A sede de saber é infinita e nunca saciada Calazans zans zans

Esta xilogravura impressa multimídia em posters, camisetas e sacolas inspirou-me esta reflexão.



A sede de saber é infinita e nunca saciada, cada desejo realizado perde a graça e, tal qual criançinha, buscamos outro desejo, outro brinquedo novo, outros saberes.

“Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer”. escreveu o filósofo grego Aristóteles, no primeiro capítulo de sua obra "Metafísica".

Se alguém tem sede, venha a mim e beberá, aquele que crê em mim, conforme a Palavra da Escritura, do seu seio correrão rios de água viva” (Jó 7, 37-38).

"O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios. A medida do amor é amar sem medida. Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz. - Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti.". Santo Agostinho "Confissões".

A etimologia da palavra "saber" tem a mesma origem da palavra "sabor", "esta fruta sabe a doçe, já esta outra sabe a cítrico", e no mesmo sentido o verbo CONHECER em hebraico na Bíblia, Jaco CONHECEU Rachel no sentido que ele SABOREOU o corpo dela!



"Não devemos parar de explorar, E o fim de toda nossa exploração Será chegar ao ponto de partida E ver o lugar pela primeira vez." T. S. Elliot.

Ao fundo de tudo, ao fim de tudo, percebemos, na maturidade, que após tantas buscas, se nos apresentam-se os indícios da "UNIDADE DO CONHECIMENTO" de uma só VERDADE de um só DEUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

Calazans na Catedral

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE