Como desmentir boatos de internet com racionalidade e lógica- - Flávio Calazans zans zans © - suɐzɐlɐɔ

Eu tenho ressalvas quanto a autores sensacionalistas Best Sellers...

Aprofundando o Guenon a gente descobre que ele pregava que o sufismo do islam substituísse a Mística cristã na Europa..ele no final da vida se converte se e vai morar num país muculmano, onde casa com a filha de um rico sheique ou mula ou aiatola .

Guenon previu que a China, por sua história e tradição taoista e budista, nunca seria comunista materialista..e foi o segundo país comunista com Mao Tsé Tung, mostrando um gravissimo erro de análise de Guenon (Marx tambem afirmava que a Russia seria o uktimo pais a ser comunista//socialista/coletivista/nominalista e foi o PRIMEIRO - a URSS dos pogrons, gulag, holodomor e Chernobyl).

O problema com Bergier, Charkes Fort, Eric von Daniken, Blavatisky, Gurdjief etc tem várias razões.

A primeira é ausência de Lógica Maior/Metodologia Científica;

há coletas feitas irregular e indiscriminadamente de relatos sem checagem com outras testemunhas;

há omissão de relatos que desmentem a tese inicial;

há passional distorção de interpretação de dados com viés sempre a favor do dogma do autor;

há exceções em fenômenos tomadas como prova cabal e forçadas contra o bom senso e a lógica é até sem nexo ou fundamento;

há soberba e arrogância do autor (um filósofo ou um cientista questiona e faz perguntas, um religioso - no mau sentido de fanático irracional- faz afirmações e pontifica, caga regra, e isso é ideologia, que já tem as respostas antes das perguntas).

Em segundo lugar há muita generalização, quando convém há reducionismo e até super-simplificação, sempre a favor da tese do autor.

Há intransigência subjetiva contra o diálogo e contraponto e isto é fanatismo e dogma, o oposto de Filosofia e de Ciência.

Há inconsistências históricas e viés extremo na interpretação de fatos acrescido de recusa de versão diferente, mesmo sem ouvir os pontos ,,

(já debateu com um "Ufologista"? Tudo TEM DE SER extraterrestre e se vc prova que era um balão metereologico tomam como ofensa pessoal e ficam enfurecidos e descontrolados igualzinho um fanático religioso fundamentalista rangendo dentes e espumando na defesa de seu dogma ou um esquerdista de universidade federal ).

Há afirmações impossíveis de ser testadas por outro pesquisador; como os mestres do tibet que ensinavam telepaticamente a Blavatsky e só se cominicavam com ela, segundo ela mesma alegava.

Há o que Rene Guenon acertadamente denominou "contra-iniciação": axiomas da Teologia Mistica são mostrados com o objetivo doloso, pérfido, de desviar o estudante da verdade e da tradição, algo muito pior que uma "pseudo-iniciacao" que é incompleta e parcial talvez de forma culposa e não intencional da parte do "mestre", este o qual tambem teve uma formação defeituosa, distorcida ou degenerada.

Uma dica que dou sempre é pesquisar a etimologia das palavras (minha formação de tradutor intérprete grita por isto cada vez que encontro uma palavra nova para mim já procuro a etimologia na língua grega ou em latim primeiro e depois tento outros idiomas)

daí a gente descobre que o termo "Wicca" é uma palavra QUE NÃO EXiSTIA registro em nenhum documento nem relato oral em processo protestante de bruxas , e que "WICCA" surgiu nos workshops de "iniciação" que o funcionário público Gerald Gardner cobrava caro para dar em sua casa de campo nos finais de semana na Inglaterra (Pérfida Albion) e nos artigos de Gardner tinham cópias de parágrafos inteiros dos artigos de Crowley sem citar a fonte (plágio denunciado pela inglesa Dion Fortune),

Nestá semana pesquisei a cidade perdida de "Rabataná" na Amazônia (Percy Fawcet procurava obcecado por tal cidade Z) e descobri que esta tal palavra não tinha registro antes de 2022 e linguistas afirmam não ter raiz etimológica em nenhum idioma nativo dos indígenas da região.

(minha esposa Ivany Sevarolli recordou que "Rabataná" tem similidade fonética com outra palavra - "Maranata", uma expressão aramaica מָרָנָא תָּא que significa "Vem, Senhor!" ou "Nosso Senhor vem!", um clamor cristão pela segunda vinda de Jesus Cristo, mencionada na Biblia no Novo Testamento - 1 Coríntios 16:22)

Shirlei Massapust fez um primoroso estudo do ADENOCROMO e descobriu que a palavra (um pretenso medicamento "fonte da juventude" de Ponce de Leon ou "Pedra Filosofal ouro potável" dos alquimistas) tem origem em um conto de literatura acho que do inglês ( sempre e toda vez a Pérfida Albion) Aldous Huxley, e daí migrou para sites que tem por objetivo causar medo e tensão, estresse e corticoides, de paranoicas "Teorias da Conspiração" do nível dos reptlianos Mahars telepáticos da Terra Oca de Pellucidar - que tem origem em um livro de literatura de Edgard Rice de Burroughs - autor de Tarzan, John Carter de Marte e Carson de Vênus.

Repate que tais "teorias" todas têm origem na literatura de ficção e nunca em pesquisa científica resultado de metodologia e revisão pelos pares doutores.

Tudo isto, ao meu ver, tem uma só origem e é o descontrole e desorientação de almas perdidas e carentes de sentido na vida que vagam procurando no que se agarrar ao invés de aceitar que somos folhas ao vento nas mãos da misericórdia.

- "Quando os homens deixam de acreditar em Deus, não significa que eles passam a acreditar em nada; eles passam a acreditar em qualquer coisa", G. K. Chesterton.

- Flávio Calazans zans zans © - suɐzɐlɐɔ

independente de tudo o Olavo tinha reservas e ressalvas ao Guenon, de minha parte os textos de simbolismo do Guenon são excelentes e temos de ficar de sobreaviso com armadilhas e sofismas,

um outro exemplo é o Crowley, Dion Fortune denúncia os erros propositais que Crowkey coloca em seus textos por pura maldade com o leitor...a começar por Crowley colocar Daath na Otz Chain (de dez sefirots e 22 caminhos que são as letras hebraicas e cartas do tarot) fazendo do dez uma heresia desequilibrada de onze, erro crasso proposital que ofender os pitagoricos e agravado com doloso Efeito diabólico.

Recomendo enfaticamente o livro ALEISTER CRROWLEY E DION FORTUNE e queria ler sua opinião sobre.

_ "o chapéu de alumínio como estratégia estilo Gaiola de Faraday também é algo surgido da ficção em um antigo pulp fiction, The Tissue-Culture King (1927) por Julian Huxley

Alguns dos primeiros ufologos eram autores de pulp fiction. O caso mais emblemático que conheço é o do tal ovni Black Knight, que foi popular na Internet.

Em 1953, Cleyde Tombaught (cientista famoso) afirmou ter captado por radar alguns objetos em orbita da Terra, o que ele chamou de "pequenos satélites naturais".

Em 1954, Donald Keyhoe (até então escritor profissional da revista de ficção científica Weird Tales) foi aos jornais Saint Louis Post e o San Francisco Examiner vender a história de que existiam satélites ARTIFICIAIS e que os mesmos eram na verdade discos voadores..

Gabriel Rocha"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flatus vocis - Flávio Calazans zans zans © - suɐzɐlɐɔ

GAROTA SIRIRICA

FILOSOFIA CALAZANISTA - Flávio Calazans zans zans © - suɐzɐlɐɔ