Jesus nos ensinou como entender na Parábola do semeador. Hermenêutica e Exegese são os métodos de interpretação.

Parabola de Jesus sobre o Semeador.

Matheus 13:1-9.

Marcos 4: 3-9.

Lucas 8: 4-8.

O próprio Jesus explica que a parábola é uma metáfora e tem significado além do literal que deve ser buscado e entendido de coração aberto.

Jesus era tratado como Rabi (rabino, estudioso, professor, mestre, um tipo de sacerdote Judaico.).

O Talmud Judaico tem um método de interpretação da Bíblia que os rabis estudam e a UNESCO declarou como "Patrimônio da Humanidade".

- PaRDeS.

O pomar em hebraico.

PRDS.

- PSHAT significa a leitura literal, básica e superficial.

- REMEZ significa a metáfora ou parábola que diz uma coisa mas é para significar uma mensagem maus profunda quando estudada com calma, como Jesus explica o semeador e as sementes em Matheus 13:1 a 9.

- DRASH significa a erudição, o estudo mais aprofundado ainda que busca comparar com outras citações, situar na cronologia histórica e na geografia, aplicar as leis e costumes judaicos ao trecho em uma análise lógica e racional, até mesmo filosófica e científica, aristotélica.

- SOD significa segredo, revelação, é quando recebemos o sentido de forma não racional e somos tomados de uma tamanha graça que choramos de alegria imersos no Espírito Santo.

Precisamos estar abertos e respeitar o PRDS, o POMAR, entrar no pomar em quatro etapas, quatro fases, como os rabis faziam ao estudar a Bíblia.

"Deus ajuda a quem se ajuda".

"Confia em Deus mas amarra teu camelo" Mulá Nazrudin,

Eu confio na providência divina que Deus nos envia o que precisamos saber, alguns tem a revelação Mística completa sem esforço.

Outros necessitam fazer como Jesus ensinou na parábola do semeador e meditar mais, estudar, dedicar tempo, percorrer o POMAR em quatro releituras demoradas e meditando .

A providência divina nos trará o que necessitamos espiritualmente e nos fará evitar o erro e o Ardil do inimigo nos poupando de expor nossas almas ao laço do passarinheiro inimigo.

Deus chama a cada um conforme a natureza com a qual eles nos criou.

Deus não criou você igual a mim, porisso cada um de nós terá sua missão, seu propósito, seu designio divino, respeite o meu propósito como eu respeito o teu, ama teu próximo como a ti mesmo, tenha caridade, compaixão e misericórdia.

Eu confio nos desígnios de Deus.

Flávio Calazans zans zans

Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calazans na Catedral

Honestidade Intelectual.

FALÁCIAS LÒGICAS