O cavaleiro verde na Biblioteca Calazans

O Cavaleiro Verde é um personagem do poema Arturiano do século XIV, "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde" , poema ou cancioneiro medieval no qual a corte do Rei Artur é visitada no equinócio por um cavaleiro vestido de verde.

Trata-se de uma divindade celta sazonal, das religiões Drúidicas, conhecida como o HOMEM VERDE, um elemental protetor das matas, similar ao CURRUPIRA dos indígenas brasileiros ( Currupira este o qual foi primeiro elemental do Brasil registrado pelo padre José de Anchieta,







O filme ESPADA DO VALENTE de 1984 conta esta lenda do Cavaleiro Verde com Sean Connery no papel do Homem Verde, um ator com carga simbõlica de símbolo sexual (sex simbol) e de masculinidade , parte por seu papel como "JAMES BOND 007" e que transmite esta virilidade ao Cavaleiro Verde.

O Cavaleiro Verde ou Homem Verde inspirou Allan Moore ao recriar o MONSTRO DO PÂNTANO nas histórias em quadrinhos.





E com uma forte carga sexual masculina! Afinal, o HOMEM VERDE é um mito da Natureza em seus aspectos das virtudes masculinas, oposta à feminilidade da Dama do Lago no Ciclo de Literatura arturiana.




Nos livros atuais, na bascônia temos a "TRILOGIA BAZTÁN" foi escrita por uma mulher, DOLORES REDONDO, e em seu primeiro volume "O GUARDIÃO INVISÍVEL" nos apresenta uma entidade mística defensora das matas que assobia como nosso CURRUPIRA e é um homem grande de barba longa, forte e vigoroso mas antigo e experiente. similiar ao HOMEM VERDE dos celtas, gauleses e godos.



O CAVALEIRO VERDE é um dos meus poemas prediletos no Ciclo Arturiano!

Dom Galvão e o Cavaleiro Verde é um romance em versos aliterativos do século XIV escrito em inglês médio. O personagem principal da história é D. Galvão, um cavaleiro da távola redonda e sobrinho do rei Artur. A obra inscreve-se, assim, no ciclo arturiano da chamada Matéria da Bretanha da literatura medieval.

Comentários

  1. É ISSO MESMOPROFESOR OS COMUNISTAS DESDE A EDADE MEDIA FAZENDO AS PESSOAS ACREDITAR NO DEMONIO PARA ACABAR COM OS CRISTAES MALDITOS COMUNISTAS ESQUERDOPATAS MAIS CRISTO E MAIOR CRISTO MORREU PRO NOS E VAI VENCER O DEMONIO E OS COMUNISTA ESQUEDOPATA VAO PARA O INFERNO #BOLSONAROTEMRAZAO

    ResponderExcluir
  2. Calazans já estou meio velho mas me lembro que recebia pelo correio um fanzine com uma história em quadrinhos acha que sua, não me lembro muito bem pois estou quase gagá e meio doente, era um personagem nu cabeludão, cabelo preto comprido, não consigo me lembrar do nome do fanzine e do personagem porque já estou meio baleado pelo tempo e o sofrimento. Os fanzines foram uma coisa maravilhosa, numa época sem internet. Nessa época ir em bancas de jornais era uma coisa barata, se ia e se comprava boas revistas e gibis com o troco do pão. Hoje sai mais barato ter internet em casa do que ir em bancas de jornais, tudo muito caro.Eu devia ter guardado todas as revistas e fanzines que tive, e os radinhos portáteis também. Foi um tempo bom que não volta mais. Adorava receber pelo correio esses fanzines.Se tiveres ainda esses originais, seria legal por aqui no site pra gente recordar.Isso foi a muito e muito tempo atrás, por isso não consigo me lembrar bem, mas era muito legal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE

Calazans na Catedral