-"Calazans, como pesquisador, o que você acha da arte dos quadrinhos hoje com uma certa predominância de autores de esquerda?"



Robson Mendes, vc indaga minha opinião, enquanto pesquisador da nona arte ou quadrinho de autor, sobre o número de artistas doutrinados pela ideologia marxista-stalinista (hoje esta doença ou falsa noção é aqui dissimulada sob o termo "Bolivariana" cujo resultado é Venezuela de Maduro e Cuba).

Agradeço sua pergunta instigante e provocadora, achei bem estimulante!

(Ofereço de consolo um pirulito vermelho para o artista infantil que cai na esparrela da ideologia rubra)

.. Bem, salvo melhor juízo, ao meu ver a arte em pouco ou quase nada é afetada por desenhistas serem de esquerda, pois anatomia e perspectiva ou palheta cromática continuam tão boas ou tão ruins, somente os muito, mas MUITO criativos mesmo ainda conseguem fazer uso ideológico reduzindo a arma de propaganda os enquadramentos e colorização , todavia mesmo estes fazem um esforço em vão e fútil conforme demonstração que explanarei a seguir....

Muito pior do que a arte do desenhista , o que é de se lamentar MESMO é que roteiros engajados viram panfletos de mera propaganda política rasteira e de curto prazo...meros panfletos descartáveis.

Obras produzidas sob encomenda de um programa ideológico autoritário e centralizador , obras atendendo a uma agenda de Gramsci de "aparelhamento" (marxismo cultural) a serviço de "palavras de ordem" e slogans mandados repetir nesta semana pelos caciques dos partidos vermelhos (PT, PSOL, PCdoB, PDT etc.)

E esta tragédia é o que faz de tudo produzido mera obra datada que perde a mensagem e se torna descartável em pouco tempo, vida util cultural de curto prazo, reduz tudo a charge editorial jogada fora com o jornal de ontem.

...um país cujos artistas caem na armadilha socialista nada produz de durável ( pesquise o poeta da URSS Vladimir Vladimirovitch Maiakovski (em russo: Владимир Владимирович Маяковский) que cometeu suicídio ao conscientizar-se do regime comunista-socialista a cujo serviço empregou seu talento pervertendo sua obra)

(exemplificando como comprovação a Argentina Mafalda do marxista e chargista Quino, que fez tanto sucesso, a maioria das histórias e quadrinhos dela tratam da OLP e perderam toda graça e sentido para o leitor de hoje tornando a obra desinteressante e reduzindo suas republicações o que em breve vai a relegar ao total e completo esquecimento do público em geral, somente sendo ainda conhecida por meia duzia de pesquisadores e colecionadores criteriosos e dedicados)

...basta pesquisar nas artes do Brasil quantos filmes de cinema, quantas peças de teatro, quantos livros e quantas canções da MPB são de sucesso e comentadas pelo povo na rua

...tudo torna - se descartável e modismo passageiro deste semestre a servico da pauta politico eleitoral desta semana ...e nós os esquecemos a seguir

...por acaso há um dramaturgo celebrado e de sucesso que todo mundo conhece como foi Nelson Rodrigues montando peças hoje?

- Existe algum personagem de empatia popular adorado como o "Amigo da onça" ou o anterior "Juca Pato" desde a patrulha ideológica coaptar nossos quadrinhistas e chargistas?

- Alguma série de streaming ou TV de sucesso popular como "Vigilante Rodoviário"?

- Algum filme de cinema como os de Mazzaropi?

Triste é a nação cujos artistas caem no sofisma do socialismo autoritário..produzem obras rasas e descartáveis sendo relegados ao esquecimento.

Esta é minha opinião que você pediu Robson.

- Estatueta de Camile Claudel com mulheres fofocando...

A arte engajada dura menos tempo na nossa memória que uma fofoca ou rumor, ou uma fake news desmascarada em poucas horas pelas redes sociais na Internet..

nunca foi tão adequado o provérbio "mentira tem perna curta".

A energia dispendida em vão pelos chargistas a serviço destas palavras de ordem e pautas de Gramsci (marxismo cultural) faz deles autores distantes do WolksGeist e descartáveis..

reduzem-se a ser mera massa de manobra de políticos ambiciosos e corruPTos.



FLAVIO CALAZANS Doutor pela ECA USP e Livre Docente pela UNESP.

Post Scriptum-

A esquerda perdeu o controle da "narrativa" e está enfrentando um líder popular de direita carregado nos ombros pelas multidões e que sobreviveu ao atentado com faca do militante vermelho .

Pois isto, a popularidade de um líder assumindo proporção MITOLÓGICA de inimigo do marxismo e seus corruptos desespera os militantes fracos de caráter e sem firmeza de convicções , desiludidos que presenciaram a queda do muro de Berlin após Chernobyl e o tráfico final fracassado com a dissolução derrotada da URSS....

tendo agora de recorrer ao financiamento de FARC e Narco-socialismo e testemunhando o êxodo dos pobres e toda população mais economicamente vulnerável (que a ideologia falida diz defender) que fogem da Venezuela pobre e miserável de Maduro.

O sentimento de derrota ao presenciar fotos noturnas da Coreia do Norte e os índices de altura, peso e expectativa de vida comparados Coreia do Sul, a Cuba como ilha sem barcos pesqueiros para a população não fugir para Miami, os escândalos de corrupção da esquerda marxista Por todo mundo e a rejeição em massa nas urnas (vide a fragorosa e acachapante derrota eleitoral de Dilma e Suplicy) tudo isto só mina as cenas deles com fatos...

Leva o militante a perceber-se como do lado errado da história, historicamente DERROTADO e FRACASSADO e assim perde, pouco a pouco, a vontade de lutar pela ditadura do proletariado...

Este rancor desencadeia a avalanche histérica e desmedida de fake news que desconsidera a velocidade das mídias sociais onde mentira tem perna curta e dura no máximo 24 horas.

O desespero corrói os estratagemas e só lhes sobra falácias erga homini e espernear insultando todo mundo o que somente aumenta ainda mais a rejeição entre o eleitor...um círculo vicioso masoquista da fase anal auto-destrutivo e patológico !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE