SIDARTA da Gorrion- uma revista de quadrinhos RARA que você nunca vai ter

"SIDARTA", revista de história em quadrinhos da editora Gorrion publicada em 1973, é uma revista em quadrinhos filosófica e poética na tradição de vanguarda de "SAGA DE XAM", DRUILLET e JIM STERANKO...

texto espalhado em pontuação espacial em um estilo tal qual uma prosa poética; e arte desafiando a composição da prancha de cada página em um poster dinâmico com simultaneidade de leitura semiótica (termo criado por Décio Pignatari para a diagramação plástica de Druillet e Crepax) .

Extremamente rara e pouco conhecida, esta obra SIDARTA desmente os "acadêmicos" encarcerados em suas cátedras universitárias,

solipcistas zurrando que eles sozinhos criaram um novo gênero narrativo chamado (sim por eles mesmos auto batizado) de "fantasia filosófica"

quando autores como este da obra SIDARTA, Druillet, Jim STERANKO, César Lobo e Henry Jaepelt já produziam neste estilo décadas antes deles pararem de imitar sem a menor vergonha o Neil Adams!

E ainda por cima os mentirosos e usurpadores se dizem budistas e vegetarianos- bem. HITLER era vegetariano como eles...Faz-nos rir a falta de senso de ridículo

SIDARTA


Vergonha alheia destes safados plagiários "inteligentinhos" que se fazem valer do pouco conhecimento e repertório restrito dos jovens desenhistas de Histórias em Quadrinhos HQ para se fazer de "gênio incompreendido da vanguarda criativa cósmica pós-humana desumana"!

Da série "Gibis raros que você não tem nem nunca vai ter".

Coleção Calazans - Flávio Calazans

Segundo o colecionador João Antonio Buhrer de Almeida :

"Este Gibi é praticamente um mistério mesmo para mim, que o possuo! O gibi simplesmente não tem identificação nenhuma, nem na capa ou em qualquer página de seu interior sobre quem seria seu autor. Não há sequer uma assinatura do desenhista em canto algum da história. Eu tenho um pressentimento que o artista é o SIAN, paulista que estudou na faculdade Mackenzie, onde fez parte do núcleo de quadrinhistas de lá e colaborou na famosa revista Balão, produzida pelos alunos do Mackenzie. Também publicaram no Balão seus contemporâneos Paulo e Chico Caruso, Miadaira, Flávio Del Carlo e Luiz Gê, entre outros, na época todos jovens rapazolas em início de carreira. Mas é só especulação! Na verdade não tenho como ter certeza nenhuma do autor dessa misteriosa revista, pois já revirei a internet de ponta cabeça e nada achei sobre tal publicação. O que posso garantir e que se trata de uma HQ existencial típica daquele período, daquele rescaldo da década de 1960, da filosofia Hippie. Todo aquele misticismo da tal Era de Aquárius, muito na cola de "O Karma de Gaargot", de Sérgio Macedo"

(Depoimento de João Antonio Buhrer de Almeida no blog - https://www.bigorna.net/index.php?secao=arquivosincriveis&id=1289154041)

Sem querer corrigir o grande colecionador e amigo pessoal meu, João Antonio Buhrer de Almeida , entretanto, salvo melhor juízo, no meu entender e falha memória a tal revista "BALÂO" teria sido um fanzine pago com dinheiro público e impresso na gráfica da FAU USP.

Todavia concordo que o traço lembra um SIAN desenhando apressado e sem esboço.

A revista do mackenzie teria sido a "CAPA" onde estreou o Gualberto Costa.

Comentários

  1. Somente achei dois links com a revista SIDARTA -

    https://www.bigorna.net/index.php?secao=arquivosincriveis&id=1289154041

    e

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/sidarta-n-1/si045100/90086

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Luiggi, agradeço, a única referência a poeta potiguar NENN ligada ao Poema Processo que encontrei foi aqui, https://issuu.com/casadasrosas/docs/cr_circulado_dez2019_issuu

      E não achei o link do blog do Buhrer no qual cita a autora, vc pode me ajudar?

      Prezado João Antonio Buhrer de Almeida, estou preparando uma série de vídeos e o Luigi Rocco disse que o senhor tem informações sobre a autoria da revista SIDARTA da Gorrion ser de uma poeta potiguar NENN, peço um link ou - seria melhor- seu depoimento escrito para melhor completar as informações sobre a revista e não cometer omissões nem injustiças, prestando um melhor serviço à pesquisa e memória da hqb , obrigado.
      Calazans

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Luzia, ainda tem o exemplar? pode entrar em contato comigo pelo73 998285161

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE