Interpretar o texto em 4 camadas é o POMAR do ZOHAR e Talmud (PaRDeS) - Flávio CALAZANS ZANS ZANS

O Método PaRDeS ou "POMAR" é um sistema de interpretação de textos, ou Exegese, ou Hermenêutica, criado pelos judeus e descrito no ZOHAR , depois no Talmud e na Cabalá.



Leia na Bíblia a Parabola de Jesus sobre o Semeador:

Matheus 13:1-9.

Marcos 4: 3-9.

Lucas 8: 4-8.

O próprio Jesus explica que a parábola é uma metáfora e tem, sim, significado além do literal que deve ser buscado e entendido, compreendido, de coração aberto.

Jesus era tratado pelos outros judeus como Rabi (rabino, estudioso, mestre, um tipo de sacerdote Judaico.).

O Talmud Judaico tem um método de interpretação da Bíblia que os rabis estudam e a UNESCO declarou como "Patrimônio da Humanidade".

- PaRDeS.

O pomar em hebraico.

PRDS.



- PSHAT significa a leitura literal, básica e superficial, óbvia.

- REMEZ significa a metáfora ou parábola que diz uma coisa, mas é para significar uma mensagem maus profunda quando estudada com calma, como Jesus explica o semeador e as sementes em Matheus 13:1 a 9.

- DRASH significa a erudição, o estudo mais aprofundado ainda que busca comparar com outras citações, situar na cronologia histórica e na geografia, aplicar as leis e costumes judaicos ao trecho em uma análise lógica e racional, até mesmo filosófica e científica, aristotélica, como ensinou Maimônides.

- SOD significa segredo, revelação, é quando recebemos o sentido de forma não racional e somos tomados de uma tamanha graça que choramos de alegria imersos no Espírito Santo.

Precisamos estar abertos e respeitar o PRDS, entrar no pomar em quatro etapas como os rabis faziam ao estudar a Bíblia.

"O parentesco da Retórica com a Hermenêutica consiste no fato de que todo ato de compreensão é a inversão de um ato de fala". Friedrich Schleiermacher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE