PELLUCIDAR na Coleção Calazans (Teoria da Terra Oca)

"Pellucidar" foi criada Edgar Rice Burroughs (1875-1950), criador de "Tarzan", "John Carter de Marte" (22 livros), "Carson de Vênus" e outros,
PELLUCIDAR ("At the Earth core") teve sete romances publicados de 1915 a 1963, baseada nas teorias da terra oca que inspiraram o clássico de Julio Verne "VIAGEM AO CENTRO DA TERRA" (1864) com o personagem espeleólogo ARN SAKNUSSEN.

A Teoria da Terra Oca é antiga e atrai a muitos cientistas, um de seus primeiros defensores foi Edmund Halley, que lançou sua versão da teoria no século 17. Halley foi o mesmo cientista respeitado que calculou corretamente a órbita do Cometa Halley, que por isto mesmo leva seu nome!

O matemático suíço Leonhard Euler também criou sua própria teoria que nesta Terra Oca haveria um sol de quase 1.000 km de extensão, que ofereceria luz e calor aos habitantes da região. O matemático escocês Sir John Leslie diz haver DOIS SÓIS na terra oca!

A Teoria da Terra Oca também está relacionada com o surgimento de uma seita esotérica — a Sociedade Vril —, tendo como membros vários integrantes dos altos escalões do exército nazista , até corre uma história de que Hitler teria enviado uma expedição à Antártida para explorar o mundo subterrâneo ! No livro "Vril – The Power of the Coming Race" (“Vril – O Poder da Raça do Futuro”), de Edward Bulwer-Lytton: uma civilização avançada fugiu do "Dilúvio Bíblico" entrando por cavernas até o centro da terra que é oco.

Outras sociedades secretas falam de AGARTA o mundo iniciático no interior da terra, um tipo de paraíso como a ilha que afundou "Atlântida"(citada até pelo filósofo grego Platão) , o contiunente perdido paradisíaco viking "Hy-Brazil", Continente afundado de "Lemúria", Continente afundado de "MÚ", Etc..etc..etc..

Cultos esotéricos derivados da Sociedade Thule (arianismo nazista) e outras debatem esta teoria da Terra Oca e há até hoje inúmeros livros e páginas da Internet discutindo mapas , geografia e as raças e espécies de flora e fauna da terra oca !

Helena Petrovna Blavatsky, fundadora da "Sociedade Teosófica", também escreveu sobre o tema Terra Oca em dois trabalhos clássicos: Ísis sem Véu (Editora Pensamento, 1995) e A Doutrina Secreta (Editora Pensamento, 19790.

Na "Antiga e Mística Ordem Rosacruciana", ou "Ordem Rosacruz", o frater Spencer Lewis na obra "Lemúria, O Continente Perdido do Pacífico" (Biblioteca Rosacruz, 1945) explica detalhadamente como que os sobreviventes de uma raça submersa no antigo continente de Lemúria estariam morando no interior do Monte Shasta, no norte da Califórnia.

E olhe que esta hipótese já havia sido aventada no século 19 pelo biólogo Ernest Haekel, segundo o qual Lemúria era o lar hipotético do Homo sapiens original.

O grande ocultista Guy Warren Ballard (sob o pseudônimo Godfré Ray King) em 1930 escreveu o livro "Unveiled Mysteries" (Mistérios Revelados), ele explica que quando estava no Monte Shasta, um estranho chegou e lhe ofereceu uma suspeita bebida cremosa .

Após bebê-la, Ballard viu espiritualmente que o homem era o próprio "conde de Saint Germain", o mestre imortal , ALQUIMISTA, CABALISTA, ASTRÓLOGO, TAROLOGO, QUIROMANTE, ETC.. que até teria vivido no Tibete.

Guy Warren Ballard foi com o imortal Saint German visitar extraterrestres que viviam abaixo da superfície na TERRA OCA. e Nas montanhas de Grand Teton, no Estado norte-americano de Wyoming, Ballard afirma ter assistido a uma conferência com outros 12 mestres venusianos, alienígenas, extraterrestres do Planeta Vênus, E REVELOU A CONTINUAÇÃO DESTAS VIAGENS em seu livro seguinte, "The Magic Presence" (A Presença Mágica).

Julio Verne no livro "Viagem ao Centro da Terra" descrevia CAVERNAS gigantescas. tão grandes que tinham até ocenanos dentro, mas seu texto não defende esta teoria da terra Oca, sua literatura é Ficção Científica e não fantasia sem compromissos .

A geologia moderna demonstrou que a Terra é composta principalmente por uma massa sólida, nenhuma imagem de satélite ou capturada por sondas ou astronautas ou GPS jamais mostrou qualquer abertura nos polos, e nenhuma expedição a esses locais revelou qualquer entrada para um mundo subterrâneo.

PELLUCIDAR apresenta um mundo subterraneo no qual é sempre dia, habitado por dinossauros, um exercito de macacos, os SAGOTHS, que captura humanos parta servir de alimento aos Pteranodontes telepatas hipnotizadores os MAHARS, entre outras raças.

Publicada no Brasil pela EBAL mnas revistas a cores de "KORAK o filho de Tarzan" e em preto e branco em Portugal na revista MUNDO DE AVENTURAS.
um clássico republicado até hoje e visitado por TARZAN
varias vezes
com quadrinhos desenhados por RuSS MANIHNG
tendo mapas do continente, como a Era Hiboriana de CONAN
Com mapas muito divertidos
do mundo pré cataclisma de Robert E Howard
PELLUCIDAR o mundo do "centro da terra" ou "no coração da terra" também já foi adaptado para cinema com um filme CULT hesttelado por Peter Cushhing e Doug McClure
Imperdível
E AGHARTA TAMBÉM TEM MAPAS -só que estes não são ficção ou entretenimento, são levados muito, mas MUITO a sério MESMO por seus seguidores das seitas místicas e ordens esotéricas como VRIL, THULE, TEOSOFISTAS, ROSA-CRUZES entre outros. Bom, eu continuo preferindo Julio Verne mas não nego que PELLUCIDAR seja divertida como entretenimento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE