Gabriel Rocha comenta "GUERRA DOS GOLFINHOS" de Flávio Calazans - OS SEGREDOS DESTE ÁLBUM PERDIDO E RECUPERADO



"Comecei a acompanhar Guerra dos Golfinhos na extinta e maravilhosa Porrada! Special, uma revista de ficção e aventura.

A distribuição era ruim, nem todas as bancas recebiam e às vezes pulava um número.

Mesmo tendo completado a Porrada! Special, comprei o encadernado da Guerra dos Golfinhos da Atomic, por ser uma HQ marcante.

Agora tenho também essa excelente reedição pela Criativo!

Recomendo a leitura.

Você já leu a Guerra dos Golfinhos?" Gabriel Rocha



Gabriel eu agradeço muito seu comentário, ese álbum "GUERRA DOS GOLFINHOS" é muito comentado, consumiu vários anos de pesquisa e de desenho, lancei a primeira versão com o tpitulo SUMIDOURO - "GUERRA DOS GOLFINHOS" na verdade é "SUMIDOURO" ampliada e com personagens reformulados.
Aqui no recorte de jornal onde foi chamada de A PRIMEIRA GRAPHIC NOVEL DA CIDADE DE SANTOS é considerada uma NOVELA DE TESE por fazer dos personegens porta voz de discurso politico-filosófico , a exemplo de Graça Aranha no livro "CANAAN" de 1902, como disse o jornalista no recorte de jornal abaixo .



"Sumidouro - a aventura submarina no triangulo das bermudas" foi a primeira versao do que viria a ser "Guerra dos Golfinhos" - a "Segunda Guerra Calazanista" deois da GUERRA DAS IDÈIAS - Sumidouro era em Formatinho de livro de bolso; vendeu tão rapido e com tanto sucesso que reformulei ampliando as 30 paginas para mais de 50 e redesenhando tudo mais detalhado, ampliando personagens e criando um par romântico além de mudar o final , pois os leitores não gostaram de um final trágico.

Refiz tudo - personagens, roteiro, diálogos e desenhos, e com o novo álbum terminado eu procurei o Gibão, ou Gilberto Firmino, ou José Lourenço Gilberto Firmino, ou GILFIR, ou Zé FIMOSE... e outros tantos nomes que este editor usava, nunca saberemos o verdadeiro nome dele, só sabemos que ele tinha um certo envolvimento ou enlace com Tony Fernades (outro editor com pseudônimos diversos - Tonhão Aguenta, Antonio Fernandes Filho, Kid Bengala, Tonho da Lua - e diversas editoras com CNPJ diferentes, Pégasu, Pangaré, etc.)

Na verdade eu procurei o Giba para fazer orçamento de fotolitos co ele, pois eu pretendia auto-editar o álbum, pois já publicávamos a REVISTA BARATA da COOPERATIVA BARATA em off set de mesa eletrostático de 1979 a Dois mil e sei lá, uns 20 anos, e eu vendia HQs curtas pro Gibão Fimose publicar nas revistas PORRADA - (nesta capa do número 5 temos CRUMB e logo abaixo o Calazans sou eu).



Pois o Fimose ficou entusismado com um álbum inédito e ofereceu comprar o álbum e publicar em capítulos na revista PORRADA SPECIAL e depois publicar o àlbum completo, com todos os prefácios que eu já tinha conseguido, de Álvaro de Moya e do professor da ECA USP Dr Antônio Luiz Cagnin, ora, eu iria editar 500 exememplares e a revista era distribuída em bancas por todo Brasil com uma tiragem que o Gibão dizia ser de 60 mil exemplares ...

..muito mais visibilidade e alcance para minha obra...


lamentavelmente o Gilfir parou de me pagar no segundo capitulo, justo quando ficaram prontos os adesivos em silk scream que seriam sorteados com autógrafo meu, te enviei um destes adesivos Gabriel, este editor mudou o número do telefone (descobri que era alugada a linha telefonica), e mudou de cidade...porisso a revista saia irregularmente, periodicamente o Gilberto Lourenço mudava de nome, de endereço e telefone, e mudava de cidade! Descobri que muitos desenhistas o procuravam pois tiveram originais "levados" por ele e também não foram pagos...

Calazans na Porrada! Special Nº 4 - Editora Vidente - 1990 junto com MANARA



Foi graças a uma datilógrafa amiga minha da AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP, entidade pré-sindical na qual fui eleito diretor executivo em 1986) que pude obter de volta os originais, pois ela os viu numa gaveta e os pegou e trouxe de volta, os devolveu para mim, todas as páginas e os prefácios assinados pelo Moya, Cagnin e outros!

Não posso dizer o nome dela pois estes editores como o Pangaré e Fimose podem RETALIAR de algum modo contra a coitada que me ajudou, graças a ela vc pode ler esta nova edição remasterizada da editora Criativo!



Como diz o site da editora Criativo: ""A Guerra dos Golfinhos" do respeitado professor Flávio Calazans, notório por tratar de linguagem subliminar e conhecimento da vida dos oceanos, é uma obra em quadrinhos absolutamente original em tudo, desde sua temática a inovação visual, da primeira à última e página. Possui muitas inovações gráficas e invenções na linguagem que nenhum outro autor alcançou até hoje. Lançada originalmente em 1980, trata da vida subaquática dos oceanos em roteiro original e narrativa vibrante, envolvendo conflitos entre raças, criaturas submarinas e vilões crustáceos, explorando o interesse romântico dos protagonistas- personagens bens construídos e clássicos-, ainda, abordando a meditação transcendental e a filosofia. "A Guerra dos Golfinhos" é uma obra digna que tem a credibilidade de ter como autor um homem que nasceu e ainda vive a beira mar,. É uma graphic novel hiperpensante boa de mergulhar de cabeça." (https://editoracriativo.com.br/produtos/exibir/408/guerra-dos-golfinhos-graphicbook#.YrPptXbMLIU)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

Calazans na Catedral

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE