Flavio Calazans e IONALDO A. CAVALCANTE

Faz muitas décadas que guardo com carinho o livro de Ionaldo A. Cavalcanti “O mundo dos Quadrinhos”, com verbetes de personagens que guiou e inspirou minhas leituras e pesquisas da ‘nona arte’; e hoje, 11 de abril de 2018, foi com imensa alegria quetive a surpresa de receber de presente de EDGARD GUIMARÃES o livreto “Esssas incríveis heroínas de papel” do mesmo festejado e admirado autor Ionaldo A. Cavalcanti !

Ao folhear percebi que posso ter a oportunidade de, com humildade, colaborar com a próxima edição; eis que nenhuma listagem jamais é completa, e encontro=me em um ponto de visto no qual posso, anonimamente, sugerir alguns verbetes!

E assim o procedendo não falo apenas de modo egoísta e cabotino de sugerir um verbete para minha personagem TYLI-TYLI, e sim de inserções internacionais que passaram certamente por descuido da edição finalizada do importante opúsculo.

Na página 11 sugiro inserir na letra B a personagem de Jean Claude Forest “BARBARELLA”, de 1962 na França nas páginas da revista “V magazine” e que foi editada em álbum por Éric Losfeld (Foi feito por Roger Vadin um filme com Forest de consultor de desing e estrelado por Jane Fonda, “BARBARELLA”, inclusive a personagem teve sua imagem desenhada por Forest inspirada no símbolo sexual do cinema, Brigitte Bardot).


Na página 22 sugiro na letra E “EPOXY”, a heroína que viaja entre deuses gregos, que foi editada em álbum por Éric Losfeld.


Na página 30 letra J sugiro “JODELLE” de Pellaert que vive em um mundo alternativo no qual ROMA domina o planeta todo com CIRCO e escravidão,
e na página 43 “PRAVDA” do mesmo Pellaert, ambas que também foram editada em álbum por Éric Losfeld.


Ainda na letra P da página 43 sugiro “PHOEBE ZEIT GEIST” a primeira heroína falecida em um álbum assumidamente NECRÓFILO, que foi editada em álbum por Éric Losfeld.


Voltando a letra L .na página 32 sugiro “LITTLE ANNE FANNY” que era publicada na revista PLAYBOY e chegou a ser famosa como a HQ mais bem paga do mundo!


E na letra O, página 41, sugiro a heroína undergound russa “OKTOBRIANA”
que faz provocações ao regine stalinista com a estrela do exército vermelho tatuada na testa, aquela estrela do PT
e montada num bisonte comanda um devastador estouro da manada como metáfora dos militantes bucha de canhão descartáveis, massa de manobra.


Na letra V sugiro a heroína CULT de faroeste, a pistoleira “VANDÁLIA WEST” publicada em livretos-álbuns e disputadas revistas, em sua estréia ela visita o JUIZ ROY BEAN em uma aventura, hoje antológica;
Vandália também é muito lembrada por sua quarta aventura,
cujo episódio no qual foi amarrada na cama por seu vilão tornou-se uma das sequências mais comentadas dos gibis e relembrada pelos fans do BANG BANG até hoje.


Finalmente, termino minhas impertinentes sugestões com uma breve notinha de correção ou revisão; na página 45 é afirmado que “RIMA” foi uma história em quadrinhos criada por NESTOR REDONDO, mas, ao que eu saiba, na verdade RIMA foi baseada no livro “GREEN MANSIONS” escrito por William Henry Hudson – depois adaptado em filme que teve o titulo poetico "A flor que não morreu". estrelado pela lindinha Audrey Hepburn e o guerrilheiro é o menino do filme PSICOSE Anthony Perkins, somente bem posteriormente foi desenhada em quadrinhos pelo Nestor Redondo, que não a criou pois ela já era a personagem principal do livro.


Obviamente sabemos que nenhum levantamento pretende ser exaustivo, e sim um convite aos leitores para colaborarem aperfeiçoando, e neste intuito e espírito de colaboração envio estas pequenas sugestões.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE