Como preservar sua coleção de Histórias em Quadrinhos - dicas de André Guilherme Bottura Portocarrero para a Coleção Flávio Calazans

"Aqui uma técnica de conservação que eu aprendi com um famoso sebista de São Paulo: Walter da livraria MUITO PRAZER.

Ele lustrava as revistas com aquelas ceras de lata. Isso ajuda a conservar, evita mofo e afasta insetos.

Eu adaptei para o POLIFLOR LIQUIDA - BRILHO SECO.

Faço isto em todos os encadernados a partir de capa cartonada.

É só aplicar bem e depois vir com um lado seco de uma flanela.

Fica excelente!!!

Pouca quantidade e passa rápido

e em seguida seca bem com uma outra flanela também seca.

Fica um brilho só.

Mas testa em algo de menor valor ou repetido.

Veja que eu apliquei até na sobrecapa.

Eu faço isto desde muito tempo,

pra mim é excelente, fica um brilho como vocês podem ver no final...

MUITA ATENÇÃO -
e ainda acrescentei a limpeza do topo das páginas do volume com COTONETE SECO.

Com cuidado muito da poeira assentada ao longo dos anos sai

Funciona em qualquer edição ou parte que não seja de papel cru, ou seja, com brilho ou película.

NOTA: SE ALGUÉM SE INTERESSAR, recomendo que faça um teste antes, para aprender como funciona e ver se vale a pena.

Eu faço isto desde muito tempo, para mim é excelente"

. André Guilherme Bottura Portocarrero



Marco Antonio Teles Cardoso- "Cara, eu faço o mesmo, aprendi com um senhor do Sebo Monte Cristo, aqui de Pelotas RS, é muito relaxante fazer isso e fica como aquele perfume e capa lisinha".



Comentários

  1. Tenho recebido muitas queixas e ameaças de alguns antigos colecionadores, meus advogados aconselharam não divulga\r os nomes aqui:

    dois cariocas (Rio de Janeiro)
    dois mineiros,
    um paraibano retado
    e um do Piauí

    Que estão MUITO furiosos por este segredo estar sendo divulgado pois desejam que os outros colecionadores percam seus melhores quadrinhos!

    NÂO SEREI INTIMIDADO !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, eu aprendi também que para tirar o amarelado das páginas do lado externo é com a lixa mais fina para lixar carro, aí você aperta as páginas com a mão a vai lixando de leve aí vai tirar todo aquele amarelado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a dica GUGU, é importante repassar o que aprendemos, assim se faz o progresso e a solidariedade desinteressada !

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE