A frase "Arte pela Arte" foi forjada em 1804 pelo pensador suíço Henri-Benjamin Constant resumindo KANT e aplicado no cão Navidad.

A Arte pela Arte.

A absurda frase "Arte pela Arte" foi forjada em 1804 pelo pensador suíço Henri-Benjamin Constant como resumo à filosofia da arte (Estética) dos filósofos alemães KANT e Schelling, e Theóphile Gautier chegou ao cúmulo de adotar esta aberração como seu lema; o Sofisma contaminou até mesmo Edgar Allan Poe que passou a defender a Falácia "O poema pelo poema".

"Arte pela Arte" significa que a arte vale por si mesma e está acima de qualquer significado ou justificativa moral ou ética, política ou religiosa, a arte sem utilidade..

Assim o sendo, em decorrência lógica, a consequência é que a arte pode tudo, a arte tem o direito de transgredir a moral, vilipendiar todas as religiões, mentir, caluniar e difamar pessoas "em nome da liberdade da arte pela arte";

Então esta postura nominalista justifica os militantes engajados da esquerda revolucionária pós marxista a assumir que "A arte tem a obrigação de chocar a burguesia" e este mal se espalha por todas as 3 ideologias coletivistas (Socialismo/Comunismo; Fascismo de Mussoline que era secretário do "Partido Comunista" e o Nacional-Socialismo a Alemanha).

Na literatura o slogan ou palavra-de-ordem palavra-gatilho "Arte pela Arte" assumiu a designação de "DECADENTISMO" ou seja, decadente, decaído, corrompido, apodrecido, estragado, inútil e insalubre, nocivo e nefasto (tempos depois teve até uma música pontuando "decadance avec elegance" que é derivado deste vazio auto-destrutivo, da "Dialética Negativa" da Escola de Frankfurt).

O movimento decadentista de degradar o belo com o slogan da "Arte pela Arte" defendia em seus sofismas e falácias tudo que fosse artificial, pois recusava a natureza como inferior e primitiva, e também pregava a misoginia, pois a mulher com seu ciclo lunar de 28 dias era "natural" seu corpo era "muito natural" e preso à natureza e seus ritmos e ciclos menstruais.

Theóphile Gautier aprofundou a "arte pela arte": - "nada há de verdadeiramente belo, exceto o que não tem utilidade, tudo o que é útil é feio".

Baudelaire chegou a dedicar a Gautier seu livro "Les fleurs du mal" (as flores do mal, 1857) onde defendia a "arte pela arte" e defendia o ideal da artificialidade, do artifício, do truque de jogo de palavras nominalista, sofista e falacioso.

O erro da "Arte pela Arte" logicamente criou raizes e floresceu na ilha "Pérfida Albion" ou Inglaterra, onde Marx escreveu os seus livros do comunismo/socialismo e Crowley difundiu a magia negra, ilha britânica que criou as monstruosidades como "Frankenstein", "Drácula", "Jeckyl e Hyde", "Socialismo Fabiano" e outros horrores.

Oscar Wilde no livro "The picture of Dorian Grey" (O retrato de Dorian Grey ,1891) defende a "arte pela arte": - "toda arte é completamente inutil".

Ora, pela lógica, esta "arte" que não conta histórias enaltecendo o exemplo de heróis como o corajoso Aquiles ou o inteligente Ulisses, "arte" que evita símbolos e recusa a moral, obviamente vai contra os estudos clássicos desde a "Arte Poética" de Aristóteles na qual a obra se apoia no tripé : - v

"Ethos" (moral da história, mensagem ética de conduta),

"Pathos" (paixões como emoções descontroladas em desvairio) e

"Logos" (lógica, coerência, razão ou ratio-medida)

E a "Catarse" ou expurgo emocional ;

na "comédia" há um caos ou desarmonia inicial, o herói combate o caos, a injustiça e maldade até um final feliz de alegria e contentamento aliviado e risonho, restaurando tudo que é bom e justo ,

entretanto na "tragédia" a maldade e injustiça terminam com o sofrimento dos perversos e a infelicidade, castigo dos deuses ou das Fúrias, mutilação (Édipo, Prometeu) ou morte.

É a "arte" que abomina e foge das gregas MUSAS inspiradoras.

Este inconsistente mote "arte pela arte" abriu caminho para a arte engajada militante de propaganda ideológica de Stalin na URSS "Realismo Socialista" e também para a arquitetura e cinema do Nacional Socialismo da Alemanha, muito bem ilustrado pelo filme "Nunca deixe de lembrar" (2018 - https://www.adorocinema.com/filmes/filme-243642/ ) no qual um jovem artista faz sucesso como muralista na "Berlim Oriental Comunista" e com a esposa fogem para a "Berlim Ocidental" no mundo livre do outro lado do "Muro de Berlim"; na qual ele é exposto a outra consequência da "arte pela arte", obras fúteis e vaidosas cujo significado só existe para o autor (ou nem sequer para ele próprio) como um tipo de arte-terapia ou "ego-trip" sem nada a comunicar ao público, sem moral da história, sem mensagem, sem significado, sem razão de existir e porisso sem deixar impressão, descartável, efêmera, oca e vazia.



