    Tony Fernandes\Estúdios Pégasus - Uma Divisão de Arte e Criação -Propaganda e Marketing - da Pégasus Publicações Ltdae-mails: tonypegasus@gmail.com - tonypegasus@hotmail.comCONTATO: (11) 3337-5520 - (Vivo): 9857-9219 e (Tim): 8395-9885SKYPE: tony.fernandes40
    VISITE OS NOSSOS BLOGS E DIVIRTA-SE:
    http://bengalasboysclub.blogspot.comhttp://tonyfernandespegasus.blogspot.com
    PORTFÓLIO: http://tonyfernandespegasus.blogspot.com/2011/08/estudios-pegasus-o-nosso-negocio-e.html

    ResponderExcluir
  35. Tony, se eu tivesse direito de resposta mostraria que não há contradição (nada contra a Dialética ou a Lógica Paraconsistente) , eventos agrupavam arte postal e ZINE abrevia MAGAZINE, em françês (uma lingua , um idioma falado numa parte da Europa) Zin abrevia MagaZINE, revista, e eu disse que recebi relefonema de um operário da Galvão pedindo para comprar mais HQs, todas as CONTRADIÇÕES vc criou, bem como usar uma foto medieval para dizer que venero imagens de gatos como gurus e ofender todos italo-descendentes com piadinhas de mau gosto sobre os morrtos no atentado a bomba do metrô de Roma no caminho do Coliseu,entre outros absurdos e aberrações.

    ResponderExcluir
  36. "É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não
    se compreende, insultar o que se inveja."

    Honoré de Balzac
    1799 - 1850
    escritor francês, notável por suas agudas
    observações psicológicas; é considerado o fundador do
    Realismo na literatura moderna

    extraído de "Serafita"

    ResponderExcluir
  37. ‎"OFELIANO DENUNCIA (CENSURADO) .Já aqui falámos sobre o conflito que
    (censurado) da Editora Vidente-revista Porrada manteve com o
    artista-estudioso Flávio Calazans a propósito da falta de ética do primeiro, a
    escusar-se a devolver os originais previamente publicados..isto após recusar
    pagar o autor-vide Bedelho de 14 de fevereiro de 1991.Pois bem, o jovem e
    consagrado desenhador Ofeliano de Almeida, de quem a Meribérica editou
    recentemente o álbum Leão Negro escreveu-nos esta sugestiva carta: 'Sou
    quadrinhista a dezoito anos e o que me fez escrever foi a denúncia de Flávio
    Calazans daqui do Brasil, autor de A Guerra dos Golfinhos (...) venho pois somar
    às denúncias de Calazans, este um de nossos mais brilhantes roteiristas e dono
    de um traço de uma simpatia e espontaneidade invejáveis, artista e fanzinista
    merecedor de respeito. Fico muito revoltado de ver gente do gabarito de Calazans
    cair nas teias do desclassificado (CENSURADO), um dos piores oportunistas de nosso
    mercado de HQ, editor mentiroso e ladrão (...) (CENSURADO) não costuma mesmo
    devolver originais aos artistas (...) costuma sim destratar os novatos com
    termos grosseiros (...) (CENSURADO) é o típico quadrinhista frustrado e medíocre,
    que passou para o outro lado da mesa, virou editor (...) aliás, esta tem sido há
    muito a desgraça do nosso quadrinho (editores que são artistas frustrados) (...)
    são pouquíssimos os profissionais que denunciam, preferindo até publicar de
    graça, mas publicar (...)'. http://groups.yahoo.com/​group/nphq-intercom/​message/124

    ResponderExcluir
  38. Áquila non captat muscas: A águia voa tão alto, que não se presta a capturar mosquitos. O sentido era não se abater por coisas pequenas.

    ResponderExcluir
  39. Obrigado pela resposta Ota, eu tina outro e-mail seu que perdi ao formatar um HD, foi bom ter vc agora no gmail, não envio muita coisa, raramente escrevo algo sobre HQ, mais cinema , viagens, simbologia, como pode ver no meu blog .



    No meu caso, amigos avisaram que Fimose estava numa entrevista deste blog com 48 seguidores, postei lá se ele tinha contrato do Crumb, Richasrd Corben, e mEU (Publicou material meu e até hoje espero pagamento, e só obtive devolução dos originais graças a um escritor de horoscopo que frequentava a casa-editora do Fimose.



    O Tal Tony Deletou minha pergunta.



    Enviei outras e links.



    Ele veio com esta de me entrevistar, como as perguntas eram morde-sopra desconfiei de má-fé e publiquei antes no meu blog na íntegra e divulguei em facebook linkedin, sonico, netlog, orkut etc..



    O tal Tony ficou furioso, espumando.



    Depois enviou outro e-mail mansinho, e disse que DAVA UM TAPINHA nas entrevistas.



    Pedi para ver e autorizar antes de ser publicado, e como eu suspeitava, mudou as perguntas (vc teria que abrir ou imprimir o blog dele e o meu juntos pra conferir - olhe a data da minha postagem.



    Em nome dos meus DIREITOS MORAIS de autor solicitei que, como ele prometeu, NÃO publicasse, eu não estava de acordo com aquela forma asnti-ética dele tentar me fazer passar por louco ou me diminuir, e considerei DIFAMATÓRIA e INJURIOSA (Código Penal) a forma como sou ridicularizado e ironizado na entrevista, como parece que nao respondo as perguntas (feitas depois) e me chama de aloprado, etc..



    Como Editor experiente vc sabe que, no mínimo por respeito, n~çao deveria ser publicada, ele garantiu-me que seria deletada e nunca publicada.



    Hoje recebi 4 e-mails avisando que ela entrou no ar com dara retroaticva de sexta feira passada (meu post no meu blog é muito anterior).



    Trata-se de respeitar um autor e teórico de quadrinhos, tenho livros publicados como HISTORIA EM QUADRINHOS NA ESCOLA da Ed PAULUS em segunda ou terceira edição ANTERIOR aos outros livros que ensinam professores a usar de hq para ensinar, e quadrinhos publicados na Abril e Tiras desde 1980 no JORNAL DE MESA (tenho os jornais e xerox dos recibos e cheques pois na época tentava entrar no sindicato como jornalista ilustrador) e tiras do TATUÍ no jornak CORREIO DE BERTIOGA por 3 a 5 anos (não recordo, era semanal aqui em Bertioga).



    Mesmo que eu não tivesse uma história , como a "Cartilha de Direito Autoral da AQC" com capa do SPACCA (ele pode te confirmar) , como roteirista e desenhista de quadrinhos mereço respeito, como teórico de quadrinhos (Criei o GTHQ- Grupo de Trabalho em HQ no Congresso de Pesquisa INTERCOM e o coordenei por alguns anos e lançamos um livro pela USP "HQ no Brasil- Teoria e Prática" com textos de Gian Danton e Edgard Guimarães entre outros.



    Esta é uma questão de tratamento ético e dignidade, de profissionalismo.



    Não fui tratado com profissionalismo e as duas versões da entrevista o provam , esta é a bandeira que levanto aqui.



    Perdoe ter te incomodado, agora vc sabe minha versão deste ocorrido , desta entrevista que, no meu entender, ofende a todos nós quadrinhistas.



    Obrigado pela paciência em ler.

    ResponderExcluir
  40. AQUI O TRECHO QUE MOTIVOU-ME A POSTAR:

    http://bengalasboysclub.blogspot.com/2012/01/entrevista-com-gil-firmino-desenhista-e.html


    "Tony 25 - Vida de dono de editora pequena é foda. O pessoal pensa que é moleza administrar
    buchas e ainda ser artista... Entre os autores há
    muitos narcisistas, muito vedetismo e
    até desacordo entre eles. Sua equipe
    trabalhava em harmonia ou você alguma
    vez teve que lidar com desavenças entre eles?

    FIRMINO: Não porque a minha postura com todos
    sempre foi profissional. Deixava claro desde o início
    que autor não era artista e sim um trabalhador
    como todos os outros sujeitos à lei trabalhista
    com direitos e deveres. E que, as HQ's não
    eram "obras" de arte e sim produtos comerciais (...)

    ResponderExcluir
  41. Sobre esta entrevista DETURPADA tem comentários no meu blog e duzias de e mails como da Patricia - "nao esquente com isto sabe o que penso?a vida é dura sim... mas é muito mais dura para quem agride, e sabe pq?pq estes sim estão revoltados, frustrados e nem sabe para que direçao vão, infelizmentevc é vc, o cara... e pronto, acabou...as pessoas fazem isto, Calazans , ofendem por não serem melhores e vc é vc então não ligue para nada disto, sempre existirão os piores, os ofendidos mas pessoas de bom carater estarão sempre ao seu lado."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DOUTOR ESTRANHO na coleção de historias em quadrinhos de Flávio Calazans