Esta Bengala do Tio Elesbão: é um "Caduceu" estilo "Art Noveau" !

A bengala do tio Elesbão é uma herança de família do período 'ART NOVEAU", duas serpentes entrelaçadas feitas em prata, modeladas com esmero de detalhes, sobre um cabo de madeira de carvalho (em grego DRUIDA, uma árvore sagrada celta) em uma forma quadrada que vai sendo sutilmente boleada até chegar à forma cilíndrica, assim demonstrando a pitagórica e platônica geometria sagrada da "quadradura do círculo".

Um Caduceu como o de HERMES (Mercúrio) mensageiro dos deuses do Olimpo que trazia mensagens divinas para os homens, já as mensagens das deusas para as mulheres eram trazidas pella deusa IRIS cujo véu colorido marcava bos céus e que até hoje camamos de ARCO-IRIS.

Hermes é o deus psicopombo que leva nossas almas, ele detém o conhecimento místico da "UNIDADE DO CONHECIMENTO" e simboliza o comércio, a medicina, a contabilidade e é o deus das estradas e das escolhas nas encruzilhadas da vida.

"Hermes Trimegisto" significa Hermes tres vezes grande, no Egito é chamado "TOTH" e representa a sabedoria e erudição dos escribas de Hieroglifos, saí o Taro ser chamado de "LIVRO DE TOTH".

"HERMÉTICO" significa escondido ou fechado, restrito, daí a expressão idiomática "Herméticamene Fechado" ser um pleonasmo.



Flávio Calazans zans zans

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

Calazans na Catedral

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE