Filme de hoje é "MIDSOMMAR : o mal não espera a noite" - semelhante ao clássico "O homem de Palha"



O filme de hoje tanto poderia ser classificado como de Folclore celta-nórdico quanto de Terror.

"MIDSOMMAR : o mal não espera a noite"

Três amigos vão pesquisar no Norte da Europa para seus mestrados, um deles é nativo.

Acabam tendo de levar a namorada carente e depressiva de um deles junto.

Na terra do Sol da meia noite fica escuro apenas algumas horas, e sob o estresse desnorteante de dias de 20 horas participam de um Festival meio druidico com cinco dias de festividades.

Segue -se um crescendo de costumes pré romanos e de muito antes do cristianismo chegar ai Norte da Europa ; mostrando o quanto arraigada é a fé nos antigos deuses, incluindo homenagens a YMIR ; o gigante gelado primordial de antes das raças dos deuses vanires e aesir (entre os aesir famosos temos Odin e Thor, popularizados nos gibis infantis da Marvel e nos filmes censura livre das matinês e sessão da tarde como "Vingadores").

Ymir foi chacinado pelos aesir e de sua carne foi feita a terra, de seus ossos foram feitas as pedras e de seu sangue de gelo foi feita a água, ou seja, vivemos sobre o cadáver de Ymir (teologias similares há na mesopotâmica com Tiamate e no extremo Oriente também. É o mito do Deus partido oh esquartejado como Osíris, no Brasil este arquétipo é manifestado em Tiradentes esquartejado e seus pedaços espalhados pela estrada até a capital).

O filme é delicioso ao mostrar a tradição de usar sangue vivo e quente ativando Runas , bem no início das festividades (cena do poster do filme na Europa abaixo) e meio "gore" em certas cenas de violência explícitas.

SPOILER - não Leia este parágrafo abaixo ; pule - o.

Eu acho que pela primeira vez no cinema vi a "Morte da Águia", tortura mortal lenta viking, na qual as costelas são quebradas pelas costas perto da coluna vertebral abrindo-as como asas ; e os pulmões são puxados saindo para fora do tórax, assim o inflar e desinflar dos pulmões respirando e agonizando tambem parece o bater de asas .

Para quem gosta de simbologias até recorda um pouco o clássico filme "O homen De Palha" ; o qual versa sobre o mesmo conjunto de crenças dos druidas e suas danças e canções que nós também ainda mantemos nas nossas festas juninas .

E neste MIDSOMMAR há até uma reunião com o "HOMEM VERDE" de galhos de arbustos saindo da boca e orelhas, o "DEUS CORNUDO" com galhada de alce ou cervo, o "BOBO" ou rei por um dia, e o "URSO" ou homem ancestral das cavernas, entre outros.

Embora seja um pouco violento para a sensibilidade média, e seja bem explícito, é um respiro novo e original entre os cansativos clichês do gênero Terror ou os repetitivos zumbis entediantes.

Vale a pena por ter ousado ser diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE