Quadrinho de Calazans na QUADRECA da ECA - USP, número 9, de 1984.

Flavio Calazans - "Eu tive a satisfação de ver minha Historia em Quadrinhos filosófica "SOMBRIA" publicada na revista "Quadreca"- revista de quadrinhos de autor experimentais da ECA USP, número 9, de 1984.

A revista foi criada pela bibliotecária Sonia Maria Bibe Luyten e estava sendo editada pelo Dr. ANTONIO LUIZ CAGNIN.

"SOMBRIA"- roteiro e desenho de Flávio Calazans,

"SOMBRIA"- roteiro e desenho de Flávio Calazans,

"SOMBRIA"- roteiro e desenho de Flávio Calazans,



E então, gostou da HQ ?

Curtinha em 3 páginas e rapidinha de ler !

Texto bem leve e coloquial, em poucas linha e bastante espaço para não cansar enquanto diz tudo unindo imagem desenhada com o monólogo interior do personagem !



Coleção da revista "QUADRECA" no acervo e espólio Flavio Calazans.
.

Flavio Calazans e o Professor doutor Antônio Luiz Cagnin


Flavio Calazans e a bibliotecária que criou a "QUADRECA" Prof, Dra. Sonia Maria Bibe Luyten.


Já faz 36 anos - e olha que lá dentro da ECA USP ninguém disse nada e me deixaram publicar uma HQ na qual o personagem fica DESILUDIDO e abandona o marxismo !

Imagine tentar isto hoje, com os professores TODOS aparelhados ensinando Gramsci e alunos massa de manobra a serviço cego da "ideologia" e suas certezas inquestionáveis e palavras-de-ordem!

É um imenso prazer ver uma HQ minha já com 36 anos de idade ainda viva e atual e despertando tanto interesse e tamanhos debates apaixonados!

Comentários

  1. Adorei a HQ! Maravilhosa!!! Essa é uma daquelas histórias que você lê e pensa: "Caramba! Queria ter escrito essa HQ!" Parabéns, Flavio Calazans!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fiquei comovido com teu comentário Sandro Leonardo!

      Excluir
  2. Desde 1994 tive a oportunidade de conhecer Calazans e sua arte . Me ensinou o verdadeiro espirito de pesquisa durante a Universidade, o ir à busca, que saia da sombra das arquiteturas e fora da caixa branca. A inportancia de buscar a luz do conhecimento além fronteiras e tirar prova dos contrarios. A importancia da flexibilidade do pensamento e autonomia crítica. Sempre bom recordar. Mestre que tanto fazia sucesso com seu jeito diferente de lecionar, recheado de humor, empatia e um modo especial de trabalhar a curiosidade dos alunos pelos temas abordados em suas aulas. Criatividade sempre foi sua marca. Grata pela mediação dos caminhos na Arte e noções da semiótica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço este lindo e comovente depoimento, fico encabulado assim !

      Excluir
  3. Foi uma das primeiras HQ's que li de MEU MENTOR CULTURAL Calazans isso lá na metade dos anos 80 e uma das que mais me marcaram, na epoca eu engatinhava pelo anarquismo e essa história me trouxe uma bova perspectiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é uma satisfação e um privilégio saber que pude te tocar com minha mensagem de liberdade!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE