REVISTAS COM QUADRINHOS DE FLAVIO CALAZANS suɐzɐlɐɔ™ "Calazans zans zans" ©

Desenhista Free-Lancer
atuando profissionalmente no mercado editorial desde 1981 ,
seu primeiro quadrinho profissional foi vendido por dois dólares e publicado no "JORNAL DE MESA" em SANTOS, tiras (strip comics) DE QUADRINHOS .
Criou e coordenou a COOPERATIVA BARATA ,
editando em cooperativa a REVISTA BARATA, em Santos,
número ZERO colocado a venda em 31 de outubro de 1979, em mimeógrafo a álcool e depois off set, publicada por mais de 20 (VINTE) anos e sendo considerada "CULT" por Fernando Vieira , crítico de quadrinhos de Portugal (Europa), a revista representou o Brasil em exposições de Histórias em Quadrinhos, de Revistas Independentes e Alternativas, Fanzines e Arte Postal em Espanha, Cuba, Portugal etc.
Requisitada para acervo pela BIBLIOTECA DO CONGRESSO USA, DIETA JAPONESA, BEDETECA de LISBOA, Casa da XUVENTUDE de Ourense-Espanha, Fanzinothéque de Poitiers-França, Museu de Bande dessinée de ANGOULÉME-França, e diversas Gibitecas no Brasil como GIBITECA HENFIL de João Pessoa-Paraíba, GIBITECA HENFIL de São Paulo, Gibiteca Marcel Rodrigues PAES de Santos, etc.
Esta revista sempre foi vendida em Universidades, sendo o contato direto dos produtores com os leitores em feedback imediato a causa do rápido amadurecimento e aperfeiçoamento de técnicas e propostas dos autores (como fazem as revistas laboratoriais) em uma contínua investigação de linguagem por mais de 20 anos, de cuja pesquisa experimental resultou um tipo de Quadrinho-poster, desconstrução narrativa, anti-linearidade, parataxe - uma nova poética de imagens na velocidade subliminar de um video-clip; mixando a BD européia com os Comix dos USA e o Mangá do Japão. Autores de quadrinhos que fizeram sua estréia na BARATA depois publicaram profissionalmente em grandes editoras como ABRIL e revistas como HEAVY METAL.
BARATA é citada no livro "O que é fanzine", de Henrique Magalhães (p. 27 e 59), Editora BRASILIENSE coleção PRIMEIROS PASSOS.
"FALTA DE FORÇA" publicada na Editora ABRIL, revista Aventura e Ficção número 19,
"UASCA" Publicada no àlbum comemorativo "BRAZILIAN HEAVY METAL" Criador, Fundador e Coordenador do Grupo de Trabalho “Humor e Quadrinhos” no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizando e selecionando artigos científicos de doutores desta linha de pesquisa de 1995 a 2000, o PRIMEIRO grupo de pesquisa de quadrinhos oficial no Congresso de Comunicação
INTERCOM.
Organizador do livro com pesquisas do GTHQ - Histórias em Quadrinhos no Brasil: Teoria e Prática. São Paulo, INTERCOM/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, GT Humor eQuadrinhos, 1997. (Coleção GTs INTERCOM, v. 7) (Organizador) ISBN 85-900400-1-1
Troféu Risco de melhor Argumentista-Roteirista de quadrinhos do Brasil, 1988 entregue por JOACY JAMYS em São luiz do Maranhão.
Jurado na I BIENAL DE HQ DO RIO , Rio de Janeiro, 1991.
Eleito Diretor Executivo da AQC, 1987 onde escreveu e publicou a "CARTILHA DE DIREITO AUTORAL DA AQC" , PRIMEIRO livro sobre Direito autoral específico dos Quadrinhos do BRASIL publicado e distribuído pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP), 1986 onde prestou CONSULTORIA de DIREITO AUTORAL .
Escreveu "Histórias em Quadrinhos na Escola" - TERCEIRA edição, editora PAULUS São Paulo, ISBN 85-349-2140-7 . PRIMEIRO livro do Brasil sobre o uso de quadrinhos para ensino em escolas . No Instituto de Artes da Unesp projetou e implantou o “Núcleo de Pesquisa e Produção de Histórias em Quadrinhos de Autor”, noticiado no Jornal da Unesp de julho de 1997, número 115, página central, mobilizando alunos do primeiro ano à pós, cujo resultado foi o lançamento nacional da revista de quadrinhos de arte a quatro cores, circulação nacional ( em todas bancas de jornal e livrarias), tiragem de 12 mil exemplares com impacto midiático estimado em 60 mil leitores indiretos, aprovada pelas leis municipal e federal de incentivo a cultura, obtendo patrocínio e anunciantes por interessar comercialmente à comunidade, revista “Fêmea Feroz” ( ISSN 1415-0255).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE