Calazans no Clube Atomic com o álbum de quadrinhos místicos : - "Fadas, Sereias e Coisos" por Flavio calazans

O Clube Atomic está chegando! E com ele, muitas novidades para os fãs de quadrinhos.

Fadas, Sereias e Coisos, é um álbum escrito e desenhado por Flávio Calazans.
Seleção e comentários inéditos do autor sobre o processo criativo. Estréia do selo Xerox Mecânico.

Micro-entrevista

1 - Flávio, você colabora com o Quadritos desde a edição 2, em 1987, quando fez uma inesquecível capa e nos apresentou algumas tiras de Tatuí, lembro bem. O que os leitores desta publicação, em nova fase no Clube Atomic, podem esperar do artista Calazans? Será que teremos a oportunidade de ver novas HQs?!

CALAZANS - Só Deus sabe, criar uma HQ é uma compulsão, uma história a qual pede, insiste e exige ser contada, e perturba meu sono com sonhos e memória involuntária todo tempo, sou relembrado do chamado por séries de coincidências (sincronicidades segundo Jung).. até que a desenho e me livro da perturbação.

Rezo a Deus diariamente para me poupar e usar outra pessoa para mensageiro, ...mas não depende de mim, de minha vontade ou desejo, pois DESENHO ou DESIGN significa DESIGNIO, "Dio Signo", um sinal de Deus, um Dom Divino concedido para ser veículo de uma mensagem.. Rilke, autor do livro "CARTAS A UM JOVEM POETA" foi secretário do escultor RODIN (aquele que fez a estátua do busto do nosso aviador Santos Dumont) e Rilke anotou as aulas dele no estúdio, fazendo depois este lindo livro de onde tiro esta frase para vcs pensarem antes de desenhar ou escrever - “Se a religiosidade não existisse, eu teria a necessidade de inventá-la. Os artistas verdadeiros são, em suma, os mais religiosos dos mortais” - Rodin, em O misticismo na Arte, capítulo do livro "A ARTE".

E sinto ser necessário sempre recordar do recado de Alex Grey no livro "A MISSÂO DA ARTE" (
, na capa o pincel do artista é elevado para o céu por anjos e arrastado a se rebaixar ao inferno das perversões materialistas pelos demônios...vejo inúmeros jovens autores escolhendo com seu livre arbítrio o pecado, os sete vícios pervertidos, a serviço do mal, do materialismo opressor e mentiroso, alguns destes equivocados vejo ocupando espaço até no ATOMIC - e se dizendo fazer quadrinhos poéticos, esquecendo as lições do poeta e desenhista Willian Blake!

No livro 'Casamento do Céu e Inferno", Blake concilia bem e mal, razão e emoção, e de forma que lembra a tantra yoga, ele prega o amor sexual como via de condução para um estado de transe místico.-

"Ver o mundo num grão de areia

e o céu numa flor silvestre.

Detém o infinito na palma da tua mão

E a eternidade numa hora
".

W.Blake

2 - O álbum "Fadas, Sereias e Coisos", vai apresentar uma leva de quadrinhos selecionados e comentados por você. Fale um pouco sobre esta edição..

CALAZANS - Fui chamado em sonhos e por insistentes séries de coincidências (sincronicidades) a preparar esta seleção, acredito que Deus deseje que circulem como contraponto a de certos autores cuja obra serve a fins maléficos opostos à verdadeira espiritualidade. Por mim, preferia ser deixado em paz, a obra que fui levado a criar existirá ou não depois de mim independente de vaidades ou desejos meus, pois cumpre uma missão, e se tocou uma só alma,.então tudo já terá cumprido seu propósito e cairá no esquecimento junto comigo- faço meu o lema de Ovídio “bene qui latuit bene vixit” - “vive bem quem bem se esconde” - este lema foi adotado por René Descartes (1596-1650) e Descartes mandou escrever até na lápide de seu túmulo!

As obras do álbum "Fadas, Sereias e Coisos" são sonhos e intuições resultados de minha busca espiritual pessoal, todas foram realizadas em paralelo ao desenho de páginas de estudos do meu Grimório Místico subjetivo , páginas reveladas pela primeira vez neste álbum junto as HQS as quais foram sendo criadas como subproduto destes estudos de Simbologia, Cabala e Gematria, Alquimia, Astrologia, Heráldica, Telurismo e Geomancia combinando tradições.

Por Exemplo, a HQ "RES BIS" (Coisa Dupla em Alquimia) pode parecer ao profano uma mera anedota sexual, quando na verdade ilustra a Tantra Yôga indiana e os "Caminhos das Fadas" dos Druidas celtas, que os radiestesistas com suas forquilhas encontrando água chamam 'Linhas Ley", e na China o "Feng Shui" (Vento e Água no idioma Cantonês que se opõe ao MANDARIM falado pelo Partido Comunista da China) chama de TIGRE BRANCA (Yin- vales e suaves colinas que o cristianismo associa a São Jorge) e DRAGÃO AZUL (Yang- picos e montanhas, que o esoterismo cristão dedica a São Miguel Arcanjo vencendo Lúcifer e o derrubando no INFERIOR-INFERIUS-INFERNO)...a MURALHA DA CHINA segue o que os Druidas Irlandeses chamam de VEIAS DO DRAGÃO (Linhas Ley, estradas de fadas) ..e com o telurismo se compreende Hércules vencendo o Gigante ANTEU cujos pés descalços absorviam energia da mãe terra como a dança Dervixe e os Sufis, e as botas de sete léguas do conto de fadas GATO DE BOTAS...

Em minha "RESBIS" os sete anões que levam em procissão a branca de neve loira são os sete vícios e sete virtudes em luta pela escolha da alma humana representada pela donzela de Órleans da canção profética do Bardo druída Merlin, o estandarte CABEÇA DO DRAGÃO abre a fila indiana deles e o estandante CAUDA DO DRAGÃO fecha a fileira - e como ensina a TABUA ESMERALDA "o que está em cima está em baixo" (Quod Superius Sicut Inferius) pois este conceito de cabeça e rabo do dragão está também na Astrologia e na Carta astral e cada um de nós, a carta que Deus nos deu explicando nossa missão, como um mapa da trajetória de nossa vida escrita nas estrelas, como os TRÊS REIS MAGOS astrólogos persas que seguiram a Estrela de Belém até o menino Jesus; minha "RESBIS" provoca a reflexão, mas somente toca a quem estiver de alma aberta, quem escolheu servir aos vícios, a perversão, a zoofilia-bestialidade da licantropia e vampirismo, do materialismo diabólico, somente vai rir do membro viril duplo do dragão sem parar para sentir o conjunto dos sinais. tal qual a água no vulção, simbologia que usei tambem no mundo dos insetos do álbum "GUERRA DOS GOLFINHOS".

Toda minha obra é interligada e a mensagem é sempre a mesma: - a liberdade para buscar a felicidade por meio da verdade libertadora, a busca mística da união com Deus - e repito ressaltando - - “Se a religiosidade não existisse, eu teria a necessidade de inventá-la. Os artistas verdadeiros são, em suma, os mais religiosos dos mortais” - Rodin, em O misticismo na Arte, capítulo do livro "A ARTE".

A entrega a um poder maior, à Eternidade do espírito, nos afasta do peso materialismo satânico e nos proporciona surpreendente revelação divina -

- "Todos sabem que a gota se funde no oceano, mas poucos sabem que o oceano se funde na gota." - Kabir, poeta muçulmano.

- "Deus é aquele que, em mim, é mais eu do que eu mesmo" - Paul Claudel, Poeta e diplomata católico irmão da escultora Camile Claudel, amante de Rodin.

- "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Biblia, Paulo, Gálatas 2:20.

3 - Um recado aos leitores da Atomic.

CALAZANS - Vivemos uma época de grave confronto entre opostos:: Vício e Virtude, Luz e Trevas, Bem e Mal, Espírito e Matéria, Liberdade e Opressão... e o Diabo é o pai das mentiras e tenta nos confundir -

"O truque mais esperto do Diabo é convencer-nos de que ele não existe." Charles Baudelaire.

Tenha fé e mantenha a esperança, recorde sempre das lições práticas dos romanos estóicos -

O filósofo Nicholas Nassim Taleb definiu o estoicismo da seguinte maneira: “Um estóico é quem transforma medo em prudência, dor em transformação, erros em aprendizados e desejo em empreendimento.”

Como escreve o Imperador romano e Filósofo estóico Marco Aurélio -

Você tem poder e controle sobre sua própria mente, e não sobre eventos externos. Perceba isso e verá que sua reação às coisas que acontecem é mais importante do que os eventos em si.

Se precisa de muito pouco para viver bem. E essas coisas estão em sua perspectiva de pensamento. Elas vêm ao entender e seguir aquilo que é realmente importante para si mesmo.

Nossa vida é curta, e ela pode nos deixar a qualquer momento. Tenha certeza que você a está vivendo da melhor maneira possível e sem arrependimentos.


Curioso para conhecer o trabalho de Calazans?

Clube Atomic



Live e lançamento oficial da campanha no Catarse.

Sexta-feira, 10 de Junho 2022, às 20h

Milhas e Milhas, Cássio Witt na área!

https://youtu.be/fNO579sYV3k Ative o lembrete!

Desconto de 30% nas primeiras 24horas, sorteio de brindes, tudo sobre o Clube de quadrinhos da Atomic Editora.

O clássico DEPOIS DA ESCURIDÃO, do mestre Mozart Couto, em versão definitiva capa dura.

O Monstro da Rua Ceará, de Felipe Levier e Marcel Braga, obra inédita em capa cartonada com orelha.

Apóie uma ou outra da sua preferência, na boa.

Mas AO APOIAR AS DUAS OBRAS, VOCÊ ENTRA PARA O CLUBE ATOMIC E RECEBE UM PACOTE DE BRINDES EXCLUSIVO!!!!

www.catarse.me/clube_atomic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calazans na Catedral

Honestidade Intelectual.

FALÁCIAS LÒGICAS