SuperMan versus Batman - dize-me por quem torces e te direi se ÈS ou se TENS ! Flávio Calazans

Eu discordo veêmentemente de pseudo análies simplistas sobre o Superman simbolizar como deveríamos ser bons e não conseguimos, !

O cerna da questão é a querela do Superman representar os ideias do "Heroi Solar da Luz e da Ordem" (tipo Rei Arthur, Carlos Magno, Alexandre Magno, etc) de rosto limpo sem máscara , sem disssimulação e ele luta com seu corpo, ele "È", sua força é inerente a seu próprio ser e sua integridade.;

ao passo que Batman é o oposto destes valores Atenienses republicanos e civilizatórios,

o morcego personifica a máscara, o disfarce, a artimanha e o truque, as fases da LUA, a noite e a escuridão,

Batman não "È" como o Super que voa, tem força, invulnerabilidade, raios nos olhos etc, ele "TEM", ele COMPRA e CONSOME, tem carro, tem avião, tem bumerangue, tem cordas, tem as coisas, não fazem parte dele,

Em última análise, Superman é PLATONICO e luta pelo ideal de bondade e perfeição,

no oposto, Batman é ARISTOTÉLICO, esta é a divergência filosófica e OntoGnoseoLógica entre ambos e esta é a diretriz para analisar ambos !

Flávio Calazans

"Em termos gerais, o Superman é o ideal que deveríamos atingir, mas que não conseguimos. Por isso “não gostamos dele”, pois seu simples conceito esfrega em nossas caras o que deveríamos ser, ainda que tivéssemos poder para fazer qualquer coisa. O Azulão nos mostra que não somos bons o suficiente, e que não agimos da maneira como deveríamos.." by Ralph Solera .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores BERRANTES e saturadas da editora Bloch - comenta Flávio Calazans

DOUTOR ESTRANHO na coleção de historias em quadrinhos de Flávio Calazans