YESHUA ABSOLUTO de Laudo Ferreira Junior e Omar Viñole na Coleção Flávio CalazAns

Gibi de hoje em todas as bancas de jornal do Brasil é "YESHUA ABSOLUTO" de Laudo Fereira Jr e Omar Viñole, publicado pela Devir.

Eu tenho a trilogia anterior autografada pelo Laudo; este gibi tem mais de QUINHENTAS PÁGINAS .
YESHUA é um trabalho de maturidade, uma obra de fôlego com uma pesquisa invejável, baseado em evangelhos apócrifos e nos manuscritos do mar morto, empregando nomes em hebraico (YESHUA é Jesus; Yocanaan é João Batista, etc)

E eu tive em mãos a primeira versão , onde o Cristo e estava nu sem a "fraldinha" quando pregado na Cruz e alertei Laudo que os genitais expostos - em que pese o acerto da pesquisa histórica_ seria enquadrado em crime de vilipendio de Simbolo religioso. Art. 208 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40 - ocasionando processos a ambos autores e caso confiscado, prejuízos aos editores além de evebtuais agressões físicas de fanáticos crentes

Com alívio constatei na terceira parte da trilogia anterior que outros devem ter dado ao Laudo este mesmo aconselhamento e ele acabou acatando os conselhos.

Resta recordar que a pesquisa está correta e sublinhar reiterando que Laudo e Omar nas versões publicas em tres volumes e nesta coletanea (um tijolo de capa dura e com esboços e fotos da pesquisa ricos e interessantes como extras de DVD) cobriram os genitais com o tradicional pano branco da iconografia sacra contornando o problema de ofensa a fé e seus símbolos.

Gostaria de reiterar outra vez que a pesquisa original estava correta,inclusive na Espanha temos uma escultura do cristo NU perfeitamente correta em pesquisa histórica e exposta no Mosteiro escorial - Cristo en la cruz. Benvenuto Cellini. 1562. Real Monasterio de San Lorenzo de El Escorial



Parabéns a ambos os autores por um obra ímpar que traz orgulho ao quadrinho brasileiro, a qual recomendo a todo colecionador ter um exemplar na sua biblioteca ,

Pessoalmente aprecio muito mais a opção inocográfica da Igreja do Oriente (Ortodoxa grega, Russa e Copta do gito, etc) a qual optou pela Virgem com o menino Jesus como imagem de esperaça e fururo melhor, enquanto a Igreja do Ocidente (Católica Apóstólica Romana Papista) ressalta a morte e dor sob tortura, a perda e "mater lacrimae" ou "mater dolorosa"ou "Pietá" do filho morto.

"Jesus Chorou" João 11-35

Laudo Ferreira Junior e Calazans na GIBITECA

Foi lá em Santos em 6 de outubro de 2013.

Flávio Mário de Alcantara Calazans

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DOUTOR ESTRANHO na coleção de historias em quadrinhos de Flávio Calazans