Na imagem do filme 'NUNCA DEIXE DE LEMBRAR" o artista pinga tinta espirrando com o pincel aleatóriamente, é p "Dripping" criado por Pollock, outro filme excelente sobre arte e mercado de arte reagindo ao WolksGeist ou Zeitgeist oilítico-eleitoral é CATFIGHT -


Um excelente exemplo de "arte pela arte" acima da moral e "chocando a burguesia" que eu usava durante os 25 anos que fui professor universitário de artes era a "instalação" "Exposicion n° 1" na qual Guihermo "Habacuc" Vargas capturou um cachorro sem dono na rua, o batizou "Navidad" ( em espanhol significa Natal, data do nascimento de Jesus Cristo)
o amarrou pela coleira na galeria de arte tocando o som do hino "Sandinista" (movimento marxista, Socialista, da esquerda) da Nicarágua (País que hoje pertence ao ditador Ortega); e deixou o cachorrinho sem comida nem água por dias e dias,
sofrendo exposto aos olhares perplexos e confusos dos visitantes,
um dia o cachorro desapareceu e dizem que amanheceu morto de fome e sede
...isto é a perfeita definição da "arte pela arte" livre da moral, da ética, do amor, da compaixão...livre de quaisquer resquícios de humanidade..uma arte Nominalista, Coletivista Socialista/Comunista.



Este é Guilhermo Habacuc Vargas, o artista cuja ARTE PELA ARTE está acima da moral, "chocando a burguesia" enquanto o cachorrinho agoniza morremdo a míngua de fome e sede ao som do Hino sandinista/socialista-comunista.


Hans Kelsen, o jurista preferido de Adolf H1lt3r, criou a "Teoria Pura do Direito" contendo a "Pirâmide de Kelsen" , para Kelsen o "Direito Puro" era purificado, expurgado e limpo de influências das inferiores "Ciências Pré-Juridicas" e só valia a Lei, sem Psicologia, sem Antropologia, sem Filosofia, sem Ética e sem Moral, sem Física, Química nem Biologia...eu costuma dizer quue a PIRÃMIDE DE KELSEN era uma tumba onde apodreciam os cadáveres da Justica, Compaixão, Humanidade, Moral, e outras IMPUREZAS que nunca vão mais contaminar com sua imundície o DIREITO PURO

Uma professora no meu curso universitário de 5 anos de Direito resumiu bem Kelsen: - "Justiça é coisa de Faculdade de Filosofia, aqui na Faculdade de Direito só vale a Lei e não existe isto de injustiça, vale a sentença do Juiz".

No caso jurídico fica mais óbvio e evidente o absurdo do Sofisma, da Falácia: a Lei nunca é injusta pois não cabe pedir a Lei por Justiça, que é devaneio fútil de Faculdade de Filosofia.

Contudo as conseqüências da injustiça são aterrorizantes, pois validam e justificam atos do Estado como quando Stalin fez os Pogroms, Gulag, Holodomor, KGB com Kompromats/dossiers falsos de crimes imputados a inocentes adversários políticos ou dissidentes.. .e a burocracia burra e inconsequente que causou "Chernobyl" na "Usina Lenine" e que o partido comunista censurou e acobertou até a nuvem radioativa contaminar países vizinhos no mundo livre.

O "Direito Puro" foi "purificado" e libertado da Ética e da Moral; do mesmo modo que a "Arte pela Arte" também está livre da Ética e da moral.

No conceito "Arte pela Arte" é a mesma coisa, pense no cachorrinho indefeso morrendo de fome na galeria de arte....



Na "Arte pela Arte" sem moral nem compaixão o que impede de na próxima exposição ser uma criancinha filha de Cristão ou Judeu ou Muçulmano amarrada na galeria de arte morrendo a míngua?

Ou uma crianca com a camiseta vermelha do PT ou a camiseta amarela da seleção brasileira de futebol ???

E o que impede de VOCÊ que esta lendo ser a exposição viva na galeria, até voce morrer de fome e sede na instalação de um "artista" pago pelo Estado com verba de impostos que iria para o Erario e foi desviada pela "Lei Rouanet"?

Pense com cuidado e atenção nas consequências da "Arte pela Arte".

Texto de Flávio Calazans zans zans inspirado no livro "O Vampiro antes de Dracula" de Martha Angel e Humberto Moura Neto. Página 43.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE