Gabriel Rocha comenta A HORA DA HORTA de Flavio Calazans - a pesquisa das caravelas e seus cordames.

"A Hora da Horta é mais uma edição da Atomic editora. Estamos em 1532, um letrado chega ao Brasil com sua esposa de família novo cristão. Eles precisam se estabelecer e lidar com a mudança. A edição contém extras que comentam o processo de trabalho do autor Flávio Calazans. Muito interessante, fica um gosto de "quero mais"!" Gabriel Rocha - "Me surpreendi positivamente!'
Obrigasdo, Gabriel, eu me baseei na história oral da minha família (e na nossa própria árvore genealógica unindo algumas gerações em um mesmo casal) que chegou como Notário (Cartorário e Cartógrafo) em 1560 em Itanhaém, a SEGUNDA vila fundada no Brasil, ITANHAÉM. A HQ foi feita em duas versões - Infantil e Adulta, e no formato da tela de um computador!
Na versão infantil usei os balões para cobrir a nudez das nativas.
Bem como as Caravelas deram muito trabalho -
Ptrincipalmente os cordames que estudei em um veleiro na Marinha Brasileira CISNE BRANCO,
Tenho visto muito brasileiro desenhando caravelas SEM NENHUMA PESQUISA !
E , no meu entendser, temos uma responsabilidade para com o leitor ao fazer um quadrinho histórico!
Vc concorda comigo?
Ou não?
Eu faço o melhor que consigo, porisso minhas hqs demoram anos para ser terminadas -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

Calazans na Catedral

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE