Calazans na Catedral

Europa, o velho continente, a terra de onde meus ancestrais vieram, em caravelas, construíram o Brasil. Voltando após várias gerações, piso esta terra antiga, respiro seu ar, bebo suas águas, comungo inteiro com todos os sentidos com este continente que é passado e memória, arquétipos do inconsciente coletivo esperam-me incrustrados em cada pedra, cada parede, cada rua dessas cidades mais velhas do que a memória… Cidades cobertas por séculos e séculos de poeira acumulada com sangue, música e artes… Cidades fundadas por celtas, cujos dólmens telúricos foram enterrados pelos templos edificados pelos romanos, e sobre as ruínas destes os cristãos erigiram suas catedrais.
Templos sobre templos sobre templos… Camadas de deuses empilhados, sobrepostos, enterrados, esquecidos… ruínas carcomidas, orgulhosas de seu passado.
A catedral é uma igreja, um templo cristão, entretanto, mais do que isso, a catedral é uma obra de arte, uma peça gigantesca que toca-me por todos os sentidos, estou aberto a isso a essas sensações são o que procuro, o reencontro com os sentimentos de meus remotos ancestrais. Religião é religar, reencontrar, amar como ensina Santo Agostinho.
Andando entre as casas baixas da cidade, por ruas sinuosas, muito ao longe já destaca-se a torre, erguende-se como um dedo apontando ao céu, desta torre gritam o sino, uma nota forte que espalha-se por tudo, faz meu corpo vibrar ao seu ritmo, tingindo toda realidade com a boa nova do tempo.
A catedral é um relógio, então… Regula a hora de acordar, de almoçar, de ir dormir…
Chegando frente à catedral, olho para cima mais e mais, até que minha nuca toca as costas e percebo que não tenho mais como erguer o rosto, mas mesmo assim a catedral continua, desafiando-me a superar meus limites de percepção, superar espiritualmente as limitações do meu corpo físico…
Suas torres tocam as nuvens, convidando-me a escalar com os olhos suas paredes salpicadas de detalhes incrustrados, esculturas que contam mil histórias.


Salta-me involuntáriamente à memória que catedral significa sede da cátedra, o trono do catedrático, a cadeira do bispo coroado que ali transubstancia o pão e vinho no decorrer da missa, o poder alquímico de transformar o chumbo do pecado no ouro da virtude, sete vícios em sete virtudes cabalísticas.
O portal parece ser construído para gigantes, sinto-me novamente desafiado a crescer como quando eu era criança e ansiosamente esperava ser gente grande, só que além da metáfora do cresimento físico, a catedral instiga a um crescimento espiritual, subo os degraus um a um, como no ritmo do sino, no ritmo visual das torres, lento e paciente, dando-me tempo para saborear cada sensação física, cada emoção, cada sentimento subliminar que meus ancestrais, aquelas inteligências antigas, nestas pedras escreveram para mim.
Ao adentrar o portal, a surpresa! A primeira sensação é de escuridão e trevas… densas, negras e até assustadoras, mas de um tremor momentâneo, excitante até, desafiando-me a entrar neste abismo, neste buraco negro, noite escura da alma, nigredo alquímico.
Por uma eternidade paro, plantado, magnetizado ao piso de granito frio e úmido, essa eternidade é um tempo subjetivo (Bergson), pois no fluxo do tempo exterior a mim a duração foi de nanosegundos… A partir dalí todo o tempo deixou de existir, há apenas o alquímico PRESENTE PERMANENTE, o Zen japonês, o Tao chinês, a meditação aqui e agora.
Começa um crescendo musical, o ritmo do êxtase místico, estou sentindo a mística da catedral.
O segredo me toca, pois me deixo ser tocado por ele, é a entrega, a unio mística.
Entrego-me em confiança, fé, aos pais dos pais dos meus pais que escreveram este livro de pedra para mim e para os filhos dos filhos dos meus filhos no mais distante futuro… Sinto-me um elo de uma corrente, sinto-me tudo e nada… nirvana… liberdade… felicidade… amor!!!
Não há palavras para descrever o turbilhão, o vórtex de emoções, muito rápidas, intensas, sobrepondo-se umas às outras em um ritmo hipnótico, profundo e arrebatador.
Por todos os lados há trevas, profundas e um instintivo sonar de morcegos diz que as paredes estão muito longe, que há muito, muito espaço, mais do que eu preciso, parece que há espaço para todos, como se todas as pessoas do mundo pudessem entrar aqui.
O próprio conceito de espaço deixa de fazer sentido, estou em uma outra dimensão, um plano espiritual onde nossa lógica não mais funciona.
Ao passear os olhos pela imensa treva, um ponto atrai meu olhar, um arco-íris cruza aquele negrume como um raio descendo do céu, um Fiat Lux, uma alma buscando o pó vermelho, o barro adamah-Adão, para iluminá-lo com um sopro de vida… Sinto que estão contando-me uma história antiga e mística que já ouvi inúmeras vezes, só que agora eu vivencio a história com um espetáculo de sensações.
Lá no céu de onde brota esse arco-íris colorido está um vitral, ele parece flutuar sobre as trevas, uma fonte de luz multicor, cercado de trevas que ele insiste em vencer, uma mensagem de esperança, um estímulo à auto confiança… Meus olhos são premiados com as cores lindas, centenas de figuras ancestrais habitam o vitral, como se uma humanidade inteira lá me saudasse, abençoasse, convidasse a comungar com eles, estar em sua comunidade.
Este arco-íris pousa sobre a estátua de um santo incrustrada em uma coluna, destacando-o, ele é um iluminado, um exemplo a se observar, sua vida é sua obra e seus atos são sua mensagem.
Lembro-me de São Francisco de Assis, da Ecologia, Irmão Sol e Irmã Lua. “Fazei de mim um instrumento de Vossa paz, onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver discórdia, que eu leve a união…”. Uma lágrima escorre pelo meu rosto, desprende-se dos fios da barba e cai em câmera lenta até o chão, observo-a em seu caminho e ela oferece-me a forma de uma flor de prata e cristal ao encontrar-se com o chão cinzento de rocha… Seu som ecoa e sobe pelos meus pés como uma avalanche… estou hipersensível!
Este ambiente multiplica cumulativamente minha sensibilidade em progressão geométrica, a cada segundo que passo este cenário abre novas portas da percepção em mim.
Meus olhos vão se acostumando ao escuro, que parece ir cedendo em camadas, recuando, obedecendo ao meu desejo de ver cada vez mais.
Então surge o teto, das colunas saem nervuras orgânicas que se encontram na abóboda, a ogiva, o globo sem limite de tamanho que parece flutuar, levitar, por milagre sobre o vazio, uma rocha sólida suspensa no ar.
Colunas que aparentam fragilidade, finas e delgadas enfileiradas parecem dar a certeza de que não são elas a segurar todo aquele ameaçador peso de rocha sólida, mas paradoxalmente sinto-me em paz, tranqüilo e calmo, com uma fé e certeza de estar seguro alí, de que tantas toneladas de pedra não me ameaçam, nunca desabariam sobre mim..é uma sensação de estar protegido, dentro da ordem do Cosmo, fazer parte disto tudo.
Uma sensação de paz interior..boa, muito boa sensação.
Meus olhos continuam acostumando-se ao escuro, sinto-me dentro de uma enorme caverna, e sinto-me envolvido por memórias que não são minhas, volto a tempos do antes, pré-históricos, quando homens da caverna protegiam-se no ventre telúrico da mãe-terra..sou primitivo, inocente, cheio e esperanças e sonhos do meu potencial racial..é um encontro místico com o que há de mais profundo em mim mesmo.
Gradativamente, os detalhes vão surgindo, revelando-se um a um conforme estou receptivo e pronto para receber as mensagens simbólicas; figuras vão emergindo do mar de sombras no ritmo que meus olhos podem ir apreciando-os, meu ritmo pessoal de crescimento espiritual…parece um ritual de iniciação de uma sociedade secreta, uma escola de mistérios esotérica…o lento lapidar da pedra bruta de pedreiros maçons..o lento cozinhar da via úmida no athanor alquímico do orvalho cozido rosa cruciano, simbologia templária e martinista, o lento abrir das pétalas dos chacras yôgues indianos…
E o mais surpreendente é que tudo vai ocorrendo no ritmo do meu próprio corpo, na velocidade que eu posso suportar, na medida da minha natureza física, respeitando a capacidade de resistência e meus orgãos sensoriais…pergunto-me que gênios arquitetaram e edificaram esta obra iniciática, este prédio que é um mecanismo mágico? Um templo que é uma melodia de emoções, música pura, melodia e harmonia das esferas pitagóricas, ecoando e reverberando por estes tetos esféricos, estas colunas em arco e estes vitrais de pura luz nestas paredes incrustradas de detalhes de cima a baixo, repletas de capelas laterais, nichos nas colunas, decoração nas bordas e beiradas, cada uma escondendo uma história e convidando à imaginação ou à memória genética e racial dos arquétipos do Inconsciente Coletivo…histórias dentro de histórias como as figuras esculpidas no manto da estátua de um bispo.
A catedral gótica é um espetáculo estético indescritível.
A arquitetura é uma das belas artes, e visitar uma autêntica catedral gótica dissipa toda e qualquer dúvida.
Tamanha é a quantidade de minúcias que sinto-me tomado por uma suave vertigem, pois para onde quer que eu olhe há um coral de vozes ancestrais falando comigo por lindas imagens que pedem para ser saboreadas, um banquete de sabor e saber incomensurável.
A catedral foi uma obra de arte coletiva, foi sendo construída por várias gerações, aqui trabalharam filhos,pais, avós, bisavós, trabalharam por toda sua vida..séculos de investimento pessoal, financeiro e intelectual, em uma construção ritualística que foi sendo entranhada destes sentimentos e desta energia, acumulando idéias inspiradas e conclusões umas sobre as outras debatidas por filhos, netos e bisnetos sobre a planta desenhada por um arquiteto falecido há 120 anos.
Uma obra social, coletiva, de autoria colaborada em mutirão por todos, uma legião de artistas fixaram nela as mensagens que julgaram importantes passar para a posteridade, passar para o futuro, a catedral é uma carta de pedra que meus ancestrais enviaram para mim..uma carta aberta com seu amor para as futuras gerações, um patrimônio espiritual aberto pra quem entrar nela, minha herança mística.
Estonteado pelo vórtice emocional ao ser tomado da consciência da magnitude e do poder da catedral, apóio a mão na coluna mais próxima..a pedra é dura, áspera e porosa, gélida e levemente umedecida ao tato.
Eis que percebo, pouco a pouco, não mais do que uma suave sensação, que a pedra parece pulsar, como se estivesse viva…e prestando toda atenção focada na pedra logo logo tenho certeza de que a pedra vibra mesmo, como um longo murmúrio, uma oração ou canto gregoriano, um mantra indiano ou oração sufi, um interminável OMMMMMMM como que um eco do Big Bang da explosão da origem do universo, o reverberar das supercordas, o som das esferas de Pitágoras.
Sinto que a vibração é como uma suave corrente de água passando por um cano, só que muitas, infinitas vezes mais sutil.
Recordo-me que os dólmens celtas do culto da mãe-terra eram do mesmo granito, e que eram fincados como uma acupuntura telúrica sobre lençóis freáticos subterrâneos, os “onfalus”, ou nós das linhas e meridianos da energia telúrica, linhas-ley, uma sabedoria da religião dos Druidas…e os romanos edificaram seus templos a Ártemis ou Diana sobre os dólmens, e depois os cristãos no mesmo lugar edificaram as catedrais de Nossa Senhora Virgem Maria.
Concentro-me nas solas dos meus pés, e aos poucos fico consciente da vibração subindo por eles também, do piso de granito em lajotas escuras e claras com um labirinto desenhado no transepto, a vibração brota do chão vindo de baixo, nas catacumbas onde corre por séculos o rio subterrâneo, a correnteza, a água corrente batendo e tremendo ritmicamente, e esta pressão acaricia os alicerces ecoando pelo granito poroso e repercutindo por toda a catedral…e como o corpo humano é mais da metade feito de água esta pusação vai ecoando sutilmente, imperceptivelmente, subliminarmente em um crescendo cumulativo e trepidante por todo o corpo físico.
É quando um arrepio sobe-me inesperadamente da base da espinha dorsal até a nuca, uma corrente elétrica que arrepia toda minha pele desde as pernas até o topo da cabeça tomando-me de assalto.
Somente na fração de segundo seguinte é que compreendo a sensação.
O órgão tocou uma nota, agora na segunda nota musical é que percebo o que ocorre, tem alguém tocando o teclado, e o coral está a postos, vão cantar!
As primeiras notas parecem preencher todo o espaço, vibrando tanto através do ar como da rocha sólida, ricocheteando nas nervuras cilíndricas das colunas e dançando pelos cantos arredondados das paredes..pois tudo é circular, redondo.
A melodia desliza e escorre subindo até o centro da abóboda, o ovo gigantesco que flutua no céu, e de lá o som é multiplicado, somado e transformado em uma alquimia da melodia, desfilando e descendo pelos arcobotantes devolvido como uma panacéa universal, o elixir da longa vida, o ouro da pedra filosofal.
