O labririnto na Biblioteca no O NOME DA ROSA Flávio Calazans zans zans © - suɐzɐlɐɔ
Este é o cartaz que Druillet desenhou para o filme "O NOME DA ROSA" dirigido por Jean Jacques Annaud.
Na série de televisão baseada no livro "O NOME DA ROSA" de Umberto Eco, o monge experiente Baskerville explica ao jovem noviço sobre seus esboços do labirinto da biblioteca do convento, os quais ele desenha sem parar após cada visita.
O labirinto é incompreensível para quem está dentro dele, mas ao olhar de fora a estrutura completa revela uma trajetória lógica, e o caminho sempre tem um sentido maior e um objetivo final, escatológico.
Então o monge explica a "Teologia do Labirinto", pois o mundo todo é nosso labirinto no espaço e toda nossa vida é o caminho, o percurso no tempo.
Deus criou o labirinto pois é o criador, o arquiteto, Ele tem a visão de fora, de cima, Ele está acima e além do labirinto, Deus não está preso dentro das paredes do espaço do labirinto e nem tampouco limitado pelo tempo do trajeto a ser percorrido, pois Ele está fora do continuum espaço-tempo no sentido da Fisica de Einstein-Rosen, mais além do que a mera Física (natureza em grego) a explicação é Metafísica; Deus está na ETERNIDADE, como explicou o filósofo da antiguidade Boécio, Deus tem a posse simultânea de todos os momentos do tempo, passados e futuros.
O infinito tem um início e não termina, como contar números 1, 2, 50 milhões, etc. Mas o Eterno não começou nem terminará, é diferente do mero infinito matemático..
É muito difícil abstrair até estas alturas mas a Mística consegue sugerir esta transcendência por meio da poesia, por alegorias, parábolas ou metáforas.
O labirinto serviu de modelo pedagógico para o monge Barkerville fornecer um vislumbre das abstrações metafísicas ao jovem noviço.
Porisso no transcepto de toda catedral gótica há no piso o desenho de um labirinto, eu, pessoalmente, sugiro buscar a imagem do labirinto redondo do piso da Catedral de Chartres, pois a torre do convento do livro "O NOME DA Rosa" é cilindrica e seu labirinto é redondo, mas tridimensional..
A luz da rosácea projeta no centro do labririnto a imagem da Virgem Maria Nossa Senhora
Após visitar a Catedral de Chartres perguntaram a Napoleão Bonaparte o que achou e Napoleão respondeu constrangido: - "Chartres é um desafio para os ateus".
Druillet desenhou o cartaz de outro filme de Jean Jacques Annaud que ganhou prêmio César e Oscar de Maquiagem nos Mamutes A GUERRA DO FOGO .
Uma curiosidade para os cinéfilos:um ator foi escalado por Jean jacques Annaud para ambos seus filmes, GUERRA DO FOGO e O NOME DA ROSA e este ator depois foi escalado por Guilhermo Del Toro para os dois filmes dele como HELLBOY -Ron Perlman (Ronald Francis "Ron" Perlman).
Ron Pearlman na GUERRA DO FOGO.
Ron Pearlman como "SALVATORE" no filme O NOME DA ROSA, o monge que fala misturando muitos idiomas, muitas línguas ao mesmo tempo.
Flávio Calazans zans zans © - suɐzɐlɐɔ
Na série de televisão baseada no livro "O NOME DA ROSA" de Umberto Eco, o monge experiente Baskerville explica ao jovem noviço sobre seus esboços do labirinto da biblioteca do convento, os quais ele desenha sem parar após cada visita.
O labirinto é incompreensível para quem está dentro dele, mas ao olhar de fora a estrutura completa revela uma trajetória lógica, e o caminho sempre tem um sentido maior e um objetivo final, escatológico.
Então o monge explica a "Teologia do Labirinto", pois o mundo todo é nosso labirinto no espaço e toda nossa vida é o caminho, o percurso no tempo.
Deus criou o labirinto pois é o criador, o arquiteto, Ele tem a visão de fora, de cima, Ele está acima e além do labirinto, Deus não está preso dentro das paredes do espaço do labirinto e nem tampouco limitado pelo tempo do trajeto a ser percorrido, pois Ele está fora do continuum espaço-tempo no sentido da Fisica de Einstein-Rosen, mais além do que a mera Física (natureza em grego) a explicação é Metafísica; Deus está na ETERNIDADE, como explicou o filósofo da antiguidade Boécio, Deus tem a posse simultânea de todos os momentos do tempo, passados e futuros.
O infinito tem um início e não termina, como contar números 1, 2, 50 milhões, etc. Mas o Eterno não começou nem terminará, é diferente do mero infinito matemático..
É muito difícil abstrair até estas alturas mas a Mística consegue sugerir esta transcendência por meio da poesia, por alegorias, parábolas ou metáforas.
O labirinto serviu de modelo pedagógico para o monge Barkerville fornecer um vislumbre das abstrações metafísicas ao jovem noviço.
Porisso no transcepto de toda catedral gótica há no piso o desenho de um labirinto, eu, pessoalmente, sugiro buscar a imagem do labirinto redondo do piso da Catedral de Chartres, pois a torre do convento do livro "O NOME DA Rosa" é cilindrica e seu labirinto é redondo, mas tridimensional..
A luz da rosácea projeta no centro do labririnto a imagem da Virgem Maria Nossa Senhora
Após visitar a Catedral de Chartres perguntaram a Napoleão Bonaparte o que achou e Napoleão respondeu constrangido: - "Chartres é um desafio para os ateus".
Druillet desenhou o cartaz de outro filme de Jean Jacques Annaud que ganhou prêmio César e Oscar de Maquiagem nos Mamutes A GUERRA DO FOGO .
Uma curiosidade para os cinéfilos:um ator foi escalado por Jean jacques Annaud para ambos seus filmes, GUERRA DO FOGO e O NOME DA ROSA e este ator depois foi escalado por Guilhermo Del Toro para os dois filmes dele como HELLBOY -Ron Perlman (Ronald Francis "Ron" Perlman).
Ron Pearlman na GUERRA DO FOGO.
Ron Pearlman como "SALVATORE" no filme O NOME DA ROSA, o monge que fala misturando muitos idiomas, muitas línguas ao mesmo tempo.
Flávio Calazans zans zans © - suɐzɐlɐɔ












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