Calazans biografia curriculum 2022 Flávio Calazans
Flávio Mário de Alcântara Calazans nasceu em Santos, SP em 1962.
Diplomado como Tradutor-Intérprete de Francês, Inglês e Espanhol (1980); graduado em Direito (UNISANTOS - Universidade Católica de Santos, 1985) e Comunicação Social (UNISANTOS, 1987), Mestre em Ciências da Comunicação (USP - Universidade de São Paulo, 1990), Doutor em Ciências da Comunicação (também pela USP, 1993) e Livre-Docente em Artes Visuais (UNESP, 2002).
Lecionou diversas disciplinas nos cursos de Comunicação e Artes na UNESP (São Paulo), Universidade Metodista (São Bernardo do Campo), Faculdade De Comunicação Social Cásper Líbero (São Paulo), UNISANTOS (Universidade Católica de Santos) entre outras.
Nos quadrinhos, Calazans organizou a "Cooperativa Barata" em Santos publicando a revista "Barata", dedicada a literatura (prosa, poesia e quadrinhos) em cooperativa mutualista de autogestão desde 1979 por vinte anos.
Tem seus quadrinhos, charges políticas e caricaturas publicados profissionalmente desde 1985 em diversos jornais e revistas por todo o Brasil e exterior, destacando as tiras periódicas “Tatuí” nos jornais “Correio de Bertioga”, “Correio da Praia Grande” e “Correio Metropolitano”.
Membro do Juri do “Concurso de Fanzines” na Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro, RJ, 26 de outubro 1986.
Organizador e idealizador da "Primeira Exposição Santista de Histórias em Quadrinhos", no Centro de Cultura, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santos-SP, outubro 1986.
Eleito Diretor Executivo da AQC em 1986, escreveu e publicou a "Cartilha de Direito Autoral da AQC" (em 1987, e segunda edição atualizada e ampliada em 2018).
Premiado com o “Troféu Risco de melhor argumentista de quadrinhos 1988” Grupo de Risco, São Luiz do Maranhão.
Sua HQ “Falta de Força” foi publicada na revista "Aventura e Ficção" número 19, da editora ABRIL, em 19 de setembro de 1989.
Também foi Fundador e Coordenador do Grupo de Trabalho “Humor e Quadrinhos (GTHQ)” no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1995 a 2000, o primeiro grupo de pesquisa de quadrinhos oficial em um evento científico acadêmico, no Congresso de Comunicação INTERCOM.
Organizador do livro com pesquisas do GTHQ – “Histórias em Quadrinhos no Brasil: Teoria e Prática”. São Paulo, INTERCOM/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, GT Humor e Quadrinhos, 1997. (Coleção GTs INTERCOM, v. 7).
Participou dos álbuns de coletâneas "Brazilian Heavy Metal" (1996 - HQ ”Ayhuasca”) e “Pátria Armada; Visões de Guerra” (2016 -HQ “Nossos Dias”).
Autor dos álbuns "Guerra das Idéias" ("WAZ" 1987, "Marca de Fantasia" 2001, "Atomic"2017), "Guerra dos Golfinhos" (revista “Porrada Special” número 5, SP, agosto de 1990 e editoras “Marca de Fantasia” 2002, “Atomic” 2017 e “Criativo” 2020), "Absurdo" (1991 em coautoria com Paula Prata Vandenbrande) e "Hora da Horta" (2000 "Atomic" 2017).
Autor de livros como “Fosséis do Futuro”(1982); “Cadernos de Calazans” (1984); "Propaganda Subliminar Multimídia" – primeira edição: 1992, sétima edição revista e ampliada: 2006, São Paulo: Summus, (baseado na dissertação e tese na USP onde criou a “Semiótica Subliminar” e o conceito de “Iconesos” com seus gêneros e espécies segundo a árvore de Porfírio); “Benetton, o Vírus da Nova Era” (Organizador - UMESP, 1998) e "Histórias em Quadrinhos na Escola" - terceira edição, São Paulo: Paulus, 2008 (o primeiro livro do Brasil sobre o uso de quadrinhos para ensino em escolas) e outros.
Também autor dos livros: “A namorada do mago Merlin”, “Introdução á Realidade Virtual” e “Manual da Hipnose”, todos de 1995, Editora MF-Sampa.
Criou a ciência “Biomidiologia” © - registrada na Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura aos 16 de janeiro de 2002, registro 249.607, livro 444, folha 267.
A Biomidiologia propõe o cruzamento heurístico entre ambos os paradigmas: Naturwissenschaften e Gemeinenwissenschaften, entre as metodologias de critérios “explicativos” (Erklärung) dedutivos ou indutivos, e metodologias de critérios da “compreensão” (Verständnis) hermenêuticos e semiótico-adbutivos, assim colaborando na direção da construção coletiva de uma "Transdisciplinariedade" (livro “Ecologia e Biomidiologia”. São Paulo -SP: Pleiade, 2002.).
Publicou vários “papers” científicos como “From the cricket (Grilo) to the cockroach (Barata) : visual poetics in the brazilian comics (european BD + japanese manga and USA underground comix)”. USA. International Journal of Comic Art, le University, Philadelphia US, v. 7, n.1, p. 321-399, 2005.
Membro de associações, como: UBE (União Brasileira de Escritores Sócio nº 2483), SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), AQC (“Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas” de SP), “International Writers and Artists Association” (desde 1997), “Asociación Latinoamericana de Historietistas”, e outras.
Na internet:
“CALAZANS ZANS ZANS” ©. http://calazanista.blogspot.com/
“CALAZANISTA” ©. http://www.youtube.com/user/Calazanista .--
Diplomado como Tradutor-Intérprete de Francês, Inglês e Espanhol (1980); graduado em Direito (UNISANTOS - Universidade Católica de Santos, 1985) e Comunicação Social (UNISANTOS, 1987), Mestre em Ciências da Comunicação (USP - Universidade de São Paulo, 1990), Doutor em Ciências da Comunicação (também pela USP, 1993) e Livre-Docente em Artes Visuais (UNESP, 2002).
Lecionou diversas disciplinas nos cursos de Comunicação e Artes na UNESP (São Paulo), Universidade Metodista (São Bernardo do Campo), Faculdade De Comunicação Social Cásper Líbero (São Paulo), UNISANTOS (Universidade Católica de Santos) entre outras.
Nos quadrinhos, Calazans organizou a "Cooperativa Barata" em Santos publicando a revista "Barata", dedicada a literatura (prosa, poesia e quadrinhos) em cooperativa mutualista de autogestão desde 1979 por vinte anos.
Tem seus quadrinhos, charges políticas e caricaturas publicados profissionalmente desde 1985 em diversos jornais e revistas por todo o Brasil e exterior, destacando as tiras periódicas “Tatuí” nos jornais “Correio de Bertioga”, “Correio da Praia Grande” e “Correio Metropolitano”.
Membro do Juri do “Concurso de Fanzines” na Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro, RJ, 26 de outubro 1986.
Organizador e idealizador da "Primeira Exposição Santista de Histórias em Quadrinhos", no Centro de Cultura, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santos-SP, outubro 1986.
Eleito Diretor Executivo da AQC em 1986, escreveu e publicou a "Cartilha de Direito Autoral da AQC" (em 1987, e segunda edição atualizada e ampliada em 2018).
Premiado com o “Troféu Risco de melhor argumentista de quadrinhos 1988” Grupo de Risco, São Luiz do Maranhão.
Sua HQ “Falta de Força” foi publicada na revista "Aventura e Ficção" número 19, da editora ABRIL, em 19 de setembro de 1989.
Também foi Fundador e Coordenador do Grupo de Trabalho “Humor e Quadrinhos (GTHQ)” no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1995 a 2000, o primeiro grupo de pesquisa de quadrinhos oficial em um evento científico acadêmico, no Congresso de Comunicação INTERCOM.
Organizador do livro com pesquisas do GTHQ – “Histórias em Quadrinhos no Brasil: Teoria e Prática”. São Paulo, INTERCOM/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, GT Humor e Quadrinhos, 1997. (Coleção GTs INTERCOM, v. 7).
Participou dos álbuns de coletâneas "Brazilian Heavy Metal" (1996 - HQ ”Ayhuasca”) e “Pátria Armada; Visões de Guerra” (2016 -HQ “Nossos Dias”).
Autor dos álbuns "Guerra das Idéias" ("WAZ" 1987, "Marca de Fantasia" 2001, "Atomic"2017), "Guerra dos Golfinhos" (revista “Porrada Special” número 5, SP, agosto de 1990 e editoras “Marca de Fantasia” 2002, “Atomic” 2017 e “Criativo” 2020), "Absurdo" (1991 em coautoria com Paula Prata Vandenbrande) e "Hora da Horta" (2000 "Atomic" 2017).
Autor de livros como “Fosséis do Futuro”(1982); “Cadernos de Calazans” (1984); "Propaganda Subliminar Multimídia" – primeira edição: 1992, sétima edição revista e ampliada: 2006, São Paulo: Summus, (baseado na dissertação e tese na USP onde criou a “Semiótica Subliminar” e o conceito de “Iconesos” com seus gêneros e espécies segundo a árvore de Porfírio); “Benetton, o Vírus da Nova Era” (Organizador - UMESP, 1998) e "Histórias em Quadrinhos na Escola" - terceira edição, São Paulo: Paulus, 2008 (o primeiro livro do Brasil sobre o uso de quadrinhos para ensino em escolas) e outros.
Também autor dos livros: “A namorada do mago Merlin”, “Introdução á Realidade Virtual” e “Manual da Hipnose”, todos de 1995, Editora MF-Sampa.
Criou a ciência “Biomidiologia” © - registrada na Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura aos 16 de janeiro de 2002, registro 249.607, livro 444, folha 267.
A Biomidiologia propõe o cruzamento heurístico entre ambos os paradigmas: Naturwissenschaften e Gemeinenwissenschaften, entre as metodologias de critérios “explicativos” (Erklärung) dedutivos ou indutivos, e metodologias de critérios da “compreensão” (Verständnis) hermenêuticos e semiótico-adbutivos, assim colaborando na direção da construção coletiva de uma "Transdisciplinariedade" (livro “Ecologia e Biomidiologia”. São Paulo -SP: Pleiade, 2002.).
Publicou vários “papers” científicos como “From the cricket (Grilo) to the cockroach (Barata) : visual poetics in the brazilian comics (european BD + japanese manga and USA underground comix)”. USA. International Journal of Comic Art, le University, Philadelphia US, v. 7, n.1, p. 321-399, 2005.
Membro de associações, como: UBE (União Brasileira de Escritores Sócio nº 2483), SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), AQC (“Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas” de SP), “International Writers and Artists Association” (desde 1997), “Asociación Latinoamericana de Historietistas”, e outras.
Na internet:
“CALAZANS ZANS ZANS” ©. http://calazanista.blogspot.com/
“CALAZANISTA” ©. http://www.youtube.com/user/Calazanista .--
Comentários
Postar um comentário