O universo inteiro parece tremer sob a voz do órgão, até a rocha dança, tudo se move (Heráclito “panta rei”), tudo está vivo e pulsante.
E eu sou parte disto, sinto toda a água do meu corpo vibrar em uníssono com a harmonia do órgão, a voz passa através de mim, ecoando, e minha barriga treme, a bexiga, os rins, a umidade da pele, a gordura líquida, o sangue, a linfa, tudo trepida e dança acompanhando as notações do órgão, até mesmo as lágrimas de meus olhos rolam pelas faces no mesmo ritmo.
O espetáculo arrebata meus sentidos, a vertigem do enorme espaço introspectivo, os raios de luz colorida dos vitrais, os detalhes esculpidos nas pedras, esta melodia mística, tudo combina-se em uma suave vertigem de transe místico inenarrável, um prazer crescente.
Alegria de misturar-se a esta força de vida…abandono das memórias passadas, das culpas, arrependimentos e remorsos, do ontem…
Esquecimento das angústias e planos, sonhos, devaneios e esperanças futuras…
Só existe este momento, um êxtase do agora, do aqui, do presente permanente de estar vivo, é só o que importa, o milgre da vida…
E como Willian Blake, vejo o infinito em um grão de areia…será este o sentido da frase: “o poeta se torna vidente por meio de um longo, intenso e racional desregramento dos sentidos” de que fala Rimbaud? O caminho dos excessos que leva à sabedoria de Blake? O que o poeta Fernando Pessoa denomina “sentir tudo de todas as maneiras”? Ultrapassar a sí próprio, misturar alquimicamente os impulsos sensoriais além dos limites do possível?
Re-ligar-se à vida, ser um com tudo o que existe..”En tô pan” -um o todo, comungar com a “Anima Mundi”..
Serro as pálpebras, e em segundos sinto meu corpo balançar, dançando ao ritmo desta música cósmica..tudo em mim que é líquido parece ondular como um mar, é como se antes eu fosse um lago espelhado de águas paradas, e, neste momento, pela primeira vez uma pedra caísse formando círculos de ondulações, a melodia visual das ondas do mar, movimento, vida espiritual.
Sinto-me despertando de dentro para fora, expando-me, meus ouvidos tocam tudo, como se eu fosse todo tato pelo som, apalpando e tateando todo o espaço pelo som.
Não há mais um centro da consciência, não há mais os limites do corpo, eu sou o ar que preenche toda a catedral, e mais até, eu sou a catedral, ela e eu somos um, carne e pedra sem limites, ambos somos uma só matéria, um só corpo..sou barro, granito, pó, água da vida na pia baptismal, orvalho da primavera, brisa, chuvas e marés, sou toda a água do mundo, ondas propagando-se, das nuvens do céu aos maremotos e tsunamis, e sou todo o pó levado pelo vento, areia da praia e pó do himalaia, poeira de estrelas, sou o ritmo das estrelas e a galáxia girando, sou o escuro entre as galáxias e sou muito mais além, em inominavel infinito, indescritível variedade de um só…e sou o som que vibra estas cordas da realidade…
Não há mais palavras, estou além das limitações da mente, e vivencio experiências que são só minhas, impossível descrever, infantilidade seria sequer tentar.
Mys em sânscrito é calar-se, daí os termos mistério e místico, é a hora de calar.
Entendo em meu coração a vivência dos alquimistas, que dizem que a catedral gótica representa os elementos Fogo e Ar, pois ela desperta em mim os outros elementos de Água e Terra, e desta alquima surge o êxtase, a bem-aventurança, a bênção de paz e calma interiores.
A catedral oferece um transe místico, uma dádiva, um presente cósmico, um dom divino gratuito a qualquer pessoa que se abrir para ela, que desejar sinceramente receber este toque, ser tocada pelo divino.
Abro meus olhos, agora toda a catedral parece diferente, todas as linhas curvas que antes pareciam direcionar-se a um centro, cada uma das nervuras parece independente..não há mais um centro..minha percepção mudou, todas as linhas seguem para um infinito…a catedral agora me diz que o centro desta circunferência está em toda a parte.
Não há um único lugar para olhar, para onde quer que eu olhe as linhas escorrem e levam a outras linhas ..meu olhar desliza e passeia “flaneur” em ondas que sobem ao teto e descem por outra coluna, saltitando pelo piso quadriculado até subir pelas pedrinhas coloridas de um mosaico, escorregando pelo afresco do teto até afundar em um vitral de verdes, vermelhos, amarelos e azuis de figuras cheias de vida, subindo até a abóboda para depois descer ao acaso por uma coluna e continuar a dança sem fim da catedral eterna.
A catedral é cíclica como o tempo celta…Ourobórus, a cobra com o rabo na boca, sem princípio nem fim, eternidade…”Omnia in unum”- tudo em um.
Sinto um prazer de maravilhar-me com tudo, como uma criança descobrindo a variedade do mundo em um jardim…”o infinito em um grão de areia”…
Sinto-me abençoado, purificado, livre, feliz, uma alegria única.
A catedral é um enorme reverberador, uma caixa de som, o som das vozes do coral parece entoar um cantochão, canto gregoriano…mas o intelecto racional já está demasiado ausente para classificar e entender, e a memória passada sem sentido foi esquecida, desapegada…a mente desliga-se para dar espaço a algo maior e mais antigo, mais livre, verdadeiramente natural, vivo.
O som insistente repercute, vozes humanas lindas cantam um indecifrável latim, e vejo as notas de suas vozes escalando as colunas e paredes pelo ar, crescendo e preenchendo o espaço e encontrando-se com as notas do órgão que vem descendo…e do encontro, do choque dos soms surgem redemoinhos melodiosos, ecos dentro de ecos, turbilhões, vórtices de sinfonias sobrepostas em um beleza complexa.
E as vertigens do espaço somam-se às vertigens destas soms, em vertigens dentro de vertigens em camadas que nunca sonhei sentir.
Sensações novas, indescritíveis…acumulando-se umas sobre as outras, tocando-me…despertando partes de mim que antes eu mal vislumbrava, sensações vagas daqueles raros momentos quando estou entre o dormir e acordar, no limiar do sonho, pálpebras entreabertas, vendo dois mundos sobrepostos…
Imensidões, infinitude..mistério além das palavras.
A palavra infinito agora não é mais um conceito intelectual lido em livros, é uma experiência de vida, um encontro com DEUS dentro de mim, D-EU-S…
Um entusiasmo como em pentecostes, a presença do Espírito Santo, o Mana, El, Prana, Kundalini, Ouro Filosofal…impossível tentar descrever..calo-me, há mundos além das palavras, além da mente.
Eu poderia passar mil séculos aqui dentro desta catedral e meu olhar passaria sempre por caminhos diferentes, únicos, novas combinações, ramdômicas, infinitas, cada qual diferente das outras.
Deixo-me flutuando neste sentimento de eternidade…aprendendo algo que está muito além das palavras…
Saboreio este banquete fora do tempo, fora do espaço, fora deste corpo, para então descobrir que o fora está dentro, e estou em mim, assimilando e digerindo estes mundos além da melodia, que brotam no vazio silencioso entre as notas, janelas para um silêncio amoroso de eternidade e paz.
Não existe mais aquele eu que entrou na catedral, não sou o mesmo que entrou aqui.
Vi, ouvi e senti como nunca antes…estou diferente, transformado…
Sinto que é hora de sair..olho o relógio, a missa está apenas começando, percebo, surpreso, que tudo ocorreu em alguns minutos desde que entrei.
A sensação foi de muitas horas, tudo foi muito intenso, como prometeu Mefistófeles ao Fausto de Göethe, os dias se passam em horas, e em horas vive-se vidas inteiras…o tempo dobra-se sobre sí mesmo neste campo santo, espaço sagrado de celtas, romanos e cristãos medievais…depósito de sabedoria antiga acumulada.
Ao sair percebo que a mente reconstitui-se, reconstrói-se pouco a pouco, regenera-se…evanescendo o sentimento de consciência cósmica…mas saio daqui ligado a esta catedral, sei que agora posso, sempre que desejar, voltar para este lugar fora do lugar e tempo fora do tempo, sempre que precisar posso retornar a este êxtase vibrante…
E isto nada nem ninguém poderá nuca tirar de mim.

Comentários

  1. Que bacana... Estou com irmão e mãe lá no velho mundo e, certeza, passarão por essa experiência. Seu texto me fez chegar pertinho deles... matar a saudade e participar disso também, pq, mesmo d longe, consegui viajar, me transportar... surreal... mega bj

    ResponderExcluir
  2. O texto é emocionante; senti uma paz intensa.Essa paz sentida me fez lembrar a "catedral" que devo guardar dentro de mim; pois, é nela que devo adentrar quando as vezes os acontecimentos não fazem sentido para mim. É somente nela que ocorre o (re)encontro do melhor acumulado nesta vida e assim, sinto, nunca terá fim.Parabéns Flávio!